Cortada pela Rodovia Transamazônica, a cidade de Balsas, no Maranhão, está localizada em uma posição estratégica do ponto de vista logístico. Mas a terceira maior cidade do estado se destaca, também, por ser tranquila e rodeada de grandes rios e paisagens emocionantes.
Antes chamada de Santo Antônio de Balsas e Vila Nova, a cidade tem pontos turísticos importantes que refletem a sua história, como os charmosos casarões tombados pelo Patrimônio Histórico.
Além disso, o município é o maior produtor de soja do Maranhão e um dos maiores produtores de grãos do Matopiba, região formada por áreas de cerrado nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, para onde a agricultura se expandiu nos últimos anos.
O que fazer na cidade de Balsas?
A tranquilidade da cidade de Balsas engana: o local é rodeado de pontos turísticos, do Porto dos Caraíbas (berço do município) à Estátua de Santo Antônio, localizada à beira da BR-230. Os rios são uma atração à parte: há o Rio das Balsas, o Rio Maravilha, o Rio Cachoeira, o Riacho Balsinha e o Riacho Bacaba e a Cachoeira das Três Marias. Confira abaixo algumas dicas de onde ir.
Museu Municipal de Balsas – Gilza Magalhães Ribeiro-Magal
Inaugurado em 2018 – e renomeado em 2021 em uma homenagem a Gilza Magalhães Ribeiro-Magal, ícone da cultura balsense –, o museu explora a história dos primeiros anos de Balsas, resgatando também um pouco da experiência após a chegada dos gaúchos na cidade. Dos primeiros utensílios domésticos e objetivos do sertão aos artigos de música, cinema e fotografia, o local conta com uma variedade de peças que permite uma verdadeira viagem no tempo.
Ponte de Madeira
Patrimônio Cultural da cidade de Balsas, a Ponte de Madeira foi construída há mais de 40 anos e desempenha um papel importante ligando o Centro e o bairro da Trizidela, além de ser, obviamente, um cartão-postal.
LEIA MAIS: Sinop: 5 locais para você conhecer na região
Igreja Matriz de Santo Antônio
Histórica, a praça da Igreja Matriz de Santo Antônio é considerada o marco zero da cidade de Balsas, sendo um importante local de esportes e lazer.
A igreja também é palco do maior evento cultural e religioso de Balsas: o festejo de Santo Antônio, que inclui uma procissão pelo rio numa balsa de buriti e missas campais. O local fica aberto o dia inteiro para receber os devotos.
Cachoeira das Três Marias
Formada por três quedas d’água, a cachoeira das Três Marias fica a 50 km da cidade de Balsas e promete uma vista única. Bem no meio da chapada, é parada obrigatória para quem gosta de natureza.
Cachoeira do Cocal
Localizada no Parque Nacional da Chapada das Mesas – formado pelos municípios de Imperatriz, Tasso Fragoso, Estreito, Carolina, Riachão, Balsas, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Itinga do Maranhão, Campestre, Alto Parnaíba e Açailândia no centro-sul do Maranhão –, a Cachoeira do Cocal se destaca pela transparência da água.
Os azulados de suas piscinas naturais e as temperaturas amenas em torno de 22° C, em meio aos imensos paredões rochosos, dão um charme a mais ao local.
LEIA TAMBÉM: Turismo: confira dicas de passeio na cidade de Tubarão
Reduza custos com as soluções da PagBem
Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.
Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.
Para conhecer melhor todas as soluções da PagBem, entre em contato conosco.
Créditos das imagens:
Principal: Facebook
Museu Municipal de Balsas – Gilza Magalhães Ribeiro-Magal: Instagram
Ponte de Madeira: Pinterest
Igreja Matriz de Santo Antônio: Facebook
Cachoeira das Três Marias: Facebook
Cachoeira do Cocal: TripAdvisor