Transporte rodoviário e trade marketing: como criar uma parceria de sucesso?

15/12/2021

Todas as etapas que envolvem o trade marketing são importantes, mas o transporte rodoviário possui um papel essencial. Sem ele, os produtos que saem das indústrias não chegariam às prateleiras dos pontos de venda.

A conexão correta entre a equipe de trade marketing e as transportadoras evita a famosa ruptura, aquele sentimento de frustração que toma conta do consumidor quando ele não encontra o produto que procura na gôndola.

Essa boa relação também evita o desperdício, pois o excesso de mercadorias pode resultar na perda material e financeira – principalmente quando o produto é perecível –, cujo prazo de validade é curto e suas condições de transporte e armazenamento são frágeis.

E vale lembrar que o papel do transporte rodoviário na cadeira de trade marketing pode começar muito antes de distribuição das mercadorias. O modal permite que as matérias-primas cheguem até a indústria para permitir a produção dos itens.

Ah, e não podemos nos esquecer do pós-venda, ou seja, da logística reversa, que depende do transporte rodoviário para descartar corretamente as embalagens vazias.

LEIA MAIS: Logística de alimentos perecíveis: quais os principais cuidados?

 

Trade marketing está em constante inovação. E o transporte rodoviário também!

Assim como acontece em outros setores, o trade marketing encontra na tecnologia uma importante parceira para se desenvolver e modernizar seus processos.

Com a ajuda de softwares especializados, os profissionais de trade marketing conseguem acompanhar em detalhes indicadores de vendas e do inventário dos estoques de cada ponto de venda. Com isso, tomam decisões mais assertivas a respeito do abastecimento, evitando rupturas e excessos de mercadorias, situações que prejudicam a imagem da marca e o planejamento financeiro.

Tendo acesso a dados mais aprofundados e precisos, a equipe de trade marketing aciona o transporte rodoviário com precisão, fazendo com que o abastecimento seja feito corretamente e no momento apropriado.

 

E sabe como facilitar a comunicação entre os profissionais de trade marketing e as transportadoras? Ora, usando a tecnologia!

As transportadoras se buscam inovação já fazem uso de plataformas especializadas para emitir as ordens de serviço e o CIOT com mais agilidade. A iniciativa evita perda de tempo com burocracias que comprometem o vai e vem das mercadorias.

Estas soluções tecnológicas são desenvolvidas pelas Instituições de Pagamento Eletrônico de Frete (IPFEs), a exemplo da PagBem, que oferecem também recursos para facilitar o dia a dia do motorista do caminhão, como o cartão-frete e o vale-pedágio.

Com o cartão-frete o condutor pode pagar suas despesas de forma segura e abastecer o veículo em postos credenciados da PagBem (são mais de 1.300!). E o vale-pedágio, em cartão ou TAG, organiza melhor o pagamento das tarifas nas praças de pedágio por todo o país.

Toda essa tecnologia torna a relação entre trade marketing e o transporte rodoviário mais forte, uma vez que os processos de um lado e de outro ganharam a agilidade e uma análise de dados mais precisa. Bom também para o consumidor que desfruta dessa parceria enchendo o carrinho com produtos da sua preferência!

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Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.

Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.

Para conhecer melhor todas as soluções da PagBem, entre em contato conosco.

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