Você conhece Paranaguá? Localizada no litoral do Paraná, a cidade se consolida como rota dos navios de grande capacidade de carga na América Latina, tornando-se estratégica para milhares de caminhoneiros.
Com o estado se tornando um importante hub logístico, a cidade tem se desenvolvido a passos largos e recebido investimentos para impulsionar a criação de uma infraestrutura completa – e de ponta – para atender a demanda mundial.
Por isso, se o município ainda não está na sua lista de lugares visitados, prepare-se: é bastante provável que ela apareça em algum momento.
A uma distância de 91 km da capital do estado paranaense, Curitiba, Paranaguá faz divisa com Morretes e Matinhos, municípios importantes para o turismo e desenvolvimento econômico do Paraná.
Paranaguá: uma história de mais de 500 anos
O litoral do Paraná começou a ser povoado em 1550, quando os índios ainda chamavam a baía de Paranaguá de “Grande Mar Redondo”, na língua tupi-guarani. Mas a baía foi oficialmente descoberta somente quando se descobriu a possibilidade de encontrar ouro na região.
Não demorou muito para que a cidade crescesse. Em 1935, quando Paranaguá ganhou o porto Dom Pedro II, o perfil econômico da região mudou. Daí, passou a ser considerada estratégica para os negócios – e, finalmente, assumiu o título de segundo maior porto em volume de exportações e o primeiro da América Latina em movimentação de grãos.
O que fazer em Paranaguá?
Reconhecida como uma das cidades mais antigas do Paraná e, portanto, o berço do povoamento do estado, Paranaguá é famosa por possuir o maior porto exportador de grãos da América Latina, mas também por suas praias, belezas naturais e história.
Afinal, visitar a cidade é conhecer, também, importantes pontos turísticos paranaenses, como:
Ilha do Mel
Integra um parque estadual com trechos preservados de restinga e Mata Atlântica, cujas grandes atrações são praias boas para banho e para o surfe.
Santuário de Nossa Senhora do Rocio
Centro católico da padroeira do Paraná que recebe, anualmente, milhares de romarias vindas do Brasil e do exterior, principalmente durante o mês de novembro, quando se comemora a Festa Estadual da santa.
Baía de Paranaguá
Considerada a maior baía do Estado do Paraná e a terceira de maior importância no País pelo seu estuário lagunar. O local é cercado pela Serra do Mar e conhecido pela alta gastronomia: barreado, pirão de peixe e tainha.
Mercado Municipal do Café
Mercadinho de construção antiga e um dos pontos gastronômicos mais tradicionais da cidade de Paranaguá, com restaurantes que servem refeições à base de frutos do mar e muito mais.
Aquário de Paranaguá
Reúne 26 recintos de diferentes animais do litoral paranaense e de fora do estado. Além destes pontos turísticos, Paranaguá carrega em si uma história única. Na cidade, que também é chamada de mãe do Paraná, os caminhoneiros podem fazer pausas estratégicas e deliciosas para dançar um fandango, andar pelo centro histórico e se encantar com os casarões que remetem aos tempos imperiais.
LEIA MAIS: Criciúma: 5 pontos turísticos para conhecer na cidade catarinense
Reduza custos com as soluções da PagBem
Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.
Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.
Para conhecer melhor todas as soluções da PagBem, entre em contato conosco.
Créditos das imagens:
Ilha do Mel: TripAdvisor
Santuário de Nossa Senhora do Rócio: TripAdvisor
Baía de Paranaguá: Site da Prefeitura de Paranaguá
Mercado Municipal do Café: TripAdvisor
Aquário de Paranaguá: TripAdvisor