Soluções PagBem para
Embarcadores e Transportadoras

Oferecemos serviços e soluções tecnológicas customizadas às necessidades de cada contratante. Os nossos produtos foram desenvolvidos para gerenciar processos financeiros de meios de pagamentos e processos da cadeia logística, dispondo de elementos estruturados, seguros e consistentes para cada tipo de operação.

Como a nossa plataforma é modular, toda sistemática pode ser aplicada de forma completa ou parcial, constituída por integração ou dedicada via portal.

Pagamento de Frete

A solução de Pagamento de Frete PagBem foi desenvolvida para atender todos os agentes envolvidos no mercado de transporte e apoiá-los na gestão dos pagamentos de fretes e nas rotinas aplicáveis a essas operações. Tudo com um sistema moderno e de fácil utilização, totalmente customizado às necessidades de cada cliente e integrado aos principais ERP’s/TMS´s de mercado.

Características e Vantagens

O cartão PagBem foi criado para atender às principais necessidades dos portadores nas suas viagens, além de oferecer para o contratante uma gestão mais eficiente dos pagamentos de frete e controle das viagens.

 Para o contratante:

  • Disponível nas modalidades pré e pós-pagamento;
  • Integração, em tempo real, com os principais ERP’s/TMS´s de mercado;
  • Centralização dos pagamentos;
  • Recolha e gestão documental: conferência, digitalização e armazenamento;
  • Pagamento do frete em parcela única ou parcelado;
  • Pagamento de adiantamento de viagem, diárias, despesas;
  • Cálculo automático do frete na quitação;
  • Quitação do frete nos Postos credenciados PagBem ou nas filiais de transporte;
  • Portal web. Totalmente customizável, com informações detalhadas das viagens realizadas, pagamentos realizados, pendências documentais;
  • Check list dos documentos de entrega configurados no POS PagBem.
Como Funciona

A empresa contratante entrega ao caminhoneiro um Cartão PagBem para recebimento do valor de frete. Caso o motorista já tenha um Cartão PagBem em mãos, não será necessário a entrega de um novo cartão.

Durante a viagem, uma vez liberado o adiantamento em um Posto Credenciado PagBem, o caminhoneiro poderá realizar novos abastecimentos (Rede PagBem e Rede Visa), sacar (Rede Credenciada PagBem, Rede Plus ou terminais do Banco24Horas), utilizar o cartão para despesas e compras em geral ou ainda realizar transferências para sua conta corrente.

Após a entrega da carga, o caminhoneiro faz a entrega da documentação comprobatória e a Quitação do valor do frete em qualquer posto da rede Credenciada PagBem, nas filiais contratantes ou envia pelos Correios para a equipe de Backoffice PagBem (para liberação do saldo final do caminhoneiro).

Esta documentação, se entregue nos Postos, será encaminhada à PagBem para dupla conferência e posterior envio ao contratante ou guarda, conforme acordo prévio.

Benefícios
  • Possibilidade de operar na modalidade pós-pago com as melhores condições do mercado (prazo e limite estão sujeitos à análise de crédito);
  • Produto completo para a sua base de caminhoneiros, disponível para uso em toda Rede PagBem e Visa, possibilidade de cartões adicionais, funções frete e pedágio disponíveis em um único cartão, entre outras;
  • Acesso às viagens e entregas online: status de viagem, data de entrega, mercadorias entregues, quebras e perdas;
  • Terceirização da gestão de documentos;
  • Centralização de pagamentos;
  • Produto 100% em conformidade com a legislação vigente.
Lei

Conforme determina o art. 5º- A da Lei nº 11.442/07, a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT por meio da Resolução ANTT nº 3.658/11, regulamentou o pagamento do valor do frete referente à prestação dos serviços de transporte rodoviário de cargas. Considerando a necessidade de garantir movimentação de bens em cumprimento a padrões de eficiência e modicidade nos fretes, e os problemas causados no mercado de transporte rodoviário de cargas pela adoção de sistemáticas ineficientes de pagamento do frete.

O inteiro teor da referida Lei e Resolução pode ser consultado nos sites: https://www4.planalto.gov.br/legislacao e www.antt.gov.br

Confira as principais mudanças e dispositivos da Lei:

  • Equiparam-se ao TAC, a Empresa de Transporte Rodoviário de Cargas – ETC que possuir até três veículos automotores de carga registrados no Registro Nacional de Transportadores de Cargas – RNTRC, e as Cooperativas de Cargas – CTC.
  • O pagamento do frete ao Transportador Autônomo de Cargas – TAC e seus equiparados, deverá ser efetuado obrigatoriamente por meio de:
    – Crédito em conta bancária, seja corrente ou poupança; ou
    – Outros meios de pagamento eletrônico habilitados pela ANTT;
  • A conta bancária utilizada para o pagamento do frete respeitará as regras estabelecidas pelo Banco Central do Brasil.
  • Para movimentações realizadas por TAc´s ou equiparados, há a necessidade de efetuar o cadastramento da Operação de Transporte, na forma da Resolução nº 3.658/11, para geração do Código Identificador da Operação de Transporte – CIOT.
  • Está proibida a utilização de “Carta Frete”, bem como qualquer outro meio de pagamento ao TAC na prestação de serviço de transporte rodoviário de cargas por conta de terceiros e mediante remuneração diferente do previsto na referida Resolução.
CIOT Gratuito

Geração de CIOT (Código Identificador de Operação de Transporte)

No ano de 2011, a ANTT, por meio da resolução nº 3.658/2011, regulamentou o pagamento do valor do frete referente à prestação dos serviços de transporte rodoviário de cargas realizado por terceiros. A resolução diz que Contratantes de frete precisam cadastrar suas operações de transporte junto à agência, usando uma empresa habilitada como administradora de meios de pagamento eletrônico de frete, responsáveis pela geração do número CIOT.

O CIOT é um código numérico que é gerado pela ANTT, via comunicação on-line entre ANTT e PagBem. Após gerado, o mesmo é disponibilizado ao Contratante e deve ser impresso no contrato de frete, conhecimento de transporte (CTe ou CTRC – Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas), ou documento legal que o substitua.

Para geração do CIOT gratuito, é necessário acesso ao ambiente seguro PagBem, por meio de login e senha.

Para efetuar o cadastro e receber seu login e senha, siga as instruções abaixo:

  1. Realize o download do Contrato PagBem CIOT Gratuito, clique aqui!
  2. Preencha o formulário eletrônico de cadastro clicando aqui!
  3. Envie os documentos obrigatórios listados abaixo, para o e-mail  operacoes@pagbem.com.br :
    – Contrato social consolidado (contrato social + consolidação de todas alterações, devidamente registrado na junta comercial);
    – Documentos dos representantes legais e procurador(es) (RG + CPF ou CNH);
    – Procurações (se houver);
    – Contrato PagBem CIOT Gratuito, preenchido e assinado pelo representante legal.
  4. Após o recebimento do formulário e da documentação completa, a PagBem disponibilizará, via e-mail, os dados de acesso ao site para emissão do CIOT gratuito. Ao receber suas credenciais, acesse o link recebido no e-mail ou clique aqui.
    – Importante: A liberação de acesso somente será feita mediante recebimento dos documentos obrigatórios e aprovação cadastral.

Para acessar ambiente seguro PagBem para geração CIOT Gratuito, clique aqui.

Pagamento de Pedágio

Sem Parar - Parceiro PagBemPara pagamento de Vale Pedágio obrigatório, a solução de Pedágio PagBem é aceita em 100% das praças de Pedágio do Brasil e está disponível nas modalidades cartão, pela bandeira Visa Cargo, e tag, em parceria com a Sem Parar.

A solução da PagBem oferece à sua empresa mais do que um meio de pagamento regulado pela Lei nº 10209/2001 e Resolução nº 2885/2008, ela permite ao cliente gerenciar todas as viagens, desde o momento da roteirização até o seu término, de forma simples e integrada às suas operações.

Características
  • Disponível nas modalidades pré e pós-pagamento;
  • Solução híbrida com tecnologia via Cartão ou Tag;
  • Comodidade e facilidade para o motorista com a utilização de um único cartão para Frete e Pedágio;
  • Integrado com principais ERP´s/TMS´s de mercado;
  • Cálculo automático por rota e tipo veículo, com atualização online dos preços por praça de pedágio;
  • Adaptável às operações de frotistas para pagamento exclusivo de pedágio.
Como Funciona

Com a plataforma PagBem é possível adquirir o Vale Pedágio obrigatório, com roteirização do plano de viagem por diferentes parâmetros e os valores das praças de pedágio sempre atualizados;

É possível associar o plano de viagem à modalidade escolhida, cartão PagBem ou Tag;

Na opção cartão, os valores das tarifas de pedágio são gravados no chip após carregamento por uma leitora instalada no ponto de embarque;

Na modalidade Tag, o crédito é carregado e liberado automaticamente no Tag do motorista, pela Plataforma PagBem;

Motorista realiza viagem passando pelas praças de pedágio com o Vale Pedágio obrigatório antecipado pelo contratante;

Ainda é possível acessar os relatórios para gestão completa de suas viagens.

Benefícios
  • Conformidade com a regulamentação vigente;
  • Otimização fiscal com a contratação do Vale Pedágio, como não integra o valor do frete, não constitui base de incidência de contribuições sociais ou previdenciárias;
  • Centralização de pagamentos;
  • Controle das passagens junto às praças de pedágio;
  • Roteirização e cálculo automático das despesas de pedágio;
  • Produto híbrido, permitindo operar com cartão e Tag via plataforma única, dependendo da situação de cada caminhoneiro;
  • Relatórios financeiros e operacionais.
Lei

O Vale Pedágio foi instituído obrigatório sobre o transporte rodoviário de carga pela Lei nº 10209/2001 e Resolução ANTT nº 2885/2008, com o objetivo de desonerar o transportador autônomo do pagamento do pedágio, eliminando a prática de embutir o custo do pedágio no valor do frete contratado.

O embarcador proprietário originário da carga e contratante do serviço passaram a ser responsáveis pelo pagamento do pedágio e repasse antecipado do Vale Pedágio obrigatório ao transportador, em modelo próprio, no início da viagem, independente do frete.

Considera-se embarcador o proprietário originário da carga contratante do serviço de transporte rodoviário de cargas.

Confira o pleno teor da referida Lei e Resolução em: http://www.antt.gov.br/cargas/arquivos_old/ValePedagio_obrigatorio.html

Recolha de Documentação

A PagBem dispõe de um eficiente processo de recolha e gestão de documentos. Trata-se de um serviço bastante amplo, que contempla desde recolha, conferência, digitalização e guarda da documentação.

A sua empresa estará amparada por uma equipe de profissionais com larga experiência no processo de gestão logística, garantindo agilidade e maior assertividade no processo de análise documental.

Características
  • Recolhimento de tickets de pedágio, documentos comprobatórios de entrega de mercadoria (CTe, NFe, canhoto, ticket de balança etc) e NFe´s de abastecimento junto aos Postos PagBem;
  • Digitalização de 100% dos documentos recebidos;
  • Tratamento eletrônico das notas de abastecimento;
  • Guarda da documentação por até 6 meses (física ou eletronicamente), com possibilidade de extensão de prazo;
  • Processo de análise documental aderente às políticas de confirmação de entrega / especificidades de cada cliente;
  • Recálculo do valor do frete nos casos de quebra, devoluções (parciais ou integrais) ou avarias.
Como Funciona

Sua empresa define o checklist de cada operação:

  • São definidos também os níveis de aceitação e rejeição dos documentos;
  • Após a entrega da carga, o caminhoneiro poderá ir a qualquer posto da Rede Credenciada PagBem e realizar a entrega da comprovação de carga;
  • Toda a documentação recolhida pelo posto é conferida e enviada para a PagBem;
  • Com base no checklist / política definida por cada um dos clientes, nossa equipe realiza a conferência, digitalização e finalização via sistema;
  • O Documento físico é enviado para arquivo ou para onde for definido pela sua empresa.

Eventuais particularidades da operação serão tratadas de forma individualizada para cada um dos clientes.

Benefícios

Ganho de eficiência de equipe dedicada a operação logística para trabalhar em novas oportunidades, com Backoffice documental sob gestão da PagBem:

  • Grande Rede Credenciada de postos espalhada pelo país para atender a sua empresa;
  • Processo ágil que garante a recolha em curto espaço de tempo;
  • Possibilidade de gerenciar também o recolhimento de notas de abastecimento de forma 100% eletrônica (via captura das notas junto a SEFAZ).

Cartão Corporativo

O Cartão Corporativo PagBem pode ser entregue aos funcionários de sua empresa para pagamento de despesas diversas do dia a dia, onde é possível restringir a natureza dos gastos nestes cartões, com base nos segmentos para os quais serão destinados.

Características
  • Disponível nas modalidades de pré e pós pagamento;
  • Processo de carga / descarga de valores a partir do Portal PagBem;
  • Possibilidade de restrição / segmentação do uso destes cartões;
  • Cartões podem ser nominais, facilitando assim o controle / gestão destas operações;
  • É possível definir locais para abastecimento (geofence) / Oferta de preço do diesel.
Como Funciona

A partir do Portal, os valores são creditados juntos aos respectivos cartões para uso imediato por parte dos funcionários e/ou frotistas.

Acompanhamento individualizado dos gastos realizados com cada um destes cartões.

Eventuais valores não consumidos no cartão podem ser redirecionados à conta principal da empresa para movimentações futuras.

Benefícios
  • Ampla Rede para aceitação do cartão (tanto compras quanto saque);
  • Possibilidade de restrição dos locais de utilização do cartão;
  • Possibilidade de definir locais para abastecimento (geofence) / Oferta de preço do diesel.