Entenda o que é e como funciona a logística inbound

06/07/2022

Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, a logística inbound tem se destacado como um diferencial importante para os negócios. Especialmente para aqueles que precisam garantir um fluxo consistente nos processos e controlar, de perto, a cadeia de suprimentos. 

Afinal, para que o serviço ou o produto chegue ao consumidor, todas as etapas devem estar em sincronia – da entrega e armazenamento dos insumos e matérias-primas à produção.

Mas, para que isso seja uma realidade possível, empresas e fornecedores devem estabelecer uma boa relação e comunicação, evitando atrasos e ausência de estoque. Entenda agora como a logística inbound pode ajudar neste processo.

 

Entenda o conceito de logística inbound

A boa gestão de matérias-primas e produtos usados no dia a dia é essencial para garantir a fluidez nos processos e evitar a paralisação da linha de produção ou atraso nas entregas.

E é nesse cenário que entra a logística inbound. O termo é utilizado para se referir a todos os processos relacionados à compra, ao transporte, ao armazenamento e à entrada de bens e serviços em determinada companhia. Isso inclui a fase de negociação, definição dos processos, quantidade de mercadorias, prazos, entre outros detalhes. 

Quando (e se) bem-feito, o processo garante que os insumos cheguem à empresa em fluxo contínuo, no momento exato em que serão utilizadas na produção – evitando, assim, gastos com galpões para armazenamento de estoques desnecessários.

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Diferença entre logística inbound x outbound

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Do transporte, armazenamento e entrega de matérias-primas a informações sobre os fornecedores, a logística inbound ajuda a suprir um dos grandes desafios do setor: o controle da cadeia de suprimentos. Dentre suas principais funções, destacam-se:

  • Planejamento do fluxo de materiais e reposição de insumos;
  • Controle da entrada de insumos, bens e serviços na sua empresa;
  • Recebimento e descarga de produtos e matéria-prima;
  • Retorno das embalagens (logística reversa).

Mas, outro conceito que desponta no mercado é o da logística outbound. Ao contrário da primeira, ele está relacionado a todas as atividades pós-produção e tem como foco a entrega e relacionamento entre empresa e consumidor.  

Isso inclui etapas e processos estratégicos, como planejamento de rotas, distribuição e movimentação de cargas, realocação de produtos para os centros de distribuição, contratação de operadores logísticos, monitoramento das cargas e muito mais.

Um exemplo simples que podemos dar para diferenciar os dois tipos de logística é o das peças automotivas. Quando transportadas separadamente, são consideradas inbound. Já o carro inteiro, montado e transportado em caminhões-cegonha, são exemplos de outbound.

Dessa forma, é certo dizer que, enquanto a logística inbound tem como foco as demandas internas da empresa, na logística outbound o foco é o cliente. 

 

Importância do conceito de logística inbound para o mercado

A logística inbound garante o fluxo perfeito entre o fornecedor e a empresa, permitindo a entrega dos insumos na quantidade e qualidade necessárias e nos prazos estabelecidos.

Em outras palavras, o modelo ajuda os gestores a administrarem melhor os estoques da empresa e a cadeia de produção, uma vez que eles têm o total controle das mercadorias desde o momento em que elas deixam os fornecedores até a chegada no pátio da companhia. 

Dessa forma, é possível alinhar os processos internos de forma mais eficiente e constante, evitando paralisações e, claro, atrasos que poderiam impactar outros departamentos e operações. 

Agora que você sabe um pouco mais sobre como funciona a logística inbound, confira como a PagBem pode lhe ajudar a tornar os processos logísticos ainda mais eficientes e seguros.

Com algumas soluções oferecidas pela PagBem, as transportadoras podem agilizar os processos logísticos, aumentar a satisfação dos clientes e agilizar o dia a dia dos motoristas de caminhão. 

Uma dessas ferramentas é o cartão-frete, que acaba de vez com as transações com dinheiro vivo e a insegurança nas estradas. A outra é o vale-pedágio, que agiliza o pagamento da tarifa nas praças e evita que parte do pagamento do frete seja utilizado para este fim. Destaque também para a facilidade de emitir a ordem de serviço e o CIOT na plataforma.

LEIA TAMBÉM: Como lidar com os períodos de sazonalidade na logística?

 

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Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.

Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.

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