Armazenagem e transporte de carga: como alinhar os dois processos?

04/05/2022

Você já parou para pensar no quão importante é o processo de armazenagem da carga? Ou, ainda, em como uma equipe integrada pode fazer toda a diferença na operação logística como um todo?

O setor de transporte de carga é conhecido por sua complexidade, uma vez que é responsável por coordenar um grande volume de produção e movimentação de materiais dentro e fora do negócio. 

Com tanta informação em mãos, uma boa comunicação e alinhamento entre as equipes de armazenagem e transporte são detalhes fundamentais para o sucesso do negócio. Quer saber o porquê? Continue a leitura deste artigo e descubra!

 

Armazenagem x transporte de carga

As operações logísticas envolvem uma série de atividades, como entrada de produtos, armazenamento, separação dos pedidos, rastreamento de cargas, entre outros. Por isso, uma gestão eficiente faz toda a diferença e ajuda a garantir a integridade das mercadorias e, de quebra, a satisfação do cliente.

Tão importante quanto o monitoramento e os processos bem definidos, o alinhamento entre as equipes de armazenagem e transporte também devem entrar em pauta. Isso porque elas são totalmente dependentes uma da outra. 

Afinal, é por meio do processo de armazenagem que são definidos os locais e horários para a movimentação das mercadorias, otimizando todo o fluxo. A centralização dessas informações, por sua vez, facilita o recebimento, a preparação e o transporte dos produtos, para que cheguem seguros ao consumidor final.

Ou seja, a falta de transparência e falha na interação podem causar uma série de erros de execução e falhas no processo, gerando custos extras, retrabalho, desperdício de materiais e recursos financeiros e muito mais.

LEIA MAIS: Como a tecnologia vem transformando a logística?

 

Importância da comunicação entre equipes de armazenagem e transporte

armazenagem-transporte-de-carga-logística

Não é segredo para ninguém que a boa e velha comunicação entre pares ajuda na identificação e solução de qualquer falha na cadeia logística ou problema, seja ele de armazenamento ou de transporte. 

Quanto mais cedo os responsáveis forem comunicados, mais rapidamente serão adotadas as medidas necessárias para solucionar a situação.

Além disso, o alinhamento entre as equipes tende a tornar os processos mais transparentes, simplificando e agilizando todas as etapas, reduzindo, também, o tempo de entrega dos itens ao destinatário final, por exemplo.

LEIA TAMBÉM: Construção civil: como otimizar a logística para tornar o setor mais produtivo?

 

Dicas para uma gestão logística mais eficiente

É inegável que uma fase depende da outra para que as operações fluam bem. Por isso, é preciso cuidar para que as equipes trabalhem em sintonia e as informações estejam sempre disponíveis de forma clara, objetiva e acessível.

Dessa forma, é possível garantir a tomada de decisões e o pleno funcionamento das operações, aumentando também a satisfação da equipe, que ganha mais autonomia e produtividade, e dos clientes.

Para tanto, é fundamental ir além e investir em sistemas automatizados que ajudem a otimizar os processos: da fiscalização e integração de plataformas à gestão de documentos, notas fiscais e pedágio.

E por falar em pedágio, nessa hora é importante contar com boas parcerias para evitar problemas nas estradas. A PagBem possui um sistema que ajuda a sua empresa a fazer a gestão de frete e pedágio, caso você tenha frota terceirizada, e gestão de despesas, caso você conte com frota própria. De forma rápida e segura, você organiza o seu negócio!

 

Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.

Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.

Para conhecer melhor todas as soluções da PagBem, entre em contato conosco.

Posts recentes

Dashboard: O painel de controle no transporte de frete

Neste artigo, exploramos o papel crucial dos dashboards no gerenciamento eficiente de fretes. Entenda o que são dashboards, seus diferentes tipos e como eles proporcionam visibilidade em tempo real, otimização de rotas, gestão de inventário e acompanhamento de desempenho. Descubra os componentes essenciais de um dashboard eficaz e as tendências tecnológicas que estão moldando o futuro da logística.

Cabotagem: A Solução Logística Eficiente e Sustentável para o Brasil

Este artigo explora a cabotagem como uma solução logística eficiente e sustentável no Brasil. Através de uma entrevista com Roberto Brasil, Gerente de Supply Chain do Grupo Bun, o texto destaca os benefícios da cabotagem, como redução de custos, menor impacto ambiental e maior capacidade de carga. O cenário atual e as perspectivas do setor também são abordados, incluindo desafios como a necessidade de maior competitividade. A cabotagem é apresentada como uma oportunidade para empresas que buscam otimizar sua logística e promover a sustentabilidade.

Categorias