Como a tecnologia vem transformando a logística?

21/07/2021

A tecnologia é bem-vinda em todos os setores, inclusive na logística. Ainda bem! Afinal de contas, o entra e sai de mercadorias de um armazém e o vai e vem dos caminhões no processo de distribuição precisavam de uma mãozinha da automação.

Desde softwares especializados até a utilização de robôs, a logística tem desfrutado muito bem da inovação disponível por aí. Hoje, felizmente podemos dizer que todos os processos têm uma ajudinha valiosa da tecnologia para se tornarem mais efetivos e ágeis.

As empresas de logística têm acompanhado de pertinho a revolução tecnológica das indústrias como um todo. Correram atrás, se aprimoraram e elevaram a logística para o nível 4.0.

Neste cenário, além dos programas já existentes no mercado, há investimentos em plataformas personalizadas e maquinários específico para o setor logístico, para buscar maior diferenciação, competitividade e redução de custos.

 

Parcerias de sucesso entre logística e tecnologia

Cada setor da logística faz um uso específico da tecnologia, mas o grande benefício é que toda a cadeia passou a se comunicar melhor, agilizando os processos e elevando os níveis de qualidade.

Os softwares especializados, por exemplo, passaram a dar conta da alta quantidade de dados que são gerados e fazem uso do cloud computing (computação em nuvem) para maior segurança e gestão das informações. Assim, fica mais fácil acessar qualquer item, de qualquer lugar e a qualquer hora, para tomar as decisões com mais velocidade e menos risco de erros.

Dentro do sistema de etiquetagem, a tecnologia também deu sua contribuição, permitindo o uso de informações padronizadas por meio de códigos de barras e QR codes, facilitando a triagem, a organização na hora do armazenamento e da localização e a baixa na hora da entrega.

Hoje, com um simples app no celular é possível registrar a chegada da mercadoria, enviando os dados automaticamente para a tela do computador da empresa.

Até mesmo quando a mercadoria está em trânsito é possível monitorá-la. Em locais onde a logística e a tecnologia construíram uma relação mais afinada, existe a etiqueta RFID, composta por um chip que permite o rastreamento. É a tecnologia proporcionando mais segurança para o embarcador, para o condutor do veículo e para o receptor.

Logistica

A logística e a robotização

Ah, não podemos nos esquecer de falar dos robôs. Desenvolvidos com tecnologia de ponta e conceitos de machine learning, essas máquinas, que lá atrás foram vistas como ameaças aos empregos, hoje se tornaram importantes parceiras da produtividade.

Os robôs realizam processos de picking e packing, auxiliam na movimentação de mercadorias pelos centros de distribuição, entre outras tarefas, abrindo espaço para os profissionais de logísticas focarem os esforços em tarefas mais intelectuais, tão importantes para o crescimento do negócio.

Atualmente, as empresas de logística conseguem enxergar que, quanto maior o investimento em tecnologia, maiores são a produtividade e, consequentemente, os ganhos.

 

Tecnologia também para os caminhoneiros!

Achou que os motoristas de caminhão ficariam de fora da inovação tecnológica? Claro que não!

A mudança para eles começou com a chegada do cartão-frete e do vale pedágio, iniciativas que livraram o condutor de carregar dinheiro em espécie por aí, com o uso de cartões para abastecer o veículo e pagar outras despesas.

Além disso, sem a necessidade de voltar até o ponto de partida para a entrega dos documentos que comprovam a correta execução da tarefa, o motorista vai ao posto mais próximo da empresa parceira da transportadora. Aí ele pode dar a baixa no serviço e, de lá mesmo, iniciar outra tarefa com o cartão devidamente carregado. Santa tecnologia!

 

Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem administra anualmente mais de R$ 5 bilhões em fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.

Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.

Ao firmar parceria com o Banco Omni & Financeira, conglomerado financeiro que atua há 25 anos no mercado de crédito e financiamento, a PagBem ampliou os serviços de gestão de frete, de vale-pedágio e de despesas corporativas, trazendo muita facilidade para a vida de milhares de motoristas de caminhão!

Para conhecer melhor todas as soluções da PagBem, entre em contato conosco.

Posts recentes

Por que vale a pena investir em frota terceirizada?

Por que vale a pena investir em frota terceirizada?

Quem possui uma transportadora sabe muito bem que a escolha do tipo de frota influencia, e muito, no planejamento financeiro. Portanto, se a ideia é reduzir custos e ter sempre mão de obra disponível, uma solução ótima é o investimento na frota terceirizada. Afinal de...

Motorista de caminhão: como fugir da informalidade

Motorista de caminhão: como fugir da informalidade

Aperte a buzina o motorista de caminhão que quer abandonar a informalidade! Não é de hoje que a categoria enfrenta uma dura realidade de custos e condições de trabalho, que tem colocado muito caminhoneiro na informalidade, numa tentativa de driblar as adversidades e...

CIOT: pare de perder tempo e saia na frente

CIOT: pare de perder tempo e saia na frente

As transações comerciais envolvendo o serviço de transporte de cargas municipal, intermunicipal e interestadual ganharam mais segurança com a chegada do CIOT para Todos (Código Identificador da Operação de Transporte), em 2019. O CIOT corresponde a um número que...

Receba nosso conteudo em primeira mão.

Close Bitnami banner
Bitnami