Motorista de caminhão: como fugir da informalidade

14/07/2021

Aperte a buzina o motorista de caminhão que quer abandonar a informalidade!

Não é de hoje que a categoria enfrenta uma dura realidade de custos e condições de trabalho, que tem colocado muito caminhoneiro na informalidade, numa tentativa de driblar as adversidades e se manter competitivo.

Depois da grande greve geral de 2018, a realidade do motorista de caminhão no Brasil foi escancarada, colocando nas manchetes dos jornais o alto custo do combustível, manutenção dos veículos e troca de peças, sem falar da falta de segurança e más condições das estradas.

A verdade é que durante muitos anos os caminhoneiros foram marginalizados e obrigados a trabalhar sob condições desfavoráveis. Sem um sistema de contratação e de pagamento organizado e legalizado, muitos profissionais viam na informalidade uma maneira de se manter na ativa.

Mas, olha só, isso está mudando graças à mãozinha da tecnologia!

De fininho, a informatização foi se ajustando às normas criadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e abrindo portas para iniciativas que vêm melhorando as relações entre o embarcador e as empresas de transporte e, consequentemente, entre as transportadoras e o motorista de caminhão.

 

Como o motorista de caminhão se beneficia das novas tecnologias?

Essa é uma pergunta muito importante: como a tecnologia vem ajudando muito motorista de caminhão a deixar a informalidade?

Vamos explicar. A modernização das operações com o uso de tecnologias vem jogando para o acostamento certas transações informais que só traziam dores de cabeça para o motorista de caminhão.

Motorista de Caminhão Cartão Frete

Podemos citar como exemplo a carta-frete. Aquele papel limitava as escolhas do motorista na hora de abastecer o veículo e de arcar com outras despesas durante o transporte. Sem contar que os preços cobrados nas transações eram altíssimos!

Com a proibição da carta-frete, que tanto empurrava o motorista de caminhão para a informalidade, surgiu o cartão-frete, cheio de benefícios e de facilidades tanto para a transportadora quanto para o condutor do veículo.

Olha só a quantidade de vantagens que o cartão-frete e a tecnologia trouxeram para o motorista de caminhão:

Segurança: nada de andar com dinheiro vivo no bolso! O cartão-frete pode ser usado nas maquininhas para pagar as despesas, reduzindo a incidência de roubos que tanto amedrontavam os motoristas de caminhão.

Credibilidade: os valores do frete caem direto numa conta corrente em nome do motorista de caminhão. Já parou para pensar que uma pessoa sem conta no banco está mergulhada na informalidade e guarda dinheiro no colchão?

Exclusividade: as empresas que desenvolvem este tipo de solução tecnológica possuem uma rede credenciada que oferece preços diferenciados para os usuários. O litro do combustível, por exemplo, pode sair por um preço bem mais convidativo.

Agilidade: com a tecnologia, o motorista de caminhão não precisa trafegar muito tempo com o caminhão vazio e nem voltar até a transportadora para entregar as documentações. Este processo é feito em postos credenciados, que se encarregam de fazer a ponte entre transportadora e condutor, permitindo que ele inicie um novo serviço imediatamente.

LEIA MAIS: A revolução que faltava na gestão de frete rodoviário

Aos poucos, o motorista de caminhão vai entendendo na prática as vantagens do uso da tecnologia para ter mais segurança e se profissionalizar.

Dados da pesquisa CNT Perfil dos Caminhoneiros, realizada em 2019 com 1.066 motoristas brasileiros, mostram que 98% usam a internet pelo smartphone, sendo que 68% deles acessam as redes sociais, 55% utilizam para fins profissionais e 32% para ler notícias.

VEJA TAMBÉM: Depoimentos reais sobre a vida como motorista de caminhão

 

Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem administra anualmente mais de R$ 5 bilhões em fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.

Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.

Ao firmar parceria com o Banco Omni & Financeira, conglomerado financeiro que atua há 25 anos no mercado de crédito e financiamento, a PagBem ampliou os serviços de gestão de frete, de vale-pedágio e de despesas corporativas, trazendo muita facilidade para a vida de milhares de motoristas de caminhão!

Para conhecer melhor todas as soluções da PagBem, entre em contato conosco.

Posts recentes

Por que vale a pena investir em frota terceirizada?

Por que vale a pena investir em frota terceirizada?

Quem possui uma transportadora sabe muito bem que a escolha do tipo de frota influencia, e muito, no planejamento financeiro. Portanto, se a ideia é reduzir custos e ter sempre mão de obra disponível, uma solução ótima é o investimento na frota terceirizada. Afinal de...

Como a tecnologia vem transformando a logística?

Como a tecnologia vem transformando a logística?

A tecnologia é bem-vinda em todos os setores, inclusive na logística. Ainda bem! Afinal de contas, o entra e sai de mercadorias de um armazém e o vai e vem dos caminhões no processo de distribuição precisavam de uma mãozinha da automação. Desde softwares...

CIOT: pare de perder tempo e saia na frente

CIOT: pare de perder tempo e saia na frente

As transações comerciais envolvendo o serviço de transporte de cargas municipal, intermunicipal e interestadual ganharam mais segurança com a chegada do CIOT para Todos (Código Identificador da Operação de Transporte), em 2019. O CIOT corresponde a um número que...

Receba nosso conteudo em primeira mão.

Close Bitnami banner
Bitnami