Os desafios de inovação no transporte rodoviário de cargas

08/02/2023

Pode até ter levado alguns anos, mas a tecnologia chegou ao universo da logística e, consequentemente, ao transporte rodoviário de cargas. Aos poucos foi transformando processos, apontando caminhos para tomadas de decisões mais rápidas e modernas e agora se tornou indispensável.

A tecnologia virou um pilar dentro do mercado de TRC e ignorá-la ou deixá-la para depois pode ser muito perigoso para o futuro de muitas empresas logísticas.

Para falar um pouco sobre como a inovação atua no transporte rodoviário de cargas, Rodrigo Faro, diretor comercial da PagBem, concedeu uma entrevista exclusiva.

Ele começa comentado que o mercado de transporte rodoviário de cargas sempre foi mais tradicionalmente um mercado analógico. E toma como base o seu próprio passado. “Eu me recordo que, em meados de 2010, quando trabalhava em uma grande operadora logística, tinha como desafios a conferência de documentos de entrega e a emissão de CTRC (naquele tempo ainda não era o famoso CTe que temos hoje).”

O fato é que, com a ascensão tecnológica ocorrida nos últimos anos e o avanço do setor, o mercado evoluiu e a inovação definitivamente chegou. “Dito isso, o que fica como reflexão é: como escolher iniciativas que, de fato, gerem valor para a cadeia e que possam melhorar a vida dos clientes e players envolvidos em todos os processos?”, questiona Faro.

Confira o bate-papo que Rodrigo Faro revê com a PagBem

Transformação do transporte rodoviário de cargas: por onde começar?

foto do Rodrigo Faro, diretor comercial da PagBemO primeiro passo antes de pensar em inovação é refletir sobre qual problema queremos resolver com essa iniciativa. Não necessariamente precisamos construir algo novo, mas, sim, melhorar algo que já existe. Diminuindo o atrito e ganhando escala, o conceito sempre será o de gerar mais valor de forma mais rápida e cômoda para os clientes.

Recentemente estava em uma operação logística, na qual as decisões de primeiro nível, como o melhor caminhão para carregar determinada carga, já era feita via IA (inteligência Artificial). O conceito aqui foi permitir que a tecnologia tomasse conta de uma decisão que exige menos esforço e mais rapidez. E essa operação em questão ganhou escala e diminui custo por meio disso.

Outro exemplo foi uma operação na qual foi observado o conceito de soluções adjacentes. A transportadora identificou que existiam serviços que antecediam a prestação do serviço de fretes e começou a ofertar isso como negócio estendido.

 

Quando falamos de gestão de transporte rodoviário de cargas, como saber se a empresa está na direção certa?

Nós sabemos que o mercado de transporte é, de maneira geral, um mercado muito competitivo, com margens muitas vezes apertadas. E as soluções que visam promover redução de custo ou menos atrito tendem a ganhar cada vez mais espaço.

Por isso, avaliar o ganho, pensando em uma determinada iniciativa que possa ser mensurada é um bom termômetro, seja na ponta para reduzir o custo de operação (como uso sistemas de gestão de despesas, cartão-frete, vale-pedágio) ou de reduzir o custo de operação do seu cliente.

Isso é tão verdade que quase metade das 283 LogTechs (empresas startups com foco em logística) atuantes foram criadas nos últimos cinco anos e estão mapeadas no último report da Distrito. Importante notar aqui que, independentemente de o seu negócio estar inovando, o mercado já está. E estar atento a essas soluções é, sem sombra de dúvidas, algo importante para qualquer empresa atualmente.

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Por que é importante inovar no mercado de transporte rodoviário de cargas?

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, explorar soluções inteligentes e colocar em prática ideias e serviços que aumentem a eficiência e os ganhos é fundamental.

E mais do que colocar as ideias para jogo, a aposta em inovação oferece às empresas vantagens para se manterem ou entrarem mais rapidamente em mercados muitas vezes sem espaço. Este é o caso do segmento de transporte rodoviário de carga, por exemplo, que trabalha com desafios diários e margens muitas vezes apertadas.

E se é inovando que um negócio se mantém à frente da concorrência, o contrário também é verdadeiro. Quem não inova corre o risco de estagnar – afinal aqueles que não acompanham as tendências, tampouco investem em melhorias para transformar a cadeia de suprimentos em algo mais eficiente, rentável e produtivo, muito provavelmente terão dificuldade em atender as demandas dos clientes.

Em um mundo moderno, onde a tecnologia reina, a experiência do cliente serve como balizador em determinadas situações. Daí a importância de investir em serviços e soluções inteligentes e, principalmente, inovadores!

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Como você acredita que a PagBem pode ajudar as empresas a melhorarem seus serviços de transporte rodoviário de cargas?

A PagBem nasceu com a preocupação de ser uma parceira de negócios das empresas de TRC, oferecendo soluções que permitam otimizar os processos, melhorar a relação com os clientes, manter a legalidade e aumentar a perenidade.

Pensando em tornar o dia a dia mais produtivo, a PagBem atende às necessidades tanto da transportadora que tem uma frota própria quanto daquela que terceiriza sua frota. Trabalha com afinco para garantir todo o suporte aos nossos clientes, para que o TRC se torne cada vez mais seguro e organizado.

A PagBem foi criada em 2015, com a missão de intermediar os pagamentos de frete e pedágio entre transportadoras e embarcadores. Por meio de um sistema totalmente otimizado, atende diferentes demandas logísticas do modal rodoviário, entre elas a roteirização inteligente do melhor caminho que sua carga fará e o cálculo de custo de pedágio a ser pago.

Também conta com uma ampla rede credenciada, onde é possível entregar suas documentações de viagens realizadas, obter descontos exclusivos no preço do diesel e realizar saques com tarifas a preços acessíveis.

Cada transportadora tem a sua realidade e, certamente, a PagBem tem mensalidades que cabem no bolso de todas as empresas! Venha conferir, entre em contato e seja PagBem você também!

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