O que é romaneio de carga e qual a sua importância?

23/08/2023

por | ago 23, 2023 | Transporte

Nos últimos anos, o romaneio de carga tem se consolidado como uma ferramenta importante na gestão logística. Isso porque, em um mercado tão dinâmico como este, o planejamento e a organização são essenciais para que as empresas garantam a eficiência dos processos e entregas mais inteligentes.

Igualmente importante é conhecer e entender o que está sendo transportado. E é nesse cenário que o romaneio de carga se destaca.

Obrigatório em determinadas situações, como no desembaraço aduaneiro ou no transporte de cargas perigosas, o documento consolida a lista das mercadorias e todas as informações referentes à carga transportada, o que inclui, por exemplo o tipo de produto e de embalagem utilizada, bem como peso e dimensões.

A ideia, em linhas gerais, é concentrar em apenas um único documento todos os dados relevantes referentes à distribuição. Mais segurança, eficiência e praticidade para todos os envolvidos no processo logístico.

LEIA MAIS: Confira os documentos necessários para realizar o transporte de cargas

 

Como é feito o romaneio de carga?

Embora seja importante, especialmente no transporte rodoviário de cargas, não existem ainda aspectos pré-definidos para o romaneio de carga. Isto é, o documento é regido pela Instrução Normativa SRF 680 e pelo Regulamento Aduaneiro, mas não é aplicável em todos os casos e, portanto, vai de acordo com as necessidades de controle da empresa ou do tipo de carga.

Além disso, não existe um modelo padrão para a criação do documento: ele pode ser feito em papel, em uma planilha ou, ainda, em um software automatizado. Ainda assim, algumas informações básicas devem sempre estar presentes no relatório, como:

  • Notas fiscais emitidas;
  • Volume transportado;
  • Tipo de embalagem usada para transporte; e
  • Peso e dimensão do produto.

LEIA TAMBÉM: Filial estendida: solução para gestão de documentos nas estradas

 

Benefícios do romaneio de carga: vale a pena?

o-que-e-romaneio-de-carga

A não obrigatoriedade do romaneio de carga não invalida sua importância para o setor. Uma vez que reúne todos os detalhes da carga transportada, o documento se apresenta como uma excelente ferramenta de gestão de riscos e processos.

Afinal, permite realizar a conferência e fiscalização dos itens de um jeito simples e rápido e torna o acesso às informações mais transparente e seguro. Sim, seguro, porque serve como garantia no caso de sinistro – de danos à mercadoria ao roubo de carga.

Por outro lado, o documento também garante melhor visibilidade sobre os processos e resultados, além de uma comunicação mais eficiente entre motoristas, transportadoras e clientes. Com isso, é possível aumentar a produtividade e minimizar perdas e falhas no meio do caminho.

E como fazer isso? Conforme mencionamos anteriormente, o romaneio de carga pode ser emitido em diferentes formatos, mas a melhor forma de fazê-lo é por meio de sistemas automatizados, que reúnem todos os documentos necessários para o transporte logístico.

Trabalhar com empresas que têm a tecnologia no DNA pode colocar a transportadora em destaque frente às concorrentes e, ainda, gerar ganhos em relação à produtividade e tempo.

CONTINUE LENDO: Gestão de custos: como usar a tecnologia para agilizar o processo?

 

Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem intermedia os pagamentos de frete e pedágio entre transportadoras e embarcadores. Por meio de um sistema totalmente otimizado, atende diferentes demandas logísticas do modal rodoviário, entre elas a roteirização inteligente do melhor caminho que sua carga fará e o cálculo de custo de pedágio a ser pago.

Também conta com uma ampla rede credenciada, onde é possível entregar suas documentações de viagens realizadas, obter descontos exclusivos no preço diesel e realizar saques com tarifas a preços acessíveis.

Temos mensalidades que cabem no seu bolso! Venha conferir, entre em contato e seja PagBem você também!

Posts recentes

Símbolos nas embalagens e o cuidado no transporte

Você já deve ter notado que as caixas de papelão vêm, geralmente, acompanhadas de figuras. De extrema importância para o processo logístico, os símbolos nas embalagens ajudam a garantir que as mercadorias cheguem ao seu destino intactas e prontas para uso. Mas, para...

Monitoramento de entregas: quais as vantagens?

O monitoramento de entregas é essencial para empresas que desejam garantir a segurança e a eficiência de suas operações – e alcançar um alto nível de excelência e satisfação dos clientes. Por meio de tecnologias avançadas, é possível rastrear em tempo real a...

Categorias