Você sabe calcular os custos de um caminhão parado?

01/11/2023

por | nov 1, 2023 | Caminhões

Caminhão parado é sinônimo de prejuízo. Quem trabalha com transporte de cargas sabe bem que, quanto maior o período ocioso, maior o gasto e os problemas – atraso na entrega, multas, lucro reduzido, aumento do frete e muito mais.

O que nem todo mundo sabe é como realizar o cálculo de um caminhão parado – e nem o que diz a lei sobre isso. A Lei nº 13.103/2015 estabelece que o prazo limite para a execução de carga e descarga deve ser de até cinco horas a partir do momento da chegada do veículo. Depois disso, o custo operacional continua sendo calculado, mesmo com o caminhão parado – o que significa que o tempo de espera excedido deve ser ressarcido.

O excedente é cobrado por hora/tonelada e não há uma quantia fixa, uma vez que há uma variação de reajuste estabelecida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Para que o cálculo seja feito de forma adequada – e a taxa de ressarcimento seja paga –, a recomendação é que exista uma documentação que comprove o horário de chegada e saída do local.

O documento é obrigatório por lei e caso inexista, a empresa pode pagar uma multa de até 5% do valor da carga, aplicada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Mas é importante reforçar que os custos de um caminhão parado vão muito além da taxa de ressarcimento pelo tempo de espera. Há outras variáveis que devem ser consideradas e você vai conhecer um pouco mais de cada uma delas ao longo deste texto.

LEIA MAIS: Dicas para organizar a carga no caminhão

 

Custos de um caminhão parado: o que considerar?

Todo caminhão parado gera despesa. Para além do ressarcimento garantido por lei, o transportador deve considerar alguns elementos na hora de calcular os gastos – e o impacto disso para o negócio.

Geralmente, o cálculo do custo da hora parada leva em consideração três fatores:

  • Custo fixo mensal do caminhão com manutenções, despesas, IPVA, seguro DPVAT, licenciamento anual e seguro;
  • Número do total de horas trabalhadas com o uso do caminhão durante 30 dias;
  • Taxa de remuneração e administração do serviço determinada pelo caminhoneiro/transportador – isso inclui, por exemplo, o custo com a equipe de transporte.

Para chegar a um denominador comum é preciso dividir o custo fixo mensal pelo número do total de horas trabalhadas e, em seguida, multiplicar pela taxa de remuneração.

caminhao-parado-prejuizo

Além disso, é importante notar que, mesmo com o caminhão parado, há uma perda material e depreciação do veículo. Da mesma forma, o transporte ocioso gera atraso nas entregas e impossibilita o caminhoneiro de receber novos serviços.

Isso nos direciona a um outro problema: uma vez que o caminhão está parado, as despesas com a alimentação e a hospedagem podem aumentar.

LEIA TAMBÉM: Gestão de custos: como usar a tecnologia para agilizar o processo?

 

Importância de um bom planejamento

Para evitar prejuízos com caminhão parado, é importante realizar um bom planejamento de frota. Observar e controlar as entregas é uma ótima estratégia para otimizar as rotas, reduzir os custos e evitar atrasos e gastos desnecessários.

Traçar roteiros bem planejados e definir horários para carga e descarga também ajudam a aumentar a produtividade e diminuir a chance de ter um caminhão parado. Outra dica é adotar softwares e sistemas integrados que permitam visualizar as operações como um todo, tornando os processos mais eficientes e dinâmicos.

Afinal, imprevistos acontecem e contar com soluções inteligentes pode ser essencial para resolver os problemas de maneira ágil.

CONTINUE LENDO: Dicas para fazer um planejamento estratégico em transportadoras

 

Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem intermedia os pagamentos de frete e pedágio entre transportadoras e embarcadores. Por meio de um sistema totalmente otimizado, atende diferentes demandas logísticas do modal rodoviário, entre elas a roteirização inteligente do melhor caminho que sua carga fará e o cálculo de custo de pedágio a ser pago.

Também conta com uma ampla rede credenciada, onde é possível entregar suas documentações de viagens realizadas, obter descontos exclusivos no preço diesel e realizar saques com tarifas a preços acessíveis.

Temos mensalidades que cabem no seu bolso! Venha conferir, entre em contato e seja PagBem você também!

 

 

Posts recentes

Impacto do El Niño na Safra de 2023 e as perspectivas para 2024.

Muitos dizem que o El Niño acontece por conta do efeito estufa. Mas, até hoje, os estudos científicos ainda não conseguem explicar completamente as causas exatas do aumento da temperatura. No período de dois a sete anos, o oceano Pacífico equatorial fica até 3o C mais...

Categorias