Pegar o celular ou notebook e acessar uma página de e-commerce para comprar algum produto ou serviço já faz parte do dia a dia de boa parte dos brasileiros. Afinal de contas, é muito prático dar alguns cliques e esperar a encomenda chegar em casa, não é verdade?
Mas aí veio a pandemia. E o e-commerce deixou de ser apenas um hábito para se tornar uma necessidade, uma urgência. Com o isolamento social e as lojas físicas fechadas, de repente, os e-commerces se depararam com três desafios:
1 – Lidar com a pressão de atender a um número gigantesco de clientes da noite para o dia.
2 – Dispor da quantidade de mercadorias que atendesse à nova demanda.
3 – Contar com parceiros eficientes para distribuir as encomendas.
Para se ter uma ideia do tanto que o e-commerce ganhou importância na vida dos brasileiros durante a pandemia, o setor cresceu 72,2% em comparação com o ano de 2020, de acordo com relatório da NeoTrust. Entre janeiro e março de 2021, foram R$ 35,2 bilhões em vendas!
Diante dos bons ventos que vêm soprando e das previsões otimistas de crescimento, o e-commerce vem sentindo a necessidade de organizar e profissionalizar o negócio para que mais clientes cheguem e fiquem satisfeitos com o serviço de logística.
E parte desta reestruturação depende de boas parcerias com empresas de transporte e distribuição de mercadorias. Mas como elas estão se preparando para receber os clientes de e-commerce?
Como a sua transportadora pode atrair mais empresas de commerce?
É fato que a transação comercial de um e-commerce começa na internet, mas é o mundo físico que concretiza a compra de um produto ou serviço, afinal o cliente precisa receber a mercadoria, certo?
Aí é que as transportadoras entram em ação, colocando suas frotas nas estradas para movimentar encomendas das indústrias para os centros de distribuição e de lá para as mãos do consumidor.
Para atender ao crescimento da demanda e fidelizar as empresas de e-commerce na lista de clientes, as transportadoras também precisaram se organizar e se atualizar. As que estavam em marcha lenta pisaram no acelerador para modernizar suas soluções e processos. E quem já estava na era tecnológica engatou a quinta marcha para não perder competitividade.
As mudanças podem começar pela contratação dos serviços de uma Instituição de Pagamento Eletrônico (IPEF). Elas oferecem ferramentas mais avançadas e integradas com ERPs e TMSs, que permitem às transportadoras cadastrarem suas ordens de serviço com mais agilidade e menor risco de falhas.
Estes cuidados no processo de fechamento do negócio e na emissão de documentação de transporte de cargas são diferenciais para as empresas de e-commerce que possuem uma movimentação logística intensa e precisam correr contra o tempo, sem perda de qualidade.
Inclusive, esta tecnologia das IPEFs agiliza a emissão do CIOT, um código que não apenas valida a ordem de serviço como garante ao dono do e-commerce que a transportadora contratada está devidamente registrada e legalizada.
O sistema desenvolvido pelas IPEFs também oferece outras soluções, entre elas a roteirização. Ao emitir a ordem de serviço, o programa define a melhor rota para o motorista de caminhão, ajudando na gestão do combustível e tirando o condutor de desvios perigosos.
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Soluções da PagBem para atrair clientes de e-commerce
Os recursos indispensáveis no dia a dia das transportadoras mais bem-informadas e preparadas são o cartão-frete e o vale-pedágio, fornecidos pela IPEF PagBem.
O cartão-frete entrou no lugar da carta-frete, proibida desde 2010. Com o novo serviço, o caminhoneiro tem a liberdade de pagar suas despesas em qualquer posto credenciado da IPEF PagBem. Em muitos destes postos também é possível receber desconto no litro do diesel na hora do abastecimento.
Outra vantagem que a PagBem oferece é que estes mesmos postos credenciados podem dar baixa nas atividades realizadas pelo caminhoneiro, fazendo a liberação para uma nova entrega. Essa facilidade é um importante diferencial para as empresas de e-commerce que precisam de rapidez nas entregas, que geralmente acontecem em lugares bem distintos do país.
E o vale-pedágio trouxe ainda uma série de benefícios. Um deles é a isenção dos impostos, pois antes o valor do pedágio era calculado junto com o frete e os impostos incidiam sobre o valor total.
Hoje, com a separação dos tributos, a transportadora paga menos taxas e o caminhoneiro recebe seu pagamento certinho.
Isso sem falar na garantia do pagamento do pedágio. Como parte do dinheiro saía do bolso do condutor, por conta dos impostos, a rota para a entrega das mercadorias sofria desvios que colocavam em risco a vida do motorista e a carga transportada.
Estes dois serviços contribuem para organização e legalização da transportadora, criando uma autoridade que chama atenção dos sites de e-commerces que só fazem negócios com empresas de boa reputação. Ninguém quer correr risco, certo?
Reduza custos com as soluções da PagBem
Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.
Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.
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