Você pode até não saber o que é BID, mas certamente já ouviu o termo em algum momento – especialmente durante as negociações. Afinal, com o avanço do mercado e da tecnologia no setor de transporte rodoviário, as empresas têm investido cada vez mais em estratégias que prometem reduzir os custos e agregar maior valor às entregas.
Com origem na língua inglesa, BID é a sigla de Bidding Process e pode ser traduzido livremente como ofertar, fazer um lance ou licitar. Na prática, o processo se parece, realmente, com um leilão.
Ou seja, uma empresa anuncia sua demanda entre os fornecedores pré-selecionados e estes encaminham propostas de acordo com as especificidades. Começa, então, o processo de seleção, em contratos comerciais com datas pré-estabelecidas ou de longo prazo.
Uma vez que contempla regras claras de concorrência, o processo chama a atenção pela praticidade e segurança envolvidas nas etapas. Um detalhe que vai ao encontro com o momento atual do mercado, que exige, cada vez mais, padrões rígidos e transparentes para as negociações.
Quer saber mais? Continue a leitura deste artigo e entenda mais a fundo o que é BID e como ele funciona.
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O que é BID na prática?
Nos últimos anos, empresas de diversos setores têm apostado em diferentes estratégias, como o BID, para ampliar a concorrência e, assim, negociar melhor o escopo e valores dos serviços. No mercado de transporte não é diferente. E entender o que é BID na prática pode tornar o processo ainda mais eficiente.
Com o objetivo de reduzir custos ou, ainda, escolher os melhores parceiros de transporte, com a melhor oferta, o BID pode ser realizado para produtos, serviços e sistemas.
Com critérios que contemplam desempenho, reputação, estoque e atendimento, esta é uma forma de garantir a produtividade e qualidade dos serviços, evitando perdas e custos extras.
Por outro lado, embora seja vantajoso, o processo pode ser mais lento, uma vez que envolve diversas empresas e etapas. É preciso, por exemplo, entender a demanda; fazer uma lista de prestadores de serviços; selecionar os representantes por qualificação e características; e, enfim, convidar todos a apresentarem suas propostas. E vence aquele que melhor atende às necessidades da empresa.
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Quando usar BID como estratégia?
Não dá para negar que o BID se tornou uma tática muito comum em diversos setores da economia. No que se refere aos transportes rodoviários, o processo pode ser ainda mais estratégico e promete melhores contratos com prestadoras de serviço. Além, é claro, de ser uma oportunidade para quem busca eficiência, contratos mais elaborados e duradouros, além de transparência.
Por outro lado, este não é um procedimento simples e requer uma preparação e conhecimento do mercado. Assim, ao lançar um BID de transporte, as partes devem estar cientes de que as regras de concorrência e especificações devem ser cumpridas – e que as etapas podem demorar mais do que o normal.
Quando o processo ocorre de acordo com critérios bem definidos, a tendência é que ambas as partes saiam ganhando. Mais do que uma relação transparente e duradoura, um bom BID de transporte permite que o negócio seja mais competitivo, produtivo e eficiente.
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