Gestão de custos: como usar a tecnologia para agilizar o processo?

07/06/2023

por | jun 7, 2023 | Dicas, Logística

Nos últimos anos, o investimento em tecnologia tornou-se quase que uma obrigatoriedade em empresas de diversos setores que desejam tornar a gestão de custos mais ágil e dinâmica. O segmento logístico, é claro, não fica de fora.

Para oferecer serviços de qualidade e preços competitivos, as transportadoras têm apostado em inovações que permitem fazer mais, melhor e com menos recursos. Isto inclui a adoção de serviços e softwares que permitem a otimização dos processos e um controle de custos mais eficiente.

Esta, aliás, não é uma realidade exclusiva do segmento. Um estudo da TNS Research revela que as empresas que investem em tecnologia têm aumento na receita e, crescem aproximadamente 60% a mais em comparação com aquelas que não o fazem.

LEIA MAIS: Empreendedorismo e inovação no TRC: quais os desafios e oportunidades?

 

Mais funcionalidades para a gestão de custos

A gestão de custos é essencial para garantir a sustentabilidade de qualquer negócio. No segmento de transportes de carga, principalmente, já que o mercado nacional de frete movimenta cerca de R$ 365 bilhões anualmente.

A relevância para a economia reflete também o desafio de controlar os custos e tornar os processos mais eficientes.

Isso porque, juntos, combustível, mão de obra e gastos com o veículo representam 90% dos custos operacionais de uma transportadora, de acordo com a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). Ou seja, os gastos de uma transportadora devem ser controlados de perto.

Nesse cenário, contar com a tecnologia como aliada é essencial para quem deseja alavancar os negócios e garantir uma gestão de custos coesa, além de maior eficiência da frota.

LEIA TAMBÉM: Veja os custos logísticos que impactam o dia a dia das transportadoras

 

Como definir a melhor tecnologia a ser utilizada para fazer a gestão de custos?

gestao-de-pagamentos-pagbem

Há atualmente no mercado uma série de softwares de gestão que otimizam os processos de um jeito simples e funcional. Capazes de integrar todos os setores da empresa, eles podem ser utilizados ao mesmo tempo por todos os envolvidos na cadeia logística, em diferentes níveis – do gestor aos motoristas e veículos.

Esse tipo de tecnologia permite mapear os processos e os fluxos de trabalho, bem como extrair dados para análise, garantindo uma visão mais ampla da operação logística. Dessa forma, é possível identificar os gaps operacionais, bem como gerenciar de maneira mais assertiva as rotas, entregas e balanço financeiro.

Embora eles sejam o centro da questão, os softwares de gestão de custos não trabalham sozinhos. Aliados a sistemas e serviços de Gestão de Frete ou de Vale-Pedágio, por exemplo, eles podem garantir um resultado ainda melhor e mais coerente para os negócios.

A PagBem conta com esse tipo de serviço em seu portfólio, que permite realizar pagamentos e recebimentos de frete para terceiros e emissão de CIOT gratuito; ou, ainda, adiantar o pagamento do vale-pedágio obrigatório, via cartão ou Tag Sem Parar.

Outra opção é o serviço de Gestão de Despesas, que garante à transportadora a gestão dos pagamentos para frota de forma digital através do cartão PagBem. Menos documentos para gerenciar e um processo muito mais eficiente e rápido.

Evidentemente, sistemas inteligentes e que se conectam prometem tornar as operações mais viáveis e automatizadas.

Para as transportadoras, os ganhos são muitos, inclusive, uma vez que é possível centralizar as informações em um único lugar. Para os motoristas, especificamente, traz a praticidade de tornar processos, que antes eram manuais, em algo mais relevante e rápido.

CONTINUE LENDO: Dicas para fazer um planejamento estratégico em transportadoras

 

Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem intermedia os pagamentos de frete e pedágio entre transportadoras e embarcadores. Por meio de um sistema totalmente otimizado, atende diferentes demandas logísticas do modal rodoviário, entre elas a roteirização inteligente do melhor caminho que sua carga fará e o cálculo de custo de pedágio a ser pago.

Também conta com uma ampla rede credenciada, onde é possível entregar suas documentações de viagens realizadas, obter descontos exclusivos no preço diesel e realizar saques com tarifas a preços acessíveis.

Temos mensalidades que cabem no seu bolso! Venha conferir, entre em contato e seja PagBem você também!

Posts recentes

Símbolos nas embalagens e o cuidado no transporte

Você já deve ter notado que as caixas de papelão vêm, geralmente, acompanhadas de figuras. De extrema importância para o processo logístico, os símbolos nas embalagens ajudam a garantir que as mercadorias cheguem ao seu destino intactas e prontas para uso. Mas, para...

Monitoramento de entregas: quais as vantagens?

O monitoramento de entregas é essencial para empresas que desejam garantir a segurança e a eficiência de suas operações – e alcançar um alto nível de excelência e satisfação dos clientes. Por meio de tecnologias avançadas, é possível rastrear em tempo real a...

Categorias