Mais do que uma profissão, ser um caminhoneiro é um estilo de vida. Afinal, a rotina na estrada nem sempre é fácil. Das vias precárias ao risco de furto e roubo, o dia a dia dos caminhoneiros é cheio de desafios, que, muitas vezes, envolve percursos longos e horas de direção.
Muito embora exista uma lei que estabeleça períodos de descanso – o caminhoneiro não pode dirigir por mais de cinco horas e meia seguidas e as pausas devem ser de, pelo menos, 30 minutos, além do intervalo para almoço, por exemplo –, a realidade das rodovias brasileiras ainda exige muito desses profissionais. Especialmente experiência e um bom caminhão.
Para driblar o cansaço físico, a má alimentação e as longas distâncias entre um trajeto e outro, muitos motoristas tornam, inclusive, o caminhão a extensão da sua casa. E quanto mais equipado, melhor.
Boleia, a grande amiga do caminhoneiro
Passar grandes períodos longe de casa pode ser desafiador. Por isso, muitas vezes a boleia do caminhão está cheia de retratos, músicas e memórias, em uma tentativa de tornar os dias e as noites menos cansativos.
Em teoria, a boleia do caminhão é o local onde o motorista dirige e pode descansar. Na parte traseira há um espaço para que eles durmam e façam do caminhão seu local de repouso, com cama leito ou uma espécie de sofá-cama.
Os caminhões contam, ainda, com cozinha equipada com fogão, geralmente acoplada à carroceria do caminhão na parte externa, e geladeira. Estas últimas podem ser internas ou externas, junto com o restante dos equipamentos da chamada caixa de cozinha – ou, ainda, caixa de boia.
O caminhoneiro Rogério Coruja, parceiro da PagBem, gravou um vídeo mostrando um pouco da sua rotina nas estradas. Quando conversamos, ele já estava na estrada há quatro dias.
É importante notar, no entanto, que nem todo veículo pode transportar estes itens. Caminhões tanque ou que transportam líquidos inflamáveis não podem ter cozinha, pelo alto risco de explosão.
E, embora os motoristas estejam preparados e os veículos cada vez mais equipados, ainda não existem caminhões com banheiro aqui no Brasil. Isso significa que o motorista sempre deve utilizar as estruturas dos postos de combustíveis ou de empresas.
Daí a importância de tomar cuidado ao parar e abastecer. Além de evitar panes durante uma viagem ou problemas de manutenção do caminhão devido ao uso de combustível adulterado, as paradas são mais estratégicas e seguras quando realizadas em lugares de confiança.
Além da boa e velha indicação de outros motoristas parceiros, uma boa dica é buscar sempre postos credenciados PagBem. São mais de 1.300 espalhados pelas rodovias brasileiras, que além de mais segurança, ajudam a tornar os processos mais ágeis e transparentes.
https://www.instagram.com/reel/CxG3lj8pfwr/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
https://www.instagram.com/reel/CsFJwPQJn4K/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
Reduza custos com as soluções da PagBem
Criada em 2015, a PagBem intermedia os pagamentos de frete e pedágio entre transportadoras e embarcadores. Por meio de um sistema totalmente otimizado, atende diferentes demandas logísticas do modal rodoviário, entre elas a roteirização inteligente do melhor caminho que sua carga fará e o cálculo de custo de pedágio a ser pago.
Também conta com uma ampla rede credenciada, onde é possível entregar suas documentações de viagens realizadas, obter descontos exclusivos no preço diesel e realizar saques com tarifas a preços acessíveis.
Temos mensalidades que cabem no seu bolso! Venha conferir, entre em contato e seja PagBem você também!