Como se divertir na cidade de Paranaguá?

30/03/2022

Você conhece Paranaguá? Localizada no litoral do Paraná, a cidade se consolida como rota dos navios de grande capacidade de carga na América Latina, tornando-se estratégica para milhares de caminhoneiros.

Com o estado se tornando um importante hub logístico, a cidade tem se desenvolvido a passos largos e recebido investimentos para impulsionar a criação de uma infraestrutura completa – e de ponta – para atender a demanda mundial.

Por isso, se o município ainda não está na sua lista de lugares visitados, prepare-se: é bastante provável que ela apareça em algum momento. 

A uma distância de 91 km da capital do estado paranaense, Curitiba, Paranaguá faz divisa com Morretes e Matinhos, municípios importantes para o turismo e desenvolvimento econômico do Paraná.

 

Paranaguá: uma história de mais de 500 anos

O litoral do Paraná começou a ser povoado em 1550, quando os índios ainda chamavam a baía de Paranaguá de “Grande Mar Redondo”, na língua tupi-guarani. Mas a baía foi oficialmente descoberta somente quando se descobriu a possibilidade de encontrar ouro na região.

Não demorou muito para que a cidade crescesse. Em 1935, quando Paranaguá ganhou o porto Dom Pedro II, o perfil econômico da região mudou. Daí, passou a ser considerada estratégica para os negócios – e, finalmente, assumiu o título de segundo maior porto em volume de exportações e o primeiro da América Latina em movimentação de grãos.

 

O que fazer em Paranaguá?

Reconhecida como uma das cidades mais antigas do Paraná e, portanto, o berço do povoamento do estado, Paranaguá é famosa por possuir o maior porto exportador de grãos da América Latina, mas também por suas praias, belezas naturais e história.

Afinal, visitar a cidade é conhecer, também, importantes pontos turísticos paranaenses, como:

 

Ilha do Mel

ilha-do-mel-litoral-do-Paraná

Integra um parque estadual com trechos preservados de restinga e Mata Atlântica, cujas grandes atrações são praias boas para banho e para o surfe.

 

Santuário de Nossa Senhora do Rocio

santuario-de-nossa-senhoras-do-rocio-PagBem

Centro católico da padroeira do Paraná que recebe, anualmente, milhares de romarias vindas do Brasil e do exterior, principalmente durante o mês de novembro, quando se comemora a Festa Estadual da santa.

 

Baía de Paranaguá

baia-de-paranagua-região-sul

Considerada a maior baía do Estado do Paraná e a terceira de maior importância no País pelo seu estuário lagunar. O local é cercado pela Serra do Mar e conhecido pela alta gastronomia: barreado, pirão de peixe e tainha.

 

Mercado Municipal do Café

mercado-municipal-do-cafe-modal-rodoviário

Mercadinho de construção antiga e um dos pontos gastronômicos mais tradicionais da cidade de Paranaguá, com restaurantes que servem refeições à base de frutos do mar e muito mais.

 

Aquário de Paranaguá

aquario-de-paranagua-PagBem
Reúne 26 recintos de diferentes animais do litoral paranaense e de fora do estado. Além destes pontos turísticos, Paranaguá carrega em si uma história única. Na cidade, que também é chamada de mãe do Paraná, os caminhoneiros podem fazer pausas estratégicas e deliciosas para dançar um fandango, andar pelo centro histórico e se encantar com os casarões que remetem aos tempos imperiais.

LEIA MAIS: Criciúma: 5 pontos turísticos para conhecer na cidade catarinense

 

Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.

Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.

Para conhecer melhor todas as soluções da PagBem, entre em contato conosco.

Créditos das imagens:
Ilha do Mel: TripAdvisor
Santuário de Nossa Senhora do Rócio: TripAdvisor
Baía de Paranaguá: Site da Prefeitura de Paranaguá 
Mercado Municipal do Café: TripAdvisor 
Aquário de Paranaguá: TripAdvisor 

Posts recentes

Logística reversa: você sabe como funciona?

Logística reversa: você sabe como funciona?

Você certamente já ouviu falar em logística reversa, conceito que tem ganhado cada vez mais força no mercado mundial - especialmente no setor industrial e de transporte de mercadorias.  Em um cenário cada vez mais globalizado e competitivo, manter o equilíbrio entre a...

Festas juninas e a importância do serviço de transporte

Festas juninas e a importância do serviço de transporte

Poucas celebrações no Brasil são tão aguardadas quanto a festa junina. Ainda mais este ano, que marca o retorno das quermesses depois de um longo período sem festejos por causa da pandemia de Covid-19. No nordeste, onde a festa de São João é tradicional – e patrimônio...

Armazenagem e transporte de carga: como alinhar os dois processos?

Armazenagem e transporte de carga: como alinhar os dois processos?

Você já parou para pensar no quão importante é o processo de armazenagem da carga? Ou, ainda, em como uma equipe integrada pode fazer toda a diferença na operação logística como um todo? O setor de transporte de carga é conhecido por sua complexidade, uma vez que é...

Receba nosso conteudo em primeira mão.

For security verification, please enter any random two digit number. For example: 77