Conheça os principais cuidados no transporte de grãos

15/04/2019

por | abr 15, 2019 | Dicas, Transporte

O Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo

Em 2015, comemoramos a maior safra de soja da história, foram 210 milhões de toneladas colhidas. Isso tudo é ótimo para o setor de transporte que, junto com a produção de grãos, cresce cada vez mais. Mas quem trabalha com esse mercado precisa tomar alguns cuidados.

Como os grãos são partículas muito pequenas, é comum que uma porcentagem da carga seja perdida durante o transporte. Por essa razão, alguns produtores recorrem ao transporte ferroviário, mas existem medidas que podem ser tomadas para evitar que isso aconteça.

Uma estratégia interessante é adotar os caminhões de sucção a vácuo, que podem armazenar grandes quantidades de grãos em tanques fechados para evitar o desperdício. A grande vantagem desse tipo de caminhão é que seu tanque fechado também conserva a mercadoria, pois não a expõe às condições que podem atrapalhar sua qualidade.

Outra saída são os contentores flexíveis, embalagens desenvolvidas para envio, armazenagem e transporte de vários produtos, incluindo grãos. Existem muitos modelos adequados para diferentes produtos e com diferentes capacidades para que sua carga não seja desperdiçada.

Posts recentes

Como os Softwares ERP Podem Revolucionar o Transporte Rodoviário de Cargas

Os sistemas ERP estão revolucionando o setor de Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) ao integrar e automatizar processos-chave, desde o planejamento da carga até a entrega final, e ao oferecer funcionalidades como controle de custos, otimização de rotas e frota, e compliance regulatório. Essas ferramentas proporcionam maior eficiência operacional, redução de custos e melhor tomada de decisões estratégicas, além de se integrarem a sistemas complementares como TMS e plataformas de conciliação, tornando-se cada vez mais essenciais para empresas que buscam se destacar em um mercado competitivo.

Impacto do El Niño na Safra de 2023 e as perspectivas para 2024.

Muitos dizem que o El Niño acontece por conta do efeito estufa. Mas, até hoje, os estudos científicos ainda não conseguem explicar completamente as causas exatas do aumento da temperatura. No período de dois a sete anos, o oceano Pacífico equatorial fica até 3o C mais...

Categorias