5 lugares para passear em Campinas

27/09/2023

por | set 27, 2023 | Destinos

Existem inúmeros lugares para passear em Campinas, uma das cidades mais importantes do Brasil e da América Latina em termos econômicos. O município, aliás, possui um contexto histórico que faz jus ao seu tamanho.

Nascida como um bairro rural da Vila de Jundiaí, Campinas, também conhecida como Cidade das Andorinhas, viu o comércio crescer à medida que novos engenhos de açúcar e lavouras de cana se instalavam nas redondezas. A região, que era ocupada por matas fechadas e campos, evoluiu com o tempo e hoje é um modelo a ser seguido.

Atualmente, os moradores usufruem das vantagens e qualidades oferecidas pela cidade, que abriga o maior polo tecnológico da América Latina e se destaca pela excelente infraestrutura nas áreas de saneamento básico, educação e renda.

O município também é um dos principais entroncamentos rodoviários e ferroviários nacionais, sendo parada obrigatória para quem trabalha com transporte de cargas.

LEIA MAIS: Como se divertir na cidade de Paranaguá?

 

Descubra os lugares para passear em Campinas

Ao mesmo tempo em que mantém uma das maiores taxas no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, a região não perde o seu encanto e o intenso contato com a natureza. Não à toa, quem passa pela região, busca lugares para passear em Campinas, especialmente aqueles que aliam meio ambiente e urbanismo.

Passeio de Maria Fumaça

Com um trajeto que vai de Campinas à Jaguariúna, o passeio de Maria Fumaça é uma atividade que não pode passar batido por quem se hospeda ou está de passagem pela cidade. O trem histórico, com direito a apito e fumaça do motor, ganha ainda mais relevância com as paisagens, que compreendem rios, fazendas e áreas de preservação.

O passeio acontece aos sábados, domingos e feriados, com saída da Estação Anhumas, em Campinas.

Catedral Metropolitana

Inaugurada em 1883, a Catedral Metropolitana de Campinas está localizada no centro da cidade e é a sede da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. O interior, que remete ao estilo barroco, e a fachada, mais neoclássica, chamam a atenção de turistas de todas as partes.

Considerada a organização religiosa mais antiga de Campinas, a igreja foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e é o maior edifício do mundo construído em taipa de pilão – ao todo, são mais 4 mil metros quadrados.

Torre do Castelo

Dentre os lugares para passear em Campinas, a Torre do Castelo, construída em art déco, é, certamente, uma das paradas que mais despertam a curiosidade dos turistas.

Antes conhecida como Castelo D’água, o espaço era uma caixa de água de 27 metros de altura construída em um local estratégico para o desenvolvimento urbano da cidade. A ideia, inicialmente, era abastecer os bairros que se formavam ali.

Na década de 1970 o local ganhou um mirante e, posteriormente, outras intervenções foram realizadas, tornando o espaço uma parada obrigatória para quem visita Campinas.

Parque Portugal – Lagoa do Taquaral

A Lagoa do Taquaral é considerado um dos mais importantes espaços de lazer da cidade de Campinas atualmente. O complexo oferece boa infraestrutura para todas as idades e uma extensa área verde com pistas de corrida e caminhada.

A curiosidade fica para a réplica da Caravela Anunciação, que trouxe Pedro Álvares Cabral ao Brasil, com 29 metros de comprimento e mais de 8 metros de altura.

Bosque dos Jequitibás

Localizado na região central da cidade, o Bosque dos Jequitibás recebe aproximadamente 1 milhão de visitantes por ano e se destaca pela ampla área de reserva florestal nativa da Mata Atlântica, misturada a outros tipos de vegetação e edificações.

O local abriga, ainda, o Museu de História Natural, o Aquário Municipal, o Teatro Infantil Carlos Maia, um minizoológico e muito mais. A opção ideal para quem busca lugares para passear em Campinas, mas não abre mão da natureza e da história.

LEIA TAMBÉM: Cidade de Laguna: cinco lugares que valem uma visita

 

Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem intermedia os pagamentos de frete e pedágio entre transportadoras e embarcadores. Por meio de um sistema totalmente otimizado, atende diferentes demandas logísticas do modal rodoviário, entre elas a roteirização inteligente do melhor caminho que sua carga fará e o cálculo de custo de pedágio a ser pago.

Também conta com uma ampla rede credenciada, onde é possível entregar suas documentações de viagens realizadas, obter descontos exclusivos no preço diesel e realizar saques com tarifas a preços acessíveis.

Temos mensalidades que cabem no seu bolso! Venha conferir, entre em contato e seja PagBem você também!

Créditos das imagens:
Capa:
Prefeitura de Campinas
Passeio de Maria Fumaça: Prefeitura de Campinas
Catedral Metropolitana:
Prefeitura de Campinas
Torre do Castelo:
Prefeitura de Campinas
Parque Portugal – Lagoa do Taquaral:
Prefeitura de Campinas
Bosque dos Jequitibás:
TripAdvisor

Posts recentes

Símbolos nas embalagens e o cuidado no transporte

Você já deve ter notado que as caixas de papelão vêm, geralmente, acompanhadas de figuras. De extrema importância para o processo logístico, os símbolos nas embalagens ajudam a garantir que as mercadorias cheguem ao seu destino intactas e prontas para uso. Mas, para...

Monitoramento de entregas: quais as vantagens?

O monitoramento de entregas é essencial para empresas que desejam garantir a segurança e a eficiência de suas operações – e alcançar um alto nível de excelência e satisfação dos clientes. Por meio de tecnologias avançadas, é possível rastrear em tempo real a...

Categorias