Quem trabalha com logística certamente já sofreu com a sazonalidade de alguns períodos. Quando as vendas se aquecem, o trabalho das transportadoras aumenta, e o vai e vem de caminhões pelas estradas também.
A sazonalidade na logística não se limita a datas comemorativas e épocas promocionais. Uma mudança de clima, por exemplo, pode aumentar o consumo de sorvetes e cervejas ou a compra de cobertores e sopas.
Ah, e temos um exemplo mais recente: a pandemia motivou a venda desenfreada de papel higiênico, em um primeiro momento. Depois, houve a compra frenética por farinha, para fazer pão em casa, por exemplo, entre muitos outros itens com tendência de consumo durante o isolamento social.
Tudo isso aí que citamos tem uma relação direta com a logística. Isso porque foi necessário aumentar o estoque de papel higiênico, de farinha e outros mantimentos para atender à demanda inesperada. Assim também acontece no Natal e em outras épocas festivas. Imaginou ir ao mercado no final de ano e não achar peru ou panetone?
LEIA MAIS: Transporte rodoviário e trade marketing: como criar uma parceria de sucesso?
Como evitar dores de cabeça com a sazonalidade no setor logístico?
A resposta se resume à uma palavra que escrevemos muito aqui no blog: PLANEJAMENTO.
Neste processo, três pontos essenciais precisam ser analisados:
1 – Cruzamento cliente x sazonalidade
2 – Tamanho da equipe
3 – Disponibilidade de frota
Uma boa avaliada na lista de clientes é o ponto de partida para as transportadoras definirem se haverá necessidade de aumentar o pessoal ou a frota para não deixar nenhum embarcador na mão durante um período de sazonalidade.
Além disso, é essencial dar uma revisada nos processos internos para saber se eles estão alinhados com as demandas e perfis dos embarcadores. As transportadoras que ainda brigam com a tecnologia apresentam mais chances de falharem na hora de atender bem seus clientes atuais e novos.
Afinal, automação é sinônimo de agilidade nos processos, e sazonalidade exige empresas proativas e que dominem o conceito de pressa!
Com a ajuda das soluções de Instituições de Pagamento Eletrônico de Frete (IPEFs), como as da PagBem, esta parte mais burocrática é acelerada com a emissão do CIOT e o início do serviço.
A parceria com a IPFE também permite a emissão do cartão-frete e do vale pedágio. O cartão-frete entrou no lugar da complicada carta-frete e facilitou tanto a vida do motorista quanto da transportadora. Com isso, o motorista passou a ter mais autonomia para escolher onde quer aplicar seu dinheiro, e a empresa consegue gerir as despesas pelo sistema, com direito a relatório para uma análise mais clara.
LEIA TAMBÉM: Qual a importância dos dados nas operações logísticas?
O vale-pedágio (via cartão ou TAG) também facilita o pagamento nas praças de pedágio e reduz os impostos das transportadoras, já que ele agora só incide sobre o frete e não sobre o montante frete + pedágio.
Estes dois benefícios oferecidos pelo sistema da PagBem evitam possíveis multas, uma vez que legalizam os meios de pagamento para frete e para o pedágio.
Quer mais facilidade? A PagBem possui uma rede credenciada que recebe a documentação do serviço realizado pelo motorista, dá baixa e o libera para a próxima viagem. Ou seja, nada de ter que voltar ao ponto de partida com o caminhão vazio, gastando tempo e combustível.
Toda essa automação atrai os embarcadores que desejam firmar parcerias com transportadoras que dominam as inovações do segmento logístico e entendem as necessidades de seus clientes, principalmente em épocas de sazonalidade.
Bom, para ajudar a sua transportadora a se organizar melhor, preparamos uma lista com as datas mais importantes do comércio:
Janeiro: férias / volta às aulas
Fevereiro: Carnaval
Março: Dia Internacional da Mulher
Abril: Páscoa
Maio: Dia das Mães
Junho: Dia dos Namorados
Julho: férias / Dia do Amigo
Agosto: Dia dos Pais
Setembro: Dia do Cliente
Outubro: Dia das Crianças
Novembro: Black Friday
Dezembro: Natal / férias
Não se esqueça que sazonalidade se estende às mudanças de estações do ano e de temperatura, ok?
CONTINUE LENDO: Dicas para fazer um planejamento estratégico em transportadoras
Reduza custos com as soluções da PagBem
Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.
Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.
Para conhecer melhor todas as soluções da PagBem, entre em contato conosco.