Você conhece as principais tributações que uma transportadora deve pagar?

29/04/2019

por | abr 29, 2019 | Dicas, Documentação

Empreender no Brasil não é tarefa fácil.

Empreender no Brasil não é tarefa fácil.Fora os custos da operação de qualquer negócio, a tributação de impostos é muito alta, e isso não é diferente no setor de transportes.

É importante conhecer os impostos pagos para realizar um planejamento tributário eficiente, e o post de hoje cobre os principais.

Tributos Municipais

  • ISS: Imposto Sobre Serviço – A alíquota varia por município, mas o valor precisa estar entre 2% e 5%.

Tributos estaduais

  • ICMS: Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal – Cada estado possui uma alíquota própria. Se não é pago de maneira correta, a empresa é considerada inadimplente.

Tributos federais

  • IPI: o Imposto sobre Produtos Industrializados O frete entra na base de cálculo, com valor do produto, seguro e outras despesas.
  • COFINS: Contribuição para o Financiamento da Seguridade SocialIncide sobre o faturamento da empresa, com alíquota entre 3% e 7,6%.
  • CSLL: Contribuição Social sobre o Lucro LíquidoNo caso do transporte, a alíquota aplicada é de 12%.
  • INSS: Previdência SocialA alíquota varia entre 25,8% e 28,8% com cálculo feito em cima da folha salarial.

Posts recentes

Como os Softwares ERP Podem Revolucionar o Transporte Rodoviário de Cargas

Os sistemas ERP estão revolucionando o setor de Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) ao integrar e automatizar processos-chave, desde o planejamento da carga até a entrega final, e ao oferecer funcionalidades como controle de custos, otimização de rotas e frota, e compliance regulatório. Essas ferramentas proporcionam maior eficiência operacional, redução de custos e melhor tomada de decisões estratégicas, além de se integrarem a sistemas complementares como TMS e plataformas de conciliação, tornando-se cada vez mais essenciais para empresas que buscam se destacar em um mercado competitivo.

Impacto do El Niño na Safra de 2023 e as perspectivas para 2024.

Muitos dizem que o El Niño acontece por conta do efeito estufa. Mas, até hoje, os estudos científicos ainda não conseguem explicar completamente as causas exatas do aumento da temperatura. No período de dois a sete anos, o oceano Pacífico equatorial fica até 3o C mais...

Categorias