Olhar uma planilha repleta de números pode assustar em um primeiro momento. Mas as empresas que buscam novos caminhos para melhorar suas operações logísticas sabem que a interpretação destes dados é uma atividade que não pode mais ser deixada de lado.
Saber analisar números e gráficos é essencial para a tomada de decisão e criação de ações para tornar o negócio mais competitivo, rentável e moderno.
Investir em tecnologia já deixou de ser uma opção há muito tempo. Muitas atividades dependem de recursos digitais, e assim é também para as operações logísticas. Ter dados em mãos e saber analisá-los é algo indispensável.
Operações logísticas crescem na proporção dos investimentos
A cadeia logística é muito ampla, e cada etapa faz um determinado uso da tecnologia. Há maquinários que comandam esteiras que levam as caixas para diferentes pontos do armazém, sistemas para etiquetar as mercadorias e facilitar a localização e robôs para realizar picking, packing e para ajudar no abastecimento do caminhão.
E todas essas atividades geram dados que indicam como anda o desempenho de cada operação logística. E cabe à equipe que lê os números fazer a interpretação correta e tomar as decisões mais apropriadas para que os resultados sejam melhores.
No transporte de cargas, por exemplo, o acompanhamento dos dados é necessário e muito bem-vindo. Na tentativa de a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) modernizar e organizar alguns processos, a tecnologia se apresentou para ser parte da solução, e tem se tornado uma ótima parceira para caminhoneiros, transportadoras e embarcadores.
A emissão da documentação para regularizar a carga e o transporte ficou mais rápida com a implantação de sistemas especializados. A roteirização reduziu o tempo dos caminhoneiros nas estradas, agilizou as entregas e reduziu a necessidade de manutenção dos veículos e despesas com combustíveis.
Já o monitoramento de carga aumentou a tranquilidade dos embarcadores, que agora podem saber em tempo real por onde andam suas encomendas.
O acompanhamento desses recursos e seus ajustes dependem da interpretação dos dados gerados, mostrando o papel da tecnologia no aumento dos lucros e na execução mais ágil das operações logísticas.
IPEFs: novos dados para impulsionar as operações logísticas
As transportadoras e demais empresas de logística que já usam sistemas de ERP e TMS em suas rotinas podem integrar serviços que tornem as atividades ainda mais organizadas.
Uma das possibilidades é firmar parceria com Instituições de Pagamentos Eletrônicos de Frete (IPEFs), como a PagBem, para tornar os serviços mais simples e ágeis.
A solução da PagBem é compatível com a maioria das plataformas do mercado já utilizada pela transportadora e disponibiliza dados e relatórios para que as equipes responsáveis acompanhem os detalhes financeiros e operacionais das viagens.
Entre os serviços disponíveis pela plataforma da PagBem está o cartão-frete, que permite a emissão dos documentos necessários para legalizar a operação do transporte e a liberação do Código Identificador de Operação de Transporte (CIOT).
Com o cartão-frete, as transportadoras dizem adeus à antiga carta-frete, um sistema que onerava os caminhoneiros na hora de abastecer o caminhão e pagar outras despesas.
O cartão-frete da PagBem oferece:
- Mais praticidade para o caminhoneiro;
- Mais segurança na estrada, pois substitui o dinheiro vivo;
- Descontos no diesel nos postos credenciados da PagBem.
Ao final do serviço, o caminhoneiro vai até os postos credenciados da PagBem espalhados pelo país para entregar a documentação referente ao serviço e, de lá mesmo, pode iniciar outra viagem, sem a necessidade de circular pelas estradas com o caminhão vazio.
Outro serviço do sistema da PagBem é o vale-pedágio, que é pago pelo embarcador para que o caminhoneiro use nas praças de pedágio e siga a viagem com mais segurança, sem levar dinheiro em espécie. A carga com o valor referente às tarifas pode ser feita via cartão PagBem ou TAG eletrônica.
Ele oferece uma série de vantagens:
- É isento de impostos, um alívio para as transportadoras;
- Não interfere no pagamento do caminhoneiro (antes era necessário tirar parte do valor do frete para pagar o pedágio);
- Evita desvios arriscados para burlar o pedágio.
A solução da PagBem ainda oferece um sistema completo de roteirização, indicando os caminhos mais seguros e rápidos para garantir a segurança do veículo, do caminhoneiro e da carga a ser transportada.
A PagBem também oferece uma plataforma de gestão de despesas, para que as empresas possam acompanhar a frota e os colaboradores. Com ele, é possível administrar com facilidade gastos com refeições, mão de obra, custos de descarga, manutenções emergenciais de veículos etc. Os colaboradores podem recarregar o cartão de forma 100% online e fazer pagamentos com bandeira Visa.
Reduza custos com as soluções da PagBem
Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.
Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.
Para conhecer melhor todas as soluções da PagBem, entre em contato conosco.