Centro de distribuição é uma boa estratégia para o e-commerce?

16/11/2022

por | nov 16, 2022 | Dicas, Logística

Os centros de distribuição têm desempenhado um papel cada vez mais importante no mercado como um todo – especialmente para o e-commerce. Considerados um diferencial competitivo para as marcas, eles permitem uma melhor execução, agilidade e eficiência na operação logística.

Instalados em locais estratégicos, estes galpões são capazes de armazenar as mercadorias quando elas chegam das fábricas e antes de serem entregues aos pontos de venda (PDV), por exemplo, diminuindo o tempo e custo de envio de forma considerável. 

Os centros de distribuição, no entanto, não vieram apenas para reduzir os dois grandes gargalos da logística do e-commerce, uma vez que foram estruturados para receber os produtos de uma empresa de forma centralizada.

Assim, eles desempenham, atualmente, um papel estratégico e que permite um processo logístico adequado e organizado, por meio da distribuição dos produtos de forma fracionada, em quantidades menores. Ou seja, traz ganhos para o varejo e para o operador logístico.

LEIA MAIS: Armazenagem e transporte de carga: como alinhar os dois processos?

 

Por que investir em centros de distribuição?

centro-de-distribuicao-vantagens

Ganhar escala nem sempre é uma tarefa fácil, mas, com os centros de distribuição é possível. Além de resolver gargalos logísticos, como tempo de entrega e custos de armazenamento, eles aumentam a eficiência das operações de transporte e armazenamento, agilizando a fase final do ciclo logístico. Em outras palavras, aumentam a competitividade e tornam os prazos de entrega muito mais curtos e ágeis.

E as vantagens de investir nesses galpões não param por aí. Versáteis e com funções importantes na cadeia produtiva e logística de uma empresa, eles prometem ganhos em diversos níveis. Ainda não está convencido? Entenda por que você deve investir em centros de distribuição para o seu e-commerce.

 

Mais facilidade no recebimento e armazenamento de mercadorias

As pessoas procuram o e-commerce pela facilidade de compra e agilidade de entrega. Não à toa, quem quer ter sucesso neste segmento, geralmente, conta com um bom planejamento de estoque. 

E, para isso, é importante contar com uma equipe preparada para receber e armazenar as mercadorias – a operação é frequente e de grande importância. Afinal, é preciso armazenar a quantidade de produtos suficiente para suprir as demandas dos clientes, sem excessos ou faltas.

Da organização das docas de descarga dos carros e caminhões à conferência da carga e da documentação, contar com uma equipe especializada e focada nisso, como acontece nos centros de distribuição, pode ser a chave do sucesso para o negócio.

 

Melhor capacidade de movimentação

Ainda em linha com o tópico anterior, mais do que receber os produtos, é preciso garantir processos organizados e a movimentação correta dos produtos dentro da unidade física. Embora sejam ágeis para atender às demandas de entrega, os CDs têm equipes especializadas e preparadas para realizar a limpeza das docas e dos espaços, além de garantir uma melhor circulação de produtos e equipamentos.

 

Agilidade na separação de mercadorias

A separação tem um papel fundamental nos centros de distribuição, uma vez que é a última etapa na qual a empresa tem controle dos processos e dos produtos.

Além de retirar as mercadorias armazenadas e prepará-las para a expedição, o processo deve seguir as regulamentações impostas por órgãos fiscalizadores, evitando erros e multas.

Como pudemos observar, o objetivo dos centros de distribuição é, justamente, agilizar as entregas e garantir que os processos fluam como o esperado. Com um layout adequado e uma equipe preparada para atender às mais diversas demandas, o investimento em CDs pode fazer toda diferença na produtividade, diminuindo gastos com multas, equipamentos e atrasos.

LEIA TAMBÉM: Fim de ano: como gerir corretamente o aumento das entregas?

 

Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.

Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.

Para conhecer melhor todas as soluções da PagBem, entre em contato conosco.

Posts recentes

Símbolos nas embalagens e o cuidado no transporte

Você já deve ter notado que as caixas de papelão vêm, geralmente, acompanhadas de figuras. De extrema importância para o processo logístico, os símbolos nas embalagens ajudam a garantir que as mercadorias cheguem ao seu destino intactas e prontas para uso. Mas, para...

Monitoramento de entregas: quais as vantagens?

O monitoramento de entregas é essencial para empresas que desejam garantir a segurança e a eficiência de suas operações – e alcançar um alto nível de excelência e satisfação dos clientes. Por meio de tecnologias avançadas, é possível rastrear em tempo real a...

Categorias