Black Friday: como evitar problemas de logística?

27/10/2021

Entre as datas comerciais mais aguardadas pelas lojas brasileiras está a Black Friday. O que era apenas um dia de promoção – última sexta-feira de novembro – agora dura uma semana ou até o mês todo, e atrai os consumidores que estão dispostos a abrir a carteira e desfrutar de descontos especiais da época.

Há quem aproveite a Black Friday para comprar aquele produto que está namorando há meses, mas aguarda o desconto desta data promocional para pagar um pouco mais barato.

Por isso, as lojas que estão dispostas a esvaziar os estoques e atrair novos consumidores precisam estar preparadas. O cuidado com a organização nas vendas vai desde a gestão do estoque de mercadorias até a distribuição com entrega nos prazos estabelecidos.

E, claro, as transportadoras – tão importantes nesta cadeia logística – também precisam se preparar para esta data importante. Não pode haver furos no processo, nem atrasos nas entregas.

LEIA MAIS: E-commerce: como melhorar o serviço de transporte de mercadorias

 

O que as transportadoras devem fazer para garantir o sucesso na Black Friday?

black friday

 

Com certeza não há nenhum empresário que não esteja ansioso para a chegada do mês de novembro para aumentar o faturamento. Só que é importante lembrar que a satisfação do cliente – do embarcador e da marca também – dependem da qualidade do serviço prestado pela transportadora que vai se encarregar de distribuir direitinho as mercadorias.

Para deixar uma boa impressão na Black Friday, uma das datas comerciais mais importantes do ano, vamos deixar aqui algumas dicas para quem possui uma transportadora:

Apresente-se para o mercado
Se você tem uma transportadora e não quer ficar de fora deste festival de distribuição de cargas que a Black Friday oferece, reforce a comunicação com os clientes e trabalhe seu marketing para conquistar novos pedidos. Sempre tem um embarcador precisando de ajuda para desafogar as entregas e sua transportadora tem a chance de se mostrar disponível na hora certa.

Entenda os planos dos seus clientes
Para que marcas, embarcadores e transportadoras saiam ganhando, é imprescindível alinhar expectativas. Conheça a estimativa do fluxo de transporte de cargas, o esquema logístico proposto pela embarcadora para que a mercadoria chegue às mãos do consumidor a tempo.

Defina uma equipe para atender à demanda
Na Black Friday, as pessoas estão atentas às promoções e com pressa para receber o que compraram. Portanto, analise a necessidade de treinar a equipe para este aumento repentino de fluxo ou mesmo de ampliar a equipe para atender à demanda.

 

Faça uma boa revisão dos veículos
Imaginou se o caminhão apresentar algum defeito justamente durante a Black Friday? É um problemão para o relacionamento entre embarcadores e transportadoras. Para evitar estes contratempos, veja se a revisão está em dia (ou cobre o caminhoneiro para se encarregar disso) e garanta o sucesso dos serviços.

Tecnologia? Sim, por favor!
Sistemas ERP e TMS são bem-vindos para agilizar e modernizar os processos logísticos. Firmar parcerias com Instituições de Pagamento Eletrônico de Frete (IPFEs), como a PagBem, é uma boa estratégia para emitir o CIOT com mais eficiência e facilitar transações relacionadas ao cartão-frete e ao vale-pedágio.

Adotando estas dicas, temos certeza de que sua transportadora vai se dar muito bem durante a Black Friday!

LEIA TAMBÉM: Distribuição fracionada: como fazer a gestão de frete correta?

 

Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.

Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.

Para conhecer melhor todas as soluções da PagBem, entre em contato conosco.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Posts recentes

Fim de ano: como gerir corretamente o aumento das entregas?

Fim de ano: como gerir corretamente o aumento das entregas?

As festas de fim de ano estão chegando e já podemos notar uma maior movimentação de caminhões pelas estradas. O fluxo de entregas aumenta muito (muito mesmo!) e as transportadoras precisam estar preparadas para atender às necessidades do comércio e fazer chegar no dia...

Receba nosso conteudo em primeira mão.