Símbolos nas embalagens e o cuidado no transporte

13/03/2024

Você já deve ter notado que as caixas de papelão vêm, geralmente, acompanhadas de figuras. De extrema importância para o processo logístico, os símbolos nas embalagens ajudam a garantir que as mercadorias cheguem ao seu destino intactas e prontas para uso. Mas, para isso, é importante conhecer, compreender e saber interpretar as imagens corretamente.

Impressos nas embalagens, estes símbolos fornecem informações essenciais para o manuseio adequado dos produtos. Além disso, se consolidam como uma forma eficiente de comunicação, já que foram projetados para serem compreendidos em qualquer parte do mundo.

Isso permite que transportadoras, motoristas e funcionários de armazéns entendam as necessidades específicas de cada mercadoria, desde sua fragilidade até requisitos de armazenamento e manuseio, independentemente da língua materna.

Quer saber mais? Ao longo deste artigo vamos explorar a relevância dos símbolos nas embalagens, destacando sua importância para um frete mais seguro e eficiente.

 

Por que os símbolos nas embalagens são importantes?

A comunicação visual desempenha um papel importante nas relações desde os primórdios. Gráficos, ícones e infográficos ajudam a transmitir mensagens, muitas vezes complexas, de maneira mais clara, rápida e simples, ao mesmo tempo em que garantem o acesso universal a determinado conteúdo.

No setor logístico, as figuras se tornaram, ao longo do tempo, essenciais também para um processo mais produtivo e eficiente.

Isso porque é quase impossível saber o que há dentro das caixas – e, consequentemente, detalhes técnicos e de manuseio. Os símbolos nas embalagens fornecem, justamente, informações essenciais sobre os cuidados e a movimentação adequada dos produtos, em uma linguagem universal.

Principais símbolos impressos nas embalagens

Algumas figuras são muito mais conhecidas que outras. É o caso, por exemplo, dos símbolos de conteúdo frágil ou inflamável. Embora algumas imagens sejam autoexplicativas ou estejam no imaginário popular, é importante conhecer e saber identificar os símbolos nas embalagens, em sua essência. Especialmente porque eles são padronizados nacional e internacionalmente.

Somente dessa forma é possível garantir entregas mais seguras, eficientes e de acordo com as necessidades. Conheça abaixo as principais figuras e como elas são utilizadas nas caixas.

  • Frágil: como o próprio nome sugere, o símbolo indica que determinada embalagem deve ser tratada com cuidado, evitando choques e quedas pois o seu conteúdo pode ser danificado.
  • Este lado para cima: a imagem indica qual a posição correta da embalagem, a fim de evitar que a caixa se rompa e/ou o produto seja danificado.
  • Conteúdo inflamável: o símbolo é utilizado para indicar produtos inflamáveis, especialmente em contato com faísca e altas temperaturas.
  • Reciclável: versáteis, as embalagens geralmente podem ser reaproveitadas e o símbolo visa reforçar e garantir a destinação correta do material após o uso.
  • Umidade: embora as caixas sejam resistentes e versáteis, os modelos de papelão não podem ser expostos à umidade. O símbolo indica, justamente, que a embalagem ou seu conteúdo podem se danificar em contato com a água.
  • Proteger do sol: quando falamos em símbolos nas embalagens, este certamente é um dos mais importantes, uma vez que indica que a caixa e seu conteúdo devem estar sempre protegidos da luz solar.
  • Temperatura máxima: também relacionado à proteção da carga, este símbolo indica qual a temperatura máxima e mínima a qual a embalagem pode ser submetida.
  • Empilhamento máximo: a imagem especifica a altura máxima para empilhamento seguro das caixas, evitando danos por excesso de peso.
  • Peso máximo: em linha com a imagem anterior, este símbolo informa sobre o peso máximo suportado pela embalagem, prevenindo danos causados por sobrecarga.
  • Corrosão: o símbolo indica a corrosividade do conteúdo da embalagem, protegendo contra danos causados por materiais corrosivos.
  • Materiais perigosos: identifica substâncias perigosas que requerem manuseio especial e precauções de segurança.

LEIA MAIS: Cargas perigosas: o que você precisa saber antes de aceitar esta demanda?

 

Cuidados no transporte

Os símbolos nas embalagens não existem por acaso. Eles indicam os cuidados necessários durante o transporte, de acordo com a carga. Mas, para além de conhecer e compreender as figuras, os motoristas e profissionais envolvidos no transporte devem seguir processos que garantam um frete mais seguro e eficiente.

Isso inclui, por exemplo:

  • Uso de equipamentos adequados para elevação e movimentação de cargas pesadas;
  • Manuseio, empilhamento e distribuição de peso de forma uniforme;
  • Cumprimento das normas de segurança.

Com isso, é possível reduzir significativamente o risco de danos às mercadorias e garantir uma cadeia de suprimentos eficiente e segura.

LEIA TAMBÉM: Logística de alimentos perecíveis: quais os principais cuidados 

 

Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem intermedia os pagamentos de frete e pedágio entre transportadoras e embarcadores. Por meio de um sistema totalmente otimizado, atende diferentes demandas logísticas do modal rodoviário, entre elas a roteirização inteligente do melhor caminho que sua carga fará e o cálculo de custo de pedágio a ser pago.

Também conta com uma ampla rede credenciada, onde é possível entregar suas documentações de viagens realizadas, obter descontos exclusivos no preço diesel e realizar saques com tarifas a preços acessíveis.

Temos mensalidades que cabem no seu bolso! Venha conferir, entre em contato e seja PagBem você também!

 

 

Posts recentes

Impacto do El Niño na Safra de 2023 e as perspectivas para 2024.

Muitos dizem que o El Niño acontece por conta do efeito estufa. Mas, até hoje, os estudos científicos ainda não conseguem explicar completamente as causas exatas do aumento da temperatura. No período de dois a sete anos, o oceano Pacífico equatorial fica até 3o C mais...

Categorias