Matopiba: conheça a famosa região da soja

27/12/2023

por | dez 27, 2023 | Destinos

A região do Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, tem se consolidado como a grande produtora de soja do país. O nome, aliás, é um acrônimo formado pelas siglas dos quatro estados (MA + TO + PI + BA).

Considerada pelo Ministério da Agricultura uma das principais fronteiras agrícolas do Brasil, nos últimos cinco anos, a região registrou um aumento de 12% no volume de produção – para comparação, o Brasil, como um todo, atingiu os 10% de crescimento. Separadamente, os estados também possuem um bom desempenho.

Na safra 2022/2023, por exemplo, Bahia figura como líder do ranking, com projeção de 7.018,8 mi/tonelada. Este ano, no entanto, o destaque fica com o Piauí, que registrou o maior crescimento em relação à última temporada. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelam que a área plantada de grãos no estado cresceu 7,6% em relação à última safra.

 

Importância do Matopiba para o setor

Foi no final dos anos 1980 que o cultivo de grãos começou a ganhar robustez na região do Matopiba – o movimento, no entanto, foi oficializado pela Lei nº 8.447 apenas em maio de 2015. De lá para cá, muita coisa evoluiu e se transformou, tornando a fronteira destaque mundial pelo seu potencial na produção.

A grandeza – e o poder – da região é refletida em dados: a safra de 2022/2023, por exemplo, já soma 18,5 milhões de toneladas de soja, o que representa cerca de 12,3% do total produzido no Brasil.

Do ponto de vista técnico, o terreno plano e a amplitude térmica permitem um melhor aproveitamento da terra e aumentam a produtividade e eficiência operacional. Do ponto de vista logístico, a região está em uma posição geográfica privilegiada em relação aos portos, rodovias e ferrovias, o que facilita o escoamento da produção.

LEIA MAIS: Transporte multimodal: como unir caminhão, trem e navio?

Os modais, aliás, são os mais utilizados no transporte da soja. Mas, você sabe como funciona essa movimentação de carga?

 

Transporte da soja: como funciona?

-matopiba-soja

A localização privilegiada do Matopiba facilita o processo logístico, sem dúvidas. Contudo, em se tratando de grãos, é importante garantir, também, a preservação da carga e seu acondicionamento – os grandes desafios desse tipo de transporte.

O grão não pode, por exemplo, ter contato com o calor e a umidade durante a viagem, uma vez que isso pode aumentar o risco de surgimento de micro-organismos que impactam na qualidade do produto. Para isso, é essencial utilizar veículos adequados, como o caminhão graneleiro.

É importante, ainda, verificar se a carroceria está em boas condições e se o motorista que vai realizar o frete possui treinamento e experiência com este tipo de carga.

Da mesma forma, a escolha do trajeto ideal – que não deve ser tão longo e nem exigir tantas trocas de modais – também é elemento-chave para garantir a entrega segura, assim como a utilização de softwares e sistemas inteligentes que permitem o monitoramento da carga e otimização dos processos.

LEIA TAMBÉM: Agronegócio: como a tecnologia tem facilitado a distribuição de grãos? 

 

Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem intermedia os pagamentos de frete e pedágio entre transportadoras e embarcadores. Por meio de um sistema totalmente otimizado, atende diferentes demandas logísticas do modal rodoviário, entre elas a roteirização inteligente do melhor caminho que sua carga fará e o cálculo de custo de pedágio a ser pago.

Também conta com uma ampla rede credenciada, onde é possível entregar suas documentações de viagens realizadas, obter descontos exclusivos no preço diesel e realizar saques com tarifas a preços acessíveis.

Temos mensalidades que cabem no seu bolso! Venha conferir, entre em contato e seja PagBem você também!

Crédito da imagem de capa: TJBA

Posts recentes

Símbolos nas embalagens e o cuidado no transporte

Você já deve ter notado que as caixas de papelão vêm, geralmente, acompanhadas de figuras. De extrema importância para o processo logístico, os símbolos nas embalagens ajudam a garantir que as mercadorias cheguem ao seu destino intactas e prontas para uso. Mas, para...

Monitoramento de entregas: quais as vantagens?

O monitoramento de entregas é essencial para empresas que desejam garantir a segurança e a eficiência de suas operações – e alcançar um alto nível de excelência e satisfação dos clientes. Por meio de tecnologias avançadas, é possível rastrear em tempo real a...

Categorias