Por trás do cálculo do frete

15/04/2019

por | abr 15, 2019 | Documentação, Frete

No ano passado, durante a paralização dos caminhoneiros, várias exigências foram feitas, uma delas foi a fixação de uma tabela de frete, que foi divulgada dia 30 de maio pela ANTT.

A nova tabela propunha preços mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização de fretes por eixo carregado e foi sancionada dia 8 de agosto. Ela se divide de acordo com a especificidade das cargas: geral, a granel, frigorificada, perigosa e neogranel.

Toda vez que o preço do diesel variar em mais de 10%, o valor mínimo deve ser reajustado nos dias 20 de janeiro e 20 de julho. Os valores atuais foram divulgados no Diário Oficial de 17 de Janeiro. Para calcular o valor do frete são necessárias 3 informações: a distância percorrida, o número de eixos de um caminhão e o tipo de carga.

Então, supondo que um caminhão de 3 eixos fará o transporte de móveis em uma viagem de 250 Km, é só cruzar essas informações na tabela de carga geral para achar o valor do Km percorrido e multiplicar por 250.
Lembrando que a tabela propõe o valor mínimo a ser cobrado, o caminhoneiro poderá cobrar a mais se achar necessário.

Posts recentes

Como os Softwares ERP Podem Revolucionar o Transporte Rodoviário de Cargas

Os sistemas ERP estão revolucionando o setor de Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) ao integrar e automatizar processos-chave, desde o planejamento da carga até a entrega final, e ao oferecer funcionalidades como controle de custos, otimização de rotas e frota, e compliance regulatório. Essas ferramentas proporcionam maior eficiência operacional, redução de custos e melhor tomada de decisões estratégicas, além de se integrarem a sistemas complementares como TMS e plataformas de conciliação, tornando-se cada vez mais essenciais para empresas que buscam se destacar em um mercado competitivo.

Impacto do El Niño na Safra de 2023 e as perspectivas para 2024.

Muitos dizem que o El Niño acontece por conta do efeito estufa. Mas, até hoje, os estudos científicos ainda não conseguem explicar completamente as causas exatas do aumento da temperatura. No período de dois a sete anos, o oceano Pacífico equatorial fica até 3o C mais...

Categorias