Nos últimos anos, o romaneio de carga tem se consolidado como uma ferramenta importante na gestão logística. Isso porque, em um mercado tão dinâmico como este, o planejamento e a organização são essenciais para que as empresas garantam a eficiência dos processos e entregas mais inteligentes.
Igualmente importante é conhecer e entender o que está sendo transportado. E é nesse cenário que o romaneio de carga se destaca.
Obrigatório em determinadas situações, como no desembaraço aduaneiro ou no transporte de cargas perigosas, o documento consolida a lista das mercadorias e todas as informações referentes à carga transportada, o que inclui, por exemplo o tipo de produto e de embalagem utilizada, bem como peso e dimensões.
A ideia, em linhas gerais, é concentrar em apenas um único documento todos os dados relevantes referentes à distribuição. Mais segurança, eficiência e praticidade para todos os envolvidos no processo logístico.
LEIA MAIS: Confira os documentos necessários para realizar o transporte de cargas
Como é feito o romaneio de carga?
Embora seja importante, especialmente no transporte rodoviário de cargas, não existem ainda aspectos pré-definidos para o romaneio de carga. Isto é, o documento é regido pela Instrução Normativa SRF 680 e pelo Regulamento Aduaneiro, mas não é aplicável em todos os casos e, portanto, vai de acordo com as necessidades de controle da empresa ou do tipo de carga.
Além disso, não existe um modelo padrão para a criação do documento: ele pode ser feito em papel, em uma planilha ou, ainda, em um software automatizado. Ainda assim, algumas informações básicas devem sempre estar presentes no relatório, como:
- Notas fiscais emitidas;
- Volume transportado;
- Tipo de embalagem usada para transporte; e
- Peso e dimensão do produto.
LEIA TAMBÉM: Filial estendida: solução para gestão de documentos nas estradas
Benefícios do romaneio de carga: vale a pena?
A não obrigatoriedade do romaneio de carga não invalida sua importância para o setor. Uma vez que reúne todos os detalhes da carga transportada, o documento se apresenta como uma excelente ferramenta de gestão de riscos e processos.
Afinal, permite realizar a conferência e fiscalização dos itens de um jeito simples e rápido e torna o acesso às informações mais transparente e seguro. Sim, seguro, porque serve como garantia no caso de sinistro – de danos à mercadoria ao roubo de carga.
Por outro lado, o documento também garante melhor visibilidade sobre os processos e resultados, além de uma comunicação mais eficiente entre motoristas, transportadoras e clientes. Com isso, é possível aumentar a produtividade e minimizar perdas e falhas no meio do caminho.
E como fazer isso? Conforme mencionamos anteriormente, o romaneio de carga pode ser emitido em diferentes formatos, mas a melhor forma de fazê-lo é por meio de sistemas automatizados, que reúnem todos os documentos necessários para o transporte logístico.
Trabalhar com empresas que têm a tecnologia no DNA pode colocar a transportadora em destaque frente às concorrentes e, ainda, gerar ganhos em relação à produtividade e tempo.
CONTINUE LENDO: Gestão de custos: como usar a tecnologia para agilizar o processo?
Reduza custos com as soluções da PagBem
Criada em 2015, a PagBem intermedia os pagamentos de frete e pedágio entre transportadoras e embarcadores. Por meio de um sistema totalmente otimizado, atende diferentes demandas logísticas do modal rodoviário, entre elas a roteirização inteligente do melhor caminho que sua carga fará e o cálculo de custo de pedágio a ser pago.
Também conta com uma ampla rede credenciada, onde é possível entregar suas documentações de viagens realizadas, obter descontos exclusivos no preço diesel e realizar saques com tarifas a preços acessíveis.
Temos mensalidades que cabem no seu bolso! Venha conferir, entre em contato e seja PagBem você também!