Quando chega dezembro, muitas transportadoras revisam ou refazem o planejamento estratégico para organizar o serviço de distribuição de cargas para o próximo ano.
Com a competitividade cada vez maior, é preciso saber driblar os problemas que o transporte rodoviário enfrenta para oferecer soluções de qualidade para os clientes. Essa capacidade de reinvenção e adaptação é o que torna uma transportadora diferenciada.
Só que esta boa imagem não se constrói da noite para o dia. É por este motivo que o planejamento estratégico precisa estar na pauta de atividades de uma transportadora. Uma boa definição de metas e uma análise detalhada dos processos vai ajudar a deixar o negócio redondinho para os próximos meses.
Planejamento estratégico: por onde começar?
Bem, um planejamento estratégico envolve a avaliação de três pontos importantes:
1 – Desempenho da transportadora ao longo do ano.
2 – Acontecimentos relevantes que influenciaram direta ou indiretamente o transporte de carga no país.
3 – Listagem das metas a serem alcançadas pela transportadora nos próximos meses.
Com tudo isso estudado e conectado, fica mais fácil entender o cenário e saber o que a transportadora precisa fazer para alcançar seus objetivos e manter o negócio em plena evolução.
Claro, cada transportadora tem seu planejamento estratégico e sua lista de ações para se destacar no mercado. Entretanto, existem algumas medidas que precisam ser pensadas sempre. Confira:
Treinamento de equipe
Quanto mais capacitado for o grupo de colaboradores, dos motoristas à equipe administrativa, maiores serão as chances de sucesso.
Uma equipe preparada saberá atender às necessidades dos clientes com mais rapidez e precisão, entregando uma experiência que pode facilmente fidelizar embarcadores de peso para a reputação da transportadora.
LEIA MAIS: Como fazer uma gestão de despesas focada na redução de custos
Manutenção de veículos
Levante a mão aí o dono de transportadora que já perdeu alguma oportunidade de fechar negócio porque os veículos não estavam com a manutenção em dia? Isso não pode acontecer de novo, certo?
Por isso, a prevenção é o melhor remédio. Faça manutenções periódicas na frota para que a equipe esteja preparada para qualquer demanda, principalmente aquelas que são estratégicas para a visibilidade da transportadora.
LEIA TAMBÉM: Entenda as diferentes categorias do transporte de cargas
Tecnologia e inovação
Não dá mais para pensar no desenvolvimento de um negócio sem incluir ferramentas tecnológicas. No caso das transportadoras, essas tecnologias vêm dos sistemas automatizados, como ERP e TMS, e de soluções desenvolvidas por Instituições de Pagamentos Eletrônicos de Frete (IPEFs), como a PagBem.
Por meio delas é possível agilizar a emissão da documentação para liberação do CIOT e da ordem de serviço e oferecer mais modernidade para o caminhoneiro, como o cartão-frete e o vale-pedágio. A solução ainda permite que os motoristas utilizem os postos credenciados para dar baixa na documentação e iniciar outra viagem, agilizando o atendimento aos clientes.
Viu? Fazer um planejamento estratégico não é tão complicado assim. Basta ter organização, definição clara de metas e boas parcerias. Conte conosco!
Reduza custos com as soluções da PagBem
Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.
Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.
Para conhecer melhor todas as soluções da PagBem, entre em contato conosco.