Logística outbound: o que você precisa saber?

17/08/2022

por | ago 17, 2022 | Logística

Você certamente já ouviu falar em logística outbound, um processo essencial para a cadeia de suprimentos. Basicamente, o fluxo inclui todas as etapas para que a mercadoria saia da empresa e chegue ao destino (cliente) no prazo.

Assim como acontece com a logística inbound, o conceito, quando bem aplicado, ajuda a reduzir custos e a ampliar a eficiência do transporte, aumentando as oportunidades e os lucros.

Além disso, a estruturação do negócio de forma clara e objetiva confere ao sistema de gestão e aos fluxos uma operação mais integrada, trazendo ganhos em eficiência na comunicação e na relação entre fornecedores, transportadoras e clientes.

 

Diferença entre logística outbound e inbound

Um bom processo logístico compreende desde a produção até a entrega final e satisfação do cliente. Afinal, cuidar para que todas as etapas funcionem perfeitamente e em sintonia é essencial para o sucesso do negócio.

Neste cenário, dois termos despontam e chamam a atenção: logística inbound e logística outbound. Embora sejam parecidas, elas se diferem quanto ao momento de atuação.

A primeira está relacionada ao fluxo de materiais, dados e informações – dos fornecedores de matéria-prima até o recebimento das mercadorias. Ou seja, é responsável por controlar a entrada de insumos, bens e serviços na empresa – o que inclui transporte, armazenamento e entrega de materiais.

A logística outbound, por sua vez, envolve as etapas seguintes e tem como objetivo principal garantir que o produto chegue até o cliente. Em outras palavras, está relacionada à pós-produção, dando continuidade no fluxo fornecedor, fabricante e consumidor final.

LEIA MAIS: Como a tecnologia vem transformando a logística?

 

Como funciona a logística outbound?

transporte-logistica-outbound

A logística outbound é responsável por todas as etapas que compreendem a entrega da mercadoria: do momento em que ela sai da empresa à chegada na casa do cliente ou em um centro de distribuição (CD).

Em um mercado cada vez mais competitivo, onde a experiência com a entrega é decisiva para a satisfação dos clientes, esse processo logístico desempenha um papel ainda mais crucial.

Uma boa gestão nesse sentido pode, inclusive, colocar a empresa à frente do concorrente. Afinal, quem é que não quer receber sua mercadoria em casa, dentro do prazo, com as características solicitadas?

Para ter êxito, a implementação da logística outbound eficiente deve considerar alguns detalhes e passar por etapas como:

  • Distribuição e movimentação de cargas: o gestor logístico deve considerar sempre os melhores caminhões para o acondicionamento da carga, traçando uma rota estratégica para a chegada ao destino – que seja eficiente e diminua o tempo de entrega.
  • Monitoramento de cargas: ter as informações sobre o trajeto e a carga em tempo real ajuda a traçar estratégias de ação e minimizar os efeitos de eventuais incidentes – sejam eles atrasos, acidentes, roubos de carga e muito mais.
  • Política de trocas e devoluções: a entrega final não é a última fase do processo de logística outbound, uma vez que é preciso estar preparado para as possíveis demandas de troca e devolução dessa mercadoria, garantindo o direito e a satisfação do cliente.

LEIA TAMBÉM: Qual a importância dos dados nas operações logísticas?

Por fim, cabe lembrar que a logística outbound tem como função garantir que cada produto chegue ao seu destino no prazo determinado – e em perfeitas condições. Por isso, investir em tecnologias que auxiliem na otimização do fluxo é tão importante para que tudo saia como o planejado.

No sistema desenvolvido pela PagBem, a transportadora agiliza a emissão da Ordem de Serviço e emissão do CIOT e tem acesso a um programa de rotas que ajuda a definir os trajetos mais seguros e rápidos para o motorista de caminhão. Assim, a empresa evita gastos desnecessário de combustível e manutenção e aumenta a garantia de que a mercadoria chegará ao seu destino intacta e no prazo!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre logística outbound, que tal continuar a leitura e entender mais sobre a logística inbound?

CONTINUE LENDO: Como lidar com os períodos de sazonalidade na logística? Entenda aqui

 

Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.

Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.

Para conhecer melhor todas as soluções da PagBem, entre em contato conosco.

Posts recentes

Símbolos nas embalagens e o cuidado no transporte

Você já deve ter notado que as caixas de papelão vêm, geralmente, acompanhadas de figuras. De extrema importância para o processo logístico, os símbolos nas embalagens ajudam a garantir que as mercadorias cheguem ao seu destino intactas e prontas para uso. Mas, para...

Monitoramento de entregas: quais as vantagens?

O monitoramento de entregas é essencial para empresas que desejam garantir a segurança e a eficiência de suas operações – e alcançar um alto nível de excelência e satisfação dos clientes. Por meio de tecnologias avançadas, é possível rastrear em tempo real a...

Categorias