PME no setor logístico: quais os desafios?

19/01/2022

Diferente das grandes empresas de logística e transportes, que possuem orçamentos elevados para fazer planos com um pouco mais de tranquilidade, aquelas que se encaixam no formato de PME (pequenas e médias empresas) se deparam todos os dias com o desafio de manter os negócios em pleno funcionamento.

Muitas vezes, uma PME de transporte é fruto do sucesso de um caminhoneiro que decide empreender e começa a agregar outros colegas de trabalho para realização dos serviços de distribuição de mercadorias.

Como a execução do trabalho já está incorporada, há garantias de qualidade no transporte, mas o dia a dia do universo corporativo traz também o desafio de gerir todo o negócio. Afinal, existem custos que merecem atenção especial, como o pagamento dos colaboradores, os gastos com combustível e o pagamento dos impostos.

 

Uso da tecnologia: uma solução para reduzir os problemas da PME

Sim, a gente sabe que uma PME sofre para equilibrar receitas e despesas. Por isso, falar sobre investimentos em tecnologia parece incoerente em um primeiro momento. Mas é justamente nesta ferramenta que pode estar a saída para equilibrar os gastos e desenvolver o negócio da melhor maneira.

Além de proporcionar automação de alguns processos, os recursos tecnológicos permitem uma análise mais detalhada da performance da empresa, ajudando os pequenos e médios empresários a ganharem mais dinheiro.

 

E onde buscar esta tecnologia?

Bem, temos as ferramentas já usadas no setor de logística, como ERP e TMS. Também é importante conhecer as soluções desenvolvidas pelas Instituições de Pagamento Eletrônico de Frete (IPFEs), como as da PagBem. Elas trazem recursos que modernizam a transportadora PME e são capazes de torná-la mais alinhada com as determinações da Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Uma das funcionalidades da solução da PagBem é a emissão do cartão-frete, que coloca um ponto final na carta-frete. Este benefício permite que o caminhoneiro pague suas despesas no posto que desejar (se optar pelos postos credenciados da PagBem, pode até receber um desconto no litro diesel, basta verificar quais os locais participantes).

LEIA MAIS: CIF e FOB: saiba mais sobre dois tipos de frete

Outro recurso importante é o vale-pedágio. Nele não incide os impostos do frete e foi criado apenas para pagar as tarifas nas estradas, via cartão ou TAG.

A plataforma também agiliza o preenchimento da ordem de serviço e a emissão do CIOT. E mais: possui um sistema de roteirização para ajudar o motorista a escolher as melhores estradas e os caminhos mais otimizados para economizar tempo e dinheiro.

Vale citar também o sistema de Gestão de Despesas. Com ele, o empresário da PME acompanha os gastos dos colaboradores para que possa organizar melhor a contabilidade e fazer o negócio se desenvolver adequadamente.

Virar empreendedor é um caminho que tem, sim, seus desafios. Mas, com planejamento e investimento nas ferramentas certas, uma PME pode ganhar espaço representativo no mercado e atrair bons clientes.

LEIA TAMBÉM: Entenda as diferentes categorias do transporte de cargas

 

Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.

Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.

Para conhecer melhor todas as soluções da PagBem, entre em contato conosco.

Posts recentes

Logística reversa: você sabe como funciona?

Logística reversa: você sabe como funciona?

Você certamente já ouviu falar em logística reversa, conceito que tem ganhado cada vez mais força no mercado mundial - especialmente no setor industrial e de transporte de mercadorias.  Em um cenário cada vez mais globalizado e competitivo, manter o equilíbrio entre a...

Festas juninas e a importância do serviço de transporte

Festas juninas e a importância do serviço de transporte

Poucas celebrações no Brasil são tão aguardadas quanto a festa junina. Ainda mais este ano, que marca o retorno das quermesses depois de um longo período sem festejos por causa da pandemia de Covid-19. No nordeste, onde a festa de São João é tradicional – e patrimônio...

Armazenagem e transporte de carga: como alinhar os dois processos?

Armazenagem e transporte de carga: como alinhar os dois processos?

Você já parou para pensar no quão importante é o processo de armazenagem da carga? Ou, ainda, em como uma equipe integrada pode fazer toda a diferença na operação logística como um todo? O setor de transporte de carga é conhecido por sua complexidade, uma vez que é...

Receba nosso conteudo em primeira mão.

For security verification, please enter any random two digit number. For example: 22