Manutenção de caminhões: uma preocupação necessária

04/01/2023

por | jan 4, 2023 | Caminhões, Dicas, Logística, Transporte

Não dá para negar: o transporte rodoviário exige alguns cuidados adicionais, a exemplo da manutenção de caminhões, que deve seguir uma rotina preventiva para garantir a qualidade dos serviços, a produtividade e a eficiência nas entregas.

Um estudo realizado pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), aliás, revela que o custo das revisões de prevenção é entre 30% e 40% menor do que o gasto com reparos posteriores em caso de acidentes ou problemas.

Porém, mais do que detectar sinais e riscos, uma boa rotina de manutenção de caminhões aumenta também a segurança do motorista – e dos carros do entorno – enquanto ele dirige.

 

Por que apostar na manutenção de caminhões?

Ao contrário do que acontece com outros automóveis, embora seja essencial, a manutenção de caminhões não é tão simples quanto parece. Afinal, esse tipo de veículo geralmente percorre grandes distâncias e transporta produtos de alta complexidade – em alguns casos, toneladas deles.

Daí a importância de submeter os caminhões a revisões frequentes. Além de observar o desempenho das peças da carroceria e motor de forma individual, a rotina de manutenção permite avaliar a performance do veículo como um todo.

Esse cuidado adicional com os caminhões evita paradas indesejadas e gastos desnecessários com o veículo. Além, é claro, de reduzir a possibilidade de atrasos na entrega e impactos negativos na credibilidade da transportadora. Em um mercado no qual a agilidade é primordial, ninguém precisa perder clientes porque estava em falta com a revisão, não é mesmo?

Há, ainda, um outro fator: motoristas pegos com o veículo em mau estado de conservação podem levar uma multa grave, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Somados aos pontos na carteira de habilitação, é possível que o veículo seja apreendido em determinados casos.

LEIA MAIS: Motorista de caminhão: como fugir da informalidade

 

Como estabelecer uma boa rotina de manutenção?

dicas-manutencao-de-caminhoes-PagBem

O cuidado com a manutenção de caminhões é uma exigência para quem deseja continuar operando no segmento logístico. E para manter o caminhão em perfeitas condições de funcionamento, é importante estabelecer uma boa rotina e se comprometer efetivamente com ela.

Há, atualmente, diferentes tipos de manutenção: 

  • Corretiva: que consiste nos ajustes realizados quando o caminhão já apresentou defeito. 
  • Preventiva: que, como o próprio nome sugere, tem como objetivo a prevenção dos problemas e, consequentemente, o reparo sempre que houver uma falha que comprometa o bom funcionamento do caminhão ou que possa causar um defeito mais grave no futuro.
  • Preditiva: que se refere à substituição de peças e componentes dos veículos quando estes apresentam o menor sinal de falha ou problema no momento da revisão.

LEIA TAMBÉM: Entenda as diferentes categorias do transporte de cargas

Uma vez que a mecânica dos caminhões é mais complexa que a de um veículo de passeio comum, o ideal é sempre realizar revisões programadas. Cabe ressaltar, ainda, que o tempo entre uma parada e outra deve variar de acordo com o tamanho do caminhão e, principalmente, distâncias percorridas e tipo de produto transportado. Há, inegavelmente, prazos diferentes para cada um deles.

Por isso, é importante que o veículo seja inspecionado por especialistas e que as peças usadas sejam de marcas homologadas pela montadora, o que permitirá uma maior cobertura em caso de incidentes – aumentando, também, a segurança. 

Além disso, a utilização de peças originais garante padrões de qualidade dos materiais, parâmetros de funcionamento e durabilidade atestados. O que, em outras palavras, confere mais credibilidade. 

Contar com parceiros especializados pode ajudar, também, a estabelecer uma rotina saudável de manutenção, evitando paradas não programadas. Um ganho em eficiência e produtividade que pode fazer toda a diferença no transporte.

CONTINUE LENDO: Entenda a relação entre eixos de caminhão, carga e pedágio

 

Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem intermedia os pagamentos de frete e pedágio entre transportadoras e embarcadores. Por meio de um sistema totalmente otimizado, atende diferentes demandas logísticas do modal rodoviário, entre elas a roteirização inteligente do melhor caminho que sua carga fará e o cálculo de custo de pedágio a ser pago.

Também conta com uma ampla rede credenciada, onde é possível entregar suas documentações de viagens realizadas, obter descontos exclusivos no preço diesel e realizar saques com tarifas a preços acessíveis.

Temos mensalidades que cabem no seu bolso! Venha conferir, entre em contato e seja PagBem você também!

Posts recentes

Símbolos nas embalagens e o cuidado no transporte

Você já deve ter notado que as caixas de papelão vêm, geralmente, acompanhadas de figuras. De extrema importância para o processo logístico, os símbolos nas embalagens ajudam a garantir que as mercadorias cheguem ao seu destino intactas e prontas para uso. Mas, para...

Monitoramento de entregas: quais as vantagens?

O monitoramento de entregas é essencial para empresas que desejam garantir a segurança e a eficiência de suas operações – e alcançar um alto nível de excelência e satisfação dos clientes. Por meio de tecnologias avançadas, é possível rastrear em tempo real a...

O que fazer em Araranguá?

A região sul do Brasil conta com aproximadamente 18.475 quilômetros de estradas – e centenas de cidades, grandes e pequenas. É o caso de Araranguá, localizada no extremo sul do estado, a 218 quilômetros da capital, Florianópolis. Em uma região estratégica, o município...

Categorias