Quem possui uma transportadora sabe muito bem que a escolha do tipo de frota influencia, e muito, no planejamento financeiro. Portanto, se a ideia é reduzir custos e ter sempre mão de obra disponível, uma solução ótima é o investimento na frota terceirizada.
Afinal de contas, uma transportadora, assim como qualquer negócio, precisa de planejamento estratégico e financeiro para se desenvolver, não é verdade? E a terceirização acaba sendo uma medida interessante e que vale a pena ser analisada.
Nesse processo, a empresa tem a oportunidade de focar seus esforços em atrair clientes e oferecer um serviço de qualidade, investindo de forma mais direcionada para alavancar o negócio.
Vantagens da frota terceirizada
Quando a transportadora deixa de ter uma frota própria e passa a investir na terceirização, os benefícios tendem a aumentar de maneira nítida, sabia? Olha só:
Menos preocupação com infraestrutura
Uma vez que os veículos são dos próprios caminhoneiros, a empresa de transportes não precisa ter um pátio amplo para acomodar os caminhões. Este cuidado fica a cargo do terceirizado.
Sem gastos com manutenção
Quando a transportadora tem sua própria frota, uma das maiores despesas é com manutenção. Troca de pneus, peças e renovação de veículos demandam planejamento e dinheiro. Já com a frota terceirizada, a manutenção é feita pelo próprio caminhoneiro.
Melhora da reputação
A terceirização é vista com bons olhos pelos clientes. Isso porque quando uma empresa opta por esta estratégia de negócio deixa claro para seus clientes que está buscando profissionais especialistas no que fazem e que oferecem alta qualidade na execução dos serviços prestados.
Frota terceirizada e o investimento em tecnologia
A relação de trabalho entre as transportadoras e os caminhoneiros ganhou uma força enorme com a chegada da tecnologia, principalmente na hora de fazer a administração das despesas e do pagamento do frete.
Na intenção de tirar a carta-frete e reduzir a informalidade dos motoristas de caminhão, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) criou o cartão-frete. Muito mais prático e seguro, facilita as transações entre transportadoras e caminhoneiros e dispensa que o condutor carregue bolos de dinheiro na boleia.
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Com a chegada do cartão-frete, a transportadora deposita o dinheiro com facilidade, para que o condutor terceirizado possa iniciar seu trabalho. Ele pode usar o saldo do cartão para abastecer (inclusive alguns postos parceiros das Instituições de Pagamento Eletrônico de Frete (IPEFs) costumam oferecer preços mais atrativos de diesel) e pagar suas despesas ao longo do caminho.
O cartão-frete também ajudou na redução dos intervalos entre as entregas. Assim que o caminhoneiro entrega a documentação nos postos credenciados, pode ter seu cartão carregado novamente para iniciar outro serviço, sem precisar fazer todo o caminho de volta para a transportadora com o veículo vazio.
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Reduza custos com as soluções da PagBem
Criada em 2015, a PagBem administra anualmente mais de R$ 5 bilhões em fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.
Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.
Ao firmar parceria com o Banco Omni & Financeira, conglomerado financeiro que atua há 25 anos no mercado de crédito e financiamento, a PagBem ampliou os serviços de gestão de frete, de vale-pedágio e de despesas corporativas, trazendo muita facilidade para a vida de milhares de motoristas de caminhão!
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