Qual a importância dos dados nas operações logísticas?

15/09/2021

Olhar uma planilha repleta de números pode assustar em um primeiro momento. Mas as empresas que buscam novos caminhos para melhorar suas operações logísticas sabem que a interpretação destes dados é uma atividade que não pode mais ser deixada de lado.

Saber analisar números e gráficos é essencial para a tomada de decisão e criação de ações para tornar o negócio mais competitivo, rentável e moderno.

Investir em tecnologia já deixou de ser uma opção há muito tempo. Muitas atividades dependem de recursos digitais, e assim é também para as operações logísticas. Ter dados em mãos e saber analisá-los é algo indispensável.

 

Operações logísticas crescem na proporção dos investimentos

A cadeia logística é muito ampla, e cada etapa faz um determinado uso da tecnologia. Há maquinários que comandam esteiras que levam as caixas para diferentes pontos do armazém, sistemas para etiquetar as mercadorias e facilitar a localização e robôs para realizar picking, packing e para ajudar no abastecimento do caminhão.

E todas essas atividades geram dados que indicam como anda o desempenho de cada operação logística. E cabe à equipe que lê os números fazer a interpretação correta e tomar as decisões mais apropriadas para que os resultados sejam melhores.

No transporte de cargas, por exemplo, o acompanhamento dos dados é necessário e muito bem-vindo. Na tentativa de a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) modernizar e organizar alguns processos, a tecnologia se apresentou para ser parte da solução, e tem se tornado uma ótima parceira para caminhoneiros, transportadoras e embarcadores.

A emissão da documentação para regularizar a carga e o transporte ficou mais rápida com a implantação de sistemas especializados. A roteirização reduziu o tempo dos caminhoneiros nas estradas, agilizou as entregas e reduziu a necessidade de manutenção dos veículos e despesas com combustíveis.

Já o monitoramento de carga aumentou a tranquilidade dos embarcadores, que agora podem saber em tempo real por onde andam suas encomendas.

O acompanhamento desses recursos e seus ajustes dependem da interpretação dos dados gerados, mostrando o papel da tecnologia no aumento dos lucros e na execução mais ágil das operações logísticas.

 

IPEFs: novos dados para impulsionar as operações logísticas

Dados Operações Logísticas

As transportadoras e demais empresas de logística que já usam sistemas de ERP e TMS em suas rotinas podem integrar serviços que tornem as atividades ainda mais organizadas.

Uma das possibilidades é firmar parceria com Instituições de Pagamentos Eletrônicos de Frete (IPEFs), como a PagBem, para tornar os serviços mais simples e ágeis.

A solução da PagBem é compatível com a maioria das plataformas do mercado já utilizada pela transportadora e disponibiliza dados e relatórios para que as equipes responsáveis acompanhem os detalhes financeiros e operacionais das viagens.

Entre os serviços disponíveis pela plataforma da PagBem está o cartão-frete, que permite a emissão dos documentos necessários para legalizar a operação do transporte e a liberação do Código Identificador de Operação de Transporte (CIOT).

Com o cartão-frete, as transportadoras dizem adeus à antiga carta-frete, um sistema que onerava os caminhoneiros na hora de abastecer o caminhão e pagar outras despesas.

O cartão-frete da PagBem oferece:

  • Mais praticidade para o caminhoneiro;
  • Mais segurança na estrada, pois substitui o dinheiro vivo;
  • Descontos no diesel nos postos credenciados da PagBem.

Ao final do serviço, o caminhoneiro vai até os postos credenciados da PagBem espalhados pelo país para entregar a documentação referente ao serviço e, de lá mesmo, pode iniciar outra viagem, sem a necessidade de circular pelas estradas com o caminhão vazio.

Outro serviço do sistema da PagBem é o vale-pedágio, que é pago pelo embarcador para que o caminhoneiro use nas praças de pedágio e siga a viagem com mais segurança, sem levar dinheiro em espécie. A carga com o valor referente às tarifas pode ser feita via cartão PagBem ou TAG eletrônica.

Ele oferece uma série de vantagens:

  • É isento de impostos, um alívio para as transportadoras;
  • Não interfere no pagamento do caminhoneiro (antes era necessário tirar parte do valor do frete para pagar o pedágio);
  • Evita desvios arriscados para burlar o pedágio.

A solução da PagBem ainda oferece um sistema completo de roteirização, indicando os caminhos mais seguros e rápidos para garantir a segurança do veículo, do caminhoneiro e da carga a ser transportada.

A PagBem também oferece uma plataforma de gestão de despesas, para que as empresas possam acompanhar a frota e os colaboradores. Com ele, é possível administrar com facilidade gastos com refeições, mão de obra, custos de descarga, manutenções emergenciais de veículos etc. Os colaboradores podem recarregar o cartão de forma 100% online e fazer pagamentos com bandeira Visa.

 

Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.

Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.

Para conhecer melhor todas as soluções da PagBem, entre em contato conosco.

Posts recentes

Logística reversa: você sabe como funciona?

Logística reversa: você sabe como funciona?

Você certamente já ouviu falar em logística reversa, conceito que tem ganhado cada vez mais força no mercado mundial - especialmente no setor industrial e de transporte de mercadorias.  Em um cenário cada vez mais globalizado e competitivo, manter o equilíbrio entre a...

Festas juninas e a importância do serviço de transporte

Festas juninas e a importância do serviço de transporte

Poucas celebrações no Brasil são tão aguardadas quanto a festa junina. Ainda mais este ano, que marca o retorno das quermesses depois de um longo período sem festejos por causa da pandemia de Covid-19. No nordeste, onde a festa de São João é tradicional – e patrimônio...

Armazenagem e transporte de carga: como alinhar os dois processos?

Armazenagem e transporte de carga: como alinhar os dois processos?

Você já parou para pensar no quão importante é o processo de armazenagem da carga? Ou, ainda, em como uma equipe integrada pode fazer toda a diferença na operação logística como um todo? O setor de transporte de carga é conhecido por sua complexidade, uma vez que é...

Receba nosso conteudo em primeira mão.

For security verification, please enter any random two digit number. For example: 87