A logística de transportes representa uma grande parcela do sucesso de qualquer empresa, por isso as transportadoras representam um papel fundamental nesse processo. E o post de hoje trata dos principais desafios para esse ramo do mercado.

É preciso se preocupar (e muito) com a segurança da sua carga. A atuação de quadrilhas especializadas causa danos e coloca a vida de muitos caminhoneiros em risco. Em 2016, foram registradas quase 25 mil ocorrências de roubo de carga no país. Nesse contexto, o seguro de cargas torna-se praticamente obrigatório.

Transportar mercadorias sem avarias e dentro do prazo é um grande desafio por causa do estado de conservação das estradas. Existem trechos de centenas de KM pelo Brasil que não são nem asfaltados, outros em que o asfalto é esburacado e também existem os focos de acidentes. Por isso, é preciso planejar muito bem a rota de cada carga.

Além dos fatores externos citados acima, existem pontos-chave para que os desafios enfrentados pelo ramo de transporte de cargas sejam superados em conjunto, como o relacionamento entre embarcador e transportadora.

Quando uma empresa desenvolve uma comunicação clara entre as partes envolvidas na operação, escolhe canais transparentes, tem processos bem definidos e mantém contato frequente durante o transporte, o relacionamento em toda a cadeia de fornecimento é fortalecido, agregando valor internamente — entre os colaboradores e com a empresa — e também para o cliente final, que recebe a mercadoria dentro do prazo estipulado e sem maiores dores de cabeça.

Dessa forma, não somente os embarcadores e clientes finais são beneficiados, mas também a empresa que obtém uma versão completa de seu negócio, consegue buscar soluções para conflitos junto aos colaboradores e ainda estabelecer os próximos passos para tornar a operação muito mais eficiente.

Não é fácil operar no transporte de cargas neste país, mas, por sorte, existem diversos softwares e sistemas que podem ajudar você nas etapas do seu trabalho. Um deles é o sistema PagBem, que tal dar uma olhadinha aqui?

Close Bitnami banner
Bitnami