Cross docking: o que é e como torná-lo eficaz?

24/01/2024

por | jan 24, 2024 | Caminhões, Logística

As transportadoras têm investido cada vez mais em estratégias que tornam os processos de armazenamento e entrega mais eficientes, como o cross docking. A técnica, que já é muito utilizada pelo e-commerce, tem sido amplamente difundida também entre empresas físicas, se destacando como uma tendência no segmento logístico.

O termo “cross docking” pode ser traduzido como “cruzando as docas”. E este é exatamente o conceito por trás do modelo, que prevê uma redistribuição rápida e imediata das mercadorias, com ou sem apoio de esteiras automatizadas.

Em outras palavras, o sistema garante fluxos contínuos, ajudando a tornar os processos mais eficientes e rápidos. Além disso, há uma redução de custos e aumento de produtividade, já que não é necessário ter um galpão ou espaço grande de armazenamento.

 

Tipos de cross docking

O objetivo do cross docking é garantir a rápida vazão do produto, reduzindo as paradas e aumentando a produtividade. Nesse cenário, é comum que muitas empresas que adotam a estratégia redistribuam as mercadorias em menos de 24 horas. Nesta modalidade, o tempo de permanência de um produto em estoque deve sempre ser o mínimo.

Embora o conceito de cross docking seja um só, a modalidade é dividida em diferentes tipos: movimentação contínua, movimentação consolidada ou híbrida e Movimentação de distribuição.

Conheça cada um deles:

Movimentação contínua

Como o próprio nome sugere, no cross docking de movimentação contínua não existe paradas. Ou seja, nenhum pedido é armazenado no centro de distribuição, de modo que todas as mercadorias são repassadas ao veículo outbound – de fora da organização – e encaminhadas ao cliente final.

Movimentação consolidada ou híbrida

Nesta modalidade, os produtos geralmente são separados no centro de distribuição, sendo que uma parte é enviada ao cliente, enquanto a outra é enviada para um armazém. Embora não pareça, esta é uma forma de eliminar a estocagem e realizar o armazenamento apenas quando for necessário. É o caso, por exemplo, de pedidos que ainda não foram concluídos e, por isso, não podem ser entregues.

Movimentação de distribuição

Seguindo a linha da modalidade anterior, a movimentação de distribuição consiste no armazenamento de mercadorias até que haja volume suficiente para encher um veículo de carga.

LEIA MAIS:  Dicas de segurança para carga e descarga de caminhão

 

Vale a pena investir no cross docking?

Com o objetivo de reduzir o tempo de armazenamento e os custos associados, o cross docking é uma alternativa interessante para empresas e transportadoras. A prática, aliás, traz várias vantagens, que incluem:

  • Redução de custos, uma vez que elimina ou minimiza a necessidade de estocagem de longo prazo e, consequentemente, o uso de espaços de armazenamento e mão de obra para manuseio.
  • Aumento da eficiência operacional e redução de ociosidade. A transferência direta dos produtos do fornecedor para o cliente garante processos mais rápidos, diminui o risco de erros e contribui para uma maior precisão nos pedidos.
  • Atendimento rápido ao mercado, acompanhando as mudanças e tendências, já que os produtos podem ser movidos mais rapidamente ao longo da cadeia de suprimentos.
  • Redução de riscos de obsolescência, especialmente para mercadorias perecíveis ou sujeitas a mudanças rápidas nas preferências do mercado. Destaque, ainda, para a otimização da capacidade dos veículos de transporte, que ajudam a reduzir os custos de frete.

É inegável que o cross docking traz inúmeros benefícios para o mercado, mas é importante aliar a tendência com tecnologias inteligentes, como soluções integradas voltadas para a automatização e padronização de pagamentos eletrônicos. Dessa forma, é possível garantir maior celeridade a todos os processos, em diferentes níveis da cadeia.

LEIA TAMBÉM: Armazenagem e transporte de carga: como alinhar os dois processos?

 

Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem intermedia os pagamentos de frete e pedágio entre transportadoras e embarcadores. Por meio de um sistema totalmente otimizado, atende diferentes demandas logísticas do modal rodoviário, entre elas a roteirização inteligente do melhor caminho que sua carga fará e o cálculo de custo de pedágio a ser pago.

Também conta com uma ampla rede credenciada, onde é possível entregar suas documentações de viagens realizadas, obter descontos exclusivos no preço diesel e realizar saques com tarifas a preços acessíveis.

Temos mensalidades que cabem no seu bolso! Venha conferir, entre em contato e seja PagBem você também!

 

Posts recentes

Símbolos nas embalagens e o cuidado no transporte

Você já deve ter notado que as caixas de papelão vêm, geralmente, acompanhadas de figuras. De extrema importância para o processo logístico, os símbolos nas embalagens ajudam a garantir que as mercadorias cheguem ao seu destino intactas e prontas para uso. Mas, para...

Monitoramento de entregas: quais as vantagens?

O monitoramento de entregas é essencial para empresas que desejam garantir a segurança e a eficiência de suas operações – e alcançar um alto nível de excelência e satisfação dos clientes. Por meio de tecnologias avançadas, é possível rastrear em tempo real a...

Categorias