Embora o transporte de cargas seja o principal modal do Brasil, os custos logísticos inerentes ao processo ainda são altos e podem impactar diretamente o consumidor final. Atualmente, cerca de 65% das cargas do Brasil passam por rodovias, de acordo com o Relatório Executivo do Plano Nacional de Logística 2025.
Isso acontece porque, de um modo geral, a logística é um processo complexo, que compreende diversas etapas.
Do envio de insumos pelo fornecedor à chegada ao cliente final, os produtos e materiais passam por estocagem, planejamentos, estratégias e movimentações. E, claro, tudo isso tem um valor agregado.
Cada vez mais transportadoras têm investido em sistemas inteligentes e que prometem otimizar as operações na cadeia de suprimentos, tornando os processos mais eficientes e dinâmicos.
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Quais são os principais custos logísticos?
Os custos logísticos são todos os gastos relacionados a demandas e processos de logística de uma empresa.
Na prática, eles podem variar de uma transportadora para outra e de acordo com o tipo de mercadoria transportada – tamanho, peso e perecibilidade, por exemplo.
Em geral, envolvem despesas com:
- Armazenagem;
- Estocagem;
- Transporte e frota;
- Mão de obra; e
- Manutenção.
Há, ainda, que se considerar impostos e tarifas nacionais e estaduais – dentre eles ICMS, IPI, PIS, COFINS, CSLL, IRPJ –, bem como gastos com combustível, frete e muito mais.
Em um mercado no qual a competitividade é cada vez maior e a instabilidade econômica uma realidade, o planejamento e a otimização de custos logísticos são essenciais para que a conta feche no final do mês. Mas, com tantos elementos contra, como fazer isso?
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Dicas para otimizar o processo logístico
No fim do dia, toda empresa busca lucro. Com as transportadoras não seria diferente. De um modo geral, processos logísticos bem-sucedidos são aqueles nos quais a agilidade, a eficiência e a qualidade na distribuição e entrega andam de mãos dadas.
Mas, para isso, é preciso dar alguns passos para trás e identificar os gaps e os principais custos logísticos que impactam o dia a dia do negócio. Somente dessa forma é possível pensar maneiras de reduzir o impacto financeiro e melhorar a lucratividade.
Uma boa forma de mapear o negócio de maneira eficiente é por meio de sistemas completos e integrados, que ajudam a identificar problemas, controlar os processos e evitar duplicação de dados, minimizando perdas e erros.
Não é segredo para ninguém que a tecnologia é uma das maiores aliadas do setor logístico. Atualmente, já existem, inclusive, softwares que vão além e permitem uma melhor análise de rotas e dimensionamento de frete ou que, simplesmente, facilitam o controle e emissão de documentos e notas fiscais.
O mesmo vale para a gestão dos pagamentos de fretes, que pode ser realizada por meio de um sistema customizado e 100% integrado aos principais ERP’s/TMS´s do mercado.
Não à toa, cada vez mais empresas têm apostado nas soluções tecnológicas como aliadas na redução de custos logísticos.
Na PagBem as transportadoras que possuem frota própria podem contar com uma solução completa, que dá todo o suporte na gestão de despesas. E para as que possuem frota terceirizada, a IPEF oferece um sistema para facilitar a emissão e gestão do cartão-frete e do vale-pedágio, tudo de forma simples e inovadora.
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Reduza custos com as soluções da PagBem
Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.
Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.
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