O caminhão-cegonha chegou ao Brasil em meados de 1950, quando a indústria automobilística começava a andar com as suas próprias pernas. Embora os primeiros carros tenham chegado ao país ainda no século 19, mais precisamente em 1891, o setor, inicialmente, não produzia efetivamente nenhum carro próprio.
As montadoras na época, literalmente, montavam os automóveis. Isso começou a mudar anos depois, com a implementação do Grupo Executivo da Indústria Automobilística (Geia). Com a fabricação nacional – e a instalação de novas empresas no Brasil – a realidade mudou: cada vez mais carros saíam da fábrica.
A expansão por todo o território nacional evidenciou a necessidade de um outro veículo, que fosse capaz de levar os modelos novos até os pontos de venda. Foi então que o caminhão-cegonha começou a se popularizar.
O que é um caminhão-cegonha?
Capaz de transportar múltiplos carros populares pelas estradas e rodovias brasileiras, o caminhão-cegonha é composto por uma carreta, geralmente com dois andares. Existem, também, modelos de piso único com rampas ajustáveis, muito utilizados no transporte de furgões, micro-ônibus e pequenos caminhões.
Com um cavalo mecânico de potência variada e um semirreboque fabricado especialmente para realizar o transporte de automóveis, o veículo tem uma estrutura intertravada de armação metálica articulável, que permite acomodar melhor os automóveis.
E se você está se perguntando o porquê de o caminhão-cegonha ter esse nome, aqui vai uma justificativa plausível – e divertida: assim como o animal cegonha carrega os bebês até os pais, esse tipo de caminhão leva os carros até os seus donos.
Cuidados com o transporte no caminhão-cegonha
Grande e robusto, esse tipo de caminhão é um pouco mais complexo que os outros da categoria. Da carga transportada ao trajeto, que geralmente é cheio de desafios e intercorrências, o transporte de veículos com caminhão-cegonha exige alguns cuidados específicos.
O primeiro, e o mais importante, diz respeito ao tamanho e peso suportado. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o caminhão-cegonha deve cumprir uma série de requisitos, dentre eles:
- Altura de no máximo 4,95 metros;
- Largura entre 2,60 metros e 3 metros;
- Comprimento que pode variar de 14 a 23 metros.
É importante também que o caminhão-cegonha tenha até 29 toneladas, no caso de veículos não articulados, podendo ter um peso variável de acordo com o tipo de reboque ou semirreboque.
Assim, a capacidade média desse tipo de veículo costuma ser de 10 a 11 automóveis por vez. Caso sejam carros maiores, essa capacidade diminui. A escolha pelo modelo ideal, é claro, varia de acordo com o tipo de automóvel a ser transportado, bem como a distância.
E por falar em segurança, esse tipo de veículo é conhecido por sua estrutura mais robusta, capaz de suportar todo o peso extra dos automóveis transportados. Isso não significa, no entanto, que a manutenção pode ser deixada de lado.
Pelo contrário: qualquer defeito tende a aumentar drasticamente o risco de acidentes graves, especialmente porque há um desgaste muito maior nas peças devido ao peso e o longo trajeto geralmente percorrido por esse tipo de caminhão.
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