A cidade de Laguna desponta no cenário do turismo nacional como um destino importante em Santa Catarina, aliando paisagens naturais exuberantes e boas histórias.
Fundado em 1976, o município é o segundo mais antigo do estado e muito indicado para quem busca um passeio tranquilo e rico em conteúdo. Afinal, são 20 praias lindíssimas, além de lagoas e dunas, e mais 600 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Mas não para por aí: Laguna é a cidade natal de Anita Garibaldi, conhecida popularmente como “heroína dos dois mundos” e peça-chave na Revolução Farroupilha.
O que visitar na cidade de Laguna?
Situada a 128 quilômetros de Florianópolis, no litoral sul do estado de Santa Catarina, a cidade de Laguna tem uma economia baseada na pesca e turismo. O que torna o município ainda mais completo, com praia, museus e muitos pontos turísticos para visitar.
LEIA MAIS: Turismo: confira dicas de passeio na cidade de Tubarão
O mais emblemático deles é, sem dúvidas, o Farol de Santa Marta. Considerado o maior em alcance de toda a América do Sul, com uma vista única e que alcança todo o vilarejo de Santa Marta, praias e Morro do Céu, o ponto é administrado pela Marinha Nacional e pode ser visitado durante o dia. A entrada é gratuita.
Há, no entanto, muitos outros pontos turísticos importantes na cidade de Laguna. Confira mais abaixo.
Centro Histórico
A cidade de Laguna se destaca, entre outras coisas, por ser um museu a céu aberto. São 600 prédios tombados como patrimônio cultural, entre casarões, pracinhas e edifícios de arquitetura de estilo clássico, gótico e lusitano.
É o caso da Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos, que reúne os restos mortais de Domingos de Brito Peixoto, fundador da primeira capelinha da cidade – e que conta, ainda, com pinturas criadas por Victor Meirelles da Imaculada Conceição.
O centro histórico abriga também o Museu Histórico Anita Garibaldi, com objetos e artefatos históricos.
Mirante do Morro da Glória
O Mirante do Morro da Glória é outra parada obrigatória para quem vai à cidade de Laguna. Com a melhor vista para o centro, praias e orla de Laguna, o passeio é indispensável para quem deseja conhecer um pouco mais da região.
No local fica também a famosa imagem de Nossa Senhora da Glória, com seus 14 metros de altura.
Molhes da Barra
Localizado no ponto de encontro das águas do Rio Tubarão com a Lagoa do Imaruí, os Molhes da Barra são conhecidos por serem uma das paisagens mais surpreendentes do litoral de Laguna.
Além de uma vista bonita, o local recebe turistas que desejam ver golfinhos e surfistas em busca de boas ondas.
Praia do Cardoso
Localizada na região do Farol, a Praia do Cardoso é uma das mais famosas da cidade de Laguna. Ponto de encontro dos pescadores da região, já que é dela que partem as embarcações para a pesca em alto mar, a praia é conhecida por suas ondas inigualáveis – o que a torna point de surfistas de todo Brasil.
Cais do Antigo Porto
Também conhecido como Docas da Lagoa de Santo Antônio, o cais do antigo porto tem uma das paisagens mais bonitas de toda a cidade. Muito além do visual, o local é mais um dos pontos históricos da cidade de Laguna, já que nele esteve ancorado o navio Seival, conduzido por Giuseppe Garibaldi.
E você, o que gosta de fazer na cidade de Laguna?
LEIA TAMBÉM: Criciúma: 5 pontos turísticos para conhecer na cidade catarinense
Reduza custos com as soluções da PagBem
Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.
Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.
Para conhecer melhor todas as soluções da PagBem, entre em contato conosco.
Crédito das imagens: Portal Municipal de Turismo de Laguna