Com foco em compras online, mas também bastante presente em lojas físicas, a estratégia tem se difundido como uma forma de ajudar clientes a comprarem os produtos que desejam mais rapidamente. Consequentemente, há um impacto direto na taxa de conversão da empresa e no volume de vendas.
Dados da Neotrust apontam que o e-commerce registrou no mês de novembro de 2021 um faturamento 69,52% maior que o de outubro.
Mas, mais do que avaliar dados, é preciso entender como usar a estratégia a seu favor e, principalmente, como superar os desafios logísticos da Black November. Afinal, com tantas promoções, há também um aumento no transporte – aéreo e rodoviário, especialmente.
Cuidados com a logística na Black November
Estar preparado para atender à demanda de compras e não atrasar o prazo de entrega é o que coloca o lojista na frente da concorrência. A experiência de compra, neste caso, deve ser satisfatória do início ao fim: quanto mais agilidade na entrega, maiores as chances de satisfação e fidelização do cliente.
Porém, sabemos que neste período é comum acontecer atrasos, problemas no estoque e outras falhas que prejudicam a entrega e a experiência. A logística, aliás, é um dos maiores gargalos da Black November, uma vez que é uma período de alta demanda em praticamente todos os segmentos. Ou seja, com impactos diretos em todos os tipos de transporte, o que torna tão essencial um planejamento sólido e antecipado!
Por isso, é importante manter um bom controle de estoque e uma equipe preparada para atender às demandas logísticas do negócio – isso inclui o armazenamento de produtos, gerenciamento de estoque, planejamento de rotas e entrega e distribuição de mercadorias.
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Como se preparar para a Black November?
Cuidar da logística na Black November é fundamental para o sucesso da estratégia e do negócio, consequentemente. Confira a seguir algumas dicas para garantir um mês lucrativo sem grandes dores de cabeça!
Preste atenção ao estoque de produtos
Oferecer um mês de ofertas significa uma maior demanda dos consumidores. Abasteça os estoques com antecedência, identificando os produtos que costumam ter mais saída. Uma boa dica, do ponto de vista logístico, é conversar e negociar com os fornecedores e planejar as compras e o armazenamento de forma estratégica.
Organize com antecedência
Planejamento é tudo e, para garantir uma Black November eficiente e lucrativa, é importante se preparar com antecedência. Isso inclui, por exemplo, contratar ou contar com uma equipe de logística eficiente, capaz de absorver o aumento da demanda sem comprometer o prazo de entrega.
Aposte no Omnichannel
A alta competitividade exige que as empresas estejam presentes em mais de um canal de vendas. É possível, por exemplo, usar as lojas físicas como estoque ou como ponto de retirada, por exemplo, desafogando as entregas – sem falar na capacidade de armazenamento.
Faça parcerias com IPEFs
Para facilitar ainda mais os processos logísticos, é importante contar com sistemas modernos de emissão de ordens de serviço e de definição de rotas. A PagBem possui uma solução que emite o CIOT com rapidez, otimiza as rotas dos motoristas e permite uma gestão mais efetiva de despesas. Os condutores ainda têm acesso ao cartão-frete e com vale-pedágio.
O mais importante no fim do dia, é entender que todas as etapas e processos estão interligados. Este é um período de alta demanda e contar com parceiros logísticos em todos os processos é essencial para garantir o abastecimento e entregas de qualidade.
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Reduza custos com as soluções da PagBem
Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.
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