Dicas de motivação no trabalho para caminhoneiros

14/12/2022

A vida na estrada não é fácil – os caminhoneiros que o digam! Embora desempenhem um papel fundamental na cadeia logística e na movimentação da economia brasileira, a profissão exige muito da saúde mental e física. Afinal, além dos perigos da estrada, esses profissionais precisam lidar com longas viagens, responsabilidades e uma rotina longe de casa.

Tantas incertezas e desgastes, aliados à complexidade do transporte de cargas, podem gerar impactos na hora de manter a motivação. E, para quem trabalha no meio rodoviário, é essencial garantir o bem-estar físico e mental para prestar um serviço de qualidade.

A boa notícia é que é possível manter os estímulos e garantir a produtividade dos caminhoneiros – e da equipe como um todo –, com ganhos também em eficiência operacional e qualidade de vida.

LEIA MAIS: Nossa Senhora Aparecida: padroeira dos caminhoneiros

 

Como manter a motivação dos caminhoneiros

A motivação no trabalho está diretamente relacionada à satisfação dos colaboradores, com impactos na performance e, principalmente, na retenção de talentos. No caso dos caminhoneiros, que precisam lidar diariamente com prazos, cargas complexas e outras demandas relevantes – sem contar a solidão das estradas –, o assunto ganha ainda mais relevância.

A satisfação com o trabalho, de um modo geral, tende a fazer com que o indivíduo dê o melhor de si, se comprometendo com a qualidade do trabalho. No transporte de cargas isso pode refletir no cuidado e na atenção durante o deslocamento, que tende a ser maior. Ou seja, quanto maior o comprometimento, menor probabilidade de acidentes.

O primeiro passo para garantir uma equipe saudável é se conscientizar de que este problema pode afetar qualquer pessoa ou empresa. Assim, é importante, por exemplo, garantir previsibilidade e saúde na jornada de trabalho dos motoristas, com horários de descanso predefinidos, por exemplo.

motorista-de-caminhao-PagBem

Além disso, é essencial apostar em boas práticas que garantam o interesse no trabalho e a disposição necessária para encarar a jornada sem desânimo, indisposição ou preguiça. Isso inclui, por exemplo, a oferta de cursos de direção defensiva, cujo objetivo é capacitar os caminhoneiros para a condução de veículos de forma preventiva, evitando comportamentos inadequados durante a condução e acidentes de trânsito. 

Os cuidados com a saúde mental também são importantes e palestras e treinamentos de inteligência emocional, por sua vez, podem ser grandes aliados – especialmente para quem passa grandes períodos na estrada. Vale a pena investir também em sessões de psicologia online ou reuniões com a equipe para que a distância seja minimizada.

O incentivo a atividades físicas, de bem-estar e qualidade de vida, também faz parte deste pacote, assim como a aposta em serviços que prometem facilitar a rotina nas estradas. É o caso do vale-pedágio e o cartão-frete da PagBem, que prometem melhorar o dia a dia de trabalho e oferecer facilidades na hora de gerir os pagamentos nas estradas.

Em outras palavras, as empresas precisam oferecer benefícios e incentivos para garantir que os caminhoneiros se sintam à vontade na sua função e prazer em realizar as atividades que lhe competem. 

LEIA TAMBÉM: Motorista de caminhão: como fugir da informalidade

 

Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.

Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.

Para conhecer melhor todas as soluções da PagBem, entre em contato conosco.

Posts recentes

Símbolos nas embalagens e o cuidado no transporte

Você já deve ter notado que as caixas de papelão vêm, geralmente, acompanhadas de figuras. De extrema importância para o processo logístico, os símbolos nas embalagens ajudam a garantir que as mercadorias cheguem ao seu destino intactas e prontas para uso. Mas, para...

Monitoramento de entregas: quais as vantagens?

O monitoramento de entregas é essencial para empresas que desejam garantir a segurança e a eficiência de suas operações – e alcançar um alto nível de excelência e satisfação dos clientes. Por meio de tecnologias avançadas, é possível rastrear em tempo real a...

Categorias