Cidade de Laguna: cinco lugares que valem uma visita

29/06/2022

A cidade de Laguna desponta no cenário do turismo nacional como um destino importante em Santa Catarina, aliando paisagens naturais exuberantes e boas histórias. 

Fundado em 1976, o município é o segundo mais antigo do estado e muito indicado para quem busca um passeio tranquilo e rico em conteúdo. Afinal, são 20 praias lindíssimas, além de lagoas e dunas, e mais 600 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Mas não para por aí: Laguna é a cidade natal de Anita Garibaldi, conhecida popularmente como “heroína dos dois mundos” e peça-chave na Revolução Farroupilha. 

 

O que visitar na cidade de Laguna?

Situada a 128 quilômetros de Florianópolis, no litoral sul do estado de Santa Catarina, a cidade de Laguna tem uma economia baseada na pesca e turismo. O que torna o município ainda mais completo, com praia, museus e muitos pontos turísticos para visitar. 

LEIA MAIS: Turismo: confira dicas de passeio na cidade de Tubarão

O mais emblemático deles é, sem dúvidas, o Farol de Santa Marta. Considerado o maior em alcance de toda a América do Sul, com uma vista única e que alcança todo o vilarejo de Santa Marta, praias e Morro do Céu, o ponto é administrado pela Marinha Nacional e pode ser visitado durante o dia. A entrada é gratuita. 

Há, no entanto, muitos outros pontos turísticos importantes na cidade de Laguna. Confira mais abaixo.

 

Centro Histórico

centro-historico-PagBem

A cidade de Laguna se destaca, entre outras coisas, por ser um museu a céu aberto. São 600 prédios tombados como patrimônio cultural, entre casarões, pracinhas e edifícios de arquitetura de estilo clássico, gótico e lusitano. 

É o caso da Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos, que reúne os restos mortais de Domingos de Brito Peixoto, fundador da primeira capelinha da cidade – e que conta, ainda, com pinturas criadas por Victor Meirelles da Imaculada Conceição. 

O centro histórico abriga também o Museu Histórico Anita Garibaldi, com objetos e artefatos históricos.

 

Mirante do Morro da Glória

mirante-do-morro-da-gloria-PagBem

O Mirante do Morro da Glória é outra parada obrigatória para quem vai à cidade de Laguna. Com a melhor vista para o centro, praias e orla de Laguna, o passeio é indispensável para quem deseja conhecer um pouco mais da região.

No local fica também a famosa imagem de Nossa Senhora da Glória, com seus 14 metros de altura. 

 

Molhes da Barra

molhes-da-barra-PagBem

Localizado no ponto de encontro das águas do Rio Tubarão com a Lagoa do Imaruí, os Molhes da Barra são conhecidos por serem uma das paisagens mais surpreendentes do litoral de Laguna. 

Além de uma vista bonita, o local recebe turistas que desejam ver golfinhos e surfistas em busca de boas ondas.

 

Praia do Cardoso

praia-do-cardoso-PagBem

Localizada na região do Farol, a Praia do Cardoso é uma das mais famosas da cidade de Laguna. Ponto de encontro dos pescadores da região, já que é dela que partem as embarcações para a pesca em alto mar, a praia é conhecida por suas ondas inigualáveis – o que a torna point de surfistas de todo Brasil.

 

Cais do Antigo Porto

cais-do-antigo-porto-PagBem

Também conhecido como Docas da Lagoa de Santo Antônio, o cais do antigo porto tem uma das paisagens mais bonitas de toda a cidade. Muito além do visual, o local é mais um dos pontos históricos da cidade de Laguna, já que nele esteve ancorado o navio Seival, conduzido por Giuseppe Garibaldi. 

E você, o que gosta de fazer na cidade de Laguna?

LEIA TAMBÉM: Criciúma: 5 pontos turísticos para conhecer na cidade catarinense

 

Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.

Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.

Para conhecer melhor todas as soluções da PagBem, entre em contato conosco.

Crédito das imagens: Portal Municipal de Turismo de Laguna

Posts recentes

Transporte de grãos: como é feito e quais os cuidados?

Transporte de grãos: como é feito e quais os cuidados?

O agronegócio é um dos pilares da economia brasileira – e responsável por quase 21% do PIB do país –, mas o transporte de grãos é, ainda, uma barreira. Somente em 2020, estima-se que tenham sido desperdiçadas cerca de 1,58 milhão de toneladas de soja e 1,34 milhão de...

Caminhão-cegonha: quais os cuidados no transporte de veículos?

Caminhão-cegonha: quais os cuidados no transporte de veículos?

O caminhão-cegonha chegou ao Brasil em meados de 1950, quando a indústria automobilística começava a andar com as suas próprias pernas. Embora os primeiros carros tenham chegado ao país ainda no século 19, mais precisamente em 1891, o setor, inicialmente, não produzia...

Como se divertir na cidade de Balsas?

Como se divertir na cidade de Balsas?

Cortada pela Rodovia Transamazônica, a cidade de Balsas, no Maranhão, está localizada em uma posição estratégica do ponto de vista logístico. Mas a terceira maior cidade do estado se destaca, também, por ser tranquila e rodeada de grandes rios e paisagens...

Receba nosso conteudo em primeira mão.

For security verification, please enter any random two digit number. For example: 26