A Importância da Logística na Produção e Exportação de Café no Brasil

12/06/2024

por | jun 12, 2024 | Logística, Transporte

A cafeicultura é uma das atividades agrícolas mais importantes do Brasil, posicionando o país como um dos maiores produtores de café do mundo. Neste artigo, vamos explorar os fatores que impulsionam essa posição, analisar o impacto econômico, examinar a cadeia produtiva e empregatícia além de ressaltar a importância do café na cultura brasileira.

Por que o Brasil é um dos maiores produtores de café no mundo?

A combinação de fatores geográficos, climáticos e econômicos no país favorecem essa posição no mercado. O clima tropical e a qualidade da terra são propícios para o cultivo. Além disso, o investimento em pesquisa, tecnologia e práticas agrícolas modernas aumentam a produtividade e qualidade do grão produzido.

Mas, o Brasil compete diretamente com Vietnã em termos de produção mais robusta, devido à preferência brasileira pelo cultivo de café arábica, que é valorizado por seu sabor e aroma superiores.

O impacto econômico da cafeicultura no Brasil

Segundo a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o faturamento bruto do setor em 2023 foi de R$49,04 bilhões somadas as cinco regiões nacionais. Para 2024, a estimativa do ano-cafeeiro indica o faturamento bruto das lavouras de café deve atingir o montante de R$55,95 bilhões.

A cadeia produtiva e os principais produtores

A cadeia de produção no país é complexa e envolve diversas etapas, desde o cultivo e colheita até o beneficiamento, torrefação e comercialização. Nas fazendas cafeeiras, os grãos são cultivados e colhidos manualmente ou mecanicamente, dependendo da escala de produção e das práticas adotadas.

Após a colheita, os grãos passam por um processo de beneficiamento para remover a polpa e a casca. Em seguida, os grãos são secos e classificados de acordo com seu tamanho e qualidade antes de serem embalados e transportados para as torrefações.

Já os principais estados produtores de café no Brasil são Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia. Essas regiões possuem condições climáticas e geográficas ideais para o cultivo do café e respondem por uma grande parte da produção nacional.

Exportação

Ainda segundo a Embrapa, o Brasil é o maior produtor e exportador de café no mundo, representando cerca de 38% da produção global. Na safra 2023/24, a expectativa é colher 44,9 milhões de sacas de café arábica e cerca de 21,4 milhões de café robusta. Caso a projeção se cumpre, a produção nacional será de 66,3 milhões. O segundo maior produtor do mundo é o Vietnã, que deverá colher uma safra de 27,5 milhões de sacas, seguido pela Colômbia, cuja produção está estimada em 11,5 milhões de sacas. Juntos estes três países responderão em 2023/24 por mais de 61% da produção mundial de café.

A importância na xícara dos brasileiros

Além do impacto econômico, o café desempenha um papel central na cultura e vida cotidiana dos brasileiros. O café está presente em todas as ocasiões, desde o café da manhã até em reuniões formais. Ele é apreciado e parte integrante da nossa experiência culinária e identidade cultural do país.

A cafeicultura é uma das atividades mais importantes da economia brasileira, gerando empregos e renda em toda a cadeia produtiva. A logística desempenha um papel fundamental na garantia da eficiência e qualidade em todas as etapas do processo, desde o cultivo até a comercialização. Com investimentos contínuos em tecnologia e inovação, o Brasil continuará a consolidar sua posição como um dos principais produtores e exportadores de café do mundo.

Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem facilita os pagamentos de frete e pedágio entre transportadoras e embarcadores. Por meio de um sistema totalmente otimizado, atende diferentes demandas logísticas do modal rodoviário, entre elas a roteirização inteligente do melhor caminho que sua carga fará e o cálculo de custo de pedágio a ser pago.

Também conta com uma ampla rede credenciada, onde é possível entregar suas documentações de viagens realizadas, obter descontos exclusivos no preço diesel e realizar saques com tarifas a preços acessíveis.

Temos mensalidades que cabem no seu bolso! Venha conferir, entre em contato e seja PagBem você também!

 

Posts recentes

Impacto do El Niño na Safra de 2023 e as perspectivas para 2024.

Muitos dizem que o El Niño acontece por conta do efeito estufa. Mas, até hoje, os estudos científicos ainda não conseguem explicar completamente as causas exatas do aumento da temperatura. No período de dois a sete anos, o oceano Pacífico equatorial fica até 3o C mais...

Símbolos nas embalagens e o cuidado no transporte

Você já deve ter notado que as caixas de papelão vêm, geralmente, acompanhadas de figuras. De extrema importância para o processo logístico, os símbolos nas embalagens ajudam a garantir que as mercadorias cheguem ao seu destino intactas e prontas para uso. Mas, para...

Categorias