Conheça alguns pontos turísticos de Feira de Santana

26/10/2022

Do Parque da Lagoa ao Albertão, os pontos turísticos de Feira de Santana, na Bahia, se confundem com a história da cidade, que nasceu ainda no século XVIII, com a chegada do casal Domingos Barbosa e Ana Brandoa. 

Foram eles os responsáveis por construírem a Fazenda Santana dos Olhos D’água e uma capela em homenagem a São Domingos e Santana. Ambos os espaços foram fundamentais para o desenvolvimento do povoado e do comércio, que era realizado por meio de permuta em uma feira.

Localizada a apenas 108 quilômetros da capital Salvador, a cidade era parada obrigatória de tropas e viajantes que percorriam a estrada real de Capoeiruçu. E é, até hoje, uma importante rota logística.

Mas, certamente, nem de longe os mais antigos imaginavam que a Princesa do Sertão, como é carinhosamente conhecida, se tornaria uma potência. Feira de Santana é a segunda cidade mais populosa da Bahia e primeira cidade do interior nordestino em termos de população, o que lhe dá a alcunha de maior município do interior das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil.

Mas as curiosidades não param por aí: Feira de Santana foi a primeira cidade da América Latina a ter um plano diretor e segue, ainda hoje, como destaque na produção industrial da Bahia.

LEIA MAIS: Cidade de Laguna: cinco lugares que valem uma visita

 

Principais pontos turísticos de Feira de Santana

Mas nem só de dados históricos vive a cidade, não é mesmo? Os pontos turísticos de Feira de Santana são um caso à parte. Os festejos populares fazem parte da rotina da região: além das festas religiosas em homenagem a São José e São Pedro, comemoradas em junho, o município tem um Carnaval fora de época entre abril e maio. 

Há, ainda, em agosto, a Caminhada do Folclore, que reúne tudo o que a cultura popular regional tem de melhor: bumba-meu-boi e samba de roda. 

Quer saber mais? Confira alguns pontos turísticos de Feira de Santana que valem – e muito – uma visita: 

 

Mercadão da Cidade

mercadao-da-cidade-PagBem

Criado com o objetivo de ser um Mercado Municipal, com comércio de secos e molhados, o local era o principal ponto da grande feira de gado da região. 

Mas, em 1980, o espaço ganhou novos ares – e funções. Embora a arquitetura neoclássica tenha permanecido, agora, o mercadão é um espaço comercial e de cultura popular, que abriga culinária saborosa e artesanato. 

 

Estádio Alberto Oliveira (Albertão)

estadio-alberto-oliveira-PagBem

O Jóia da Princesa ou Albertão, como também é conhecido, é o maior estádio de futebol do interior baiano. Atualmente o espaço atende a diversos clubes do município, principalmente o Fluminense de Feira Futebol Clube, Bahia de Feira e o Feirense, principais times da cidade.

LEIA TAMBÉM: Sinop: 5 locais para você conhecer na região

 

Centro de Abastecimento

centro-de-abastecimento-PagBem

Considerado o maior centro comercial de alimentos do Norte e Nordeste, o Centro de Abastecimento é responsável por distribuir alimentos para a população, mas também é palco de manifestações culturais. 

 

Parque Radialista Erivaldo Cerqueira (Parque da Lagoa) 

parque-da-lagoa-PagBem

O Parque da Lagoa, como é popularmente conhecido, conta com uma vegetação única e é a casa de diversos animais: patos, marrecos e pássaros. Ideal para praticar atividade física ao ar livre, o parque conta com uma pista de 450 metros de extensão para quem deseja praticar corrida e caminhada.

 

Museu Casa do Sertão

museu-casa-do-sertao-PagBem

Fundado pelo Lions Clube de Feira de Santana no Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o Museu Casa do Sertão preserva a história da cidade e a cultura sertaneja.

Com um acervo rico, composto por quinhentas peças de pequeno e de grande porte, o local abriga itens de palha, fibra, couro, madeira, barro, metal e pedra.

CONTINUE LENDO: Como se divertir na cidade de Balsas?

 

Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.

Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.

Para conhecer melhor todas as soluções da PagBem, entre em contato conosco.

Créditos das imagens:

Imagem principal: Facebook da Prefeitura de Feira de Santana
Mercadão da Cidade: TripaAdvisor
Estádio Alberto Oliveira (Albertão): TripAdvisor
Centro de Abastecimento: Facebook do Centro de Abastecimento de Feira de Santana
Museu Casa do Sertão: TripAdvisor
Parque da Lagoa: TripAdvisor

Posts recentes

Impacto do El Niño na Safra de 2023 e as perspectivas para 2024.

Muitos dizem que o El Niño acontece por conta do efeito estufa. Mas, até hoje, os estudos científicos ainda não conseguem explicar completamente as causas exatas do aumento da temperatura. No período de dois a sete anos, o oceano Pacífico equatorial fica até 3o C mais...

Categorias