Rondonópolis: 5 pontos turísticos para você conhecer

24/08/2022

por | ago 24, 2022 | Destinos, Dicas

Conhecida como o portal do agronegócio, a cidade de Rondonópolis desempenha um papel fundamental na logística e na economia do Brasil. O que poucas pessoas sabem é que este município, localizado em Mato Grosso, é, também detentor de um verdadeiro circuito de cachoeiras e trilhas escondidas.

A cidade detém o segundo maior produto interno bruto (PIB) do estado e está localizada estrategicamente entre duas das principais rodovias brasileiras: BR-163 e BR-364. Elas fazem, justamente, a ligação entre as regiões norte e sul do país. 

De certo, o título de portal do agronegócio não foi concedido à toa. Afinal, é por estas vias que são transportadas a produção agrícola e industrial da região para os grandes centros de distribuição e portos do Brasil.

A localização geográfica fez com que a cidade crescesse em termos de industrialização, tornando-se palco, inclusive de eventos de diversos segmentos, dentre eles: têxtil, metalurgia e, claro, agronegócio.

LEIA MAIS: Cidade de Laguna: cinco lugares que valem uma visita

 

O que fazer em Rondonópolis?

Nem só de indústrias vive Rondonópolis. O município é conhecido na região também por suas belezas naturais, com destaque para as cachoeiras, grutas e trilhas escondidas em meio a matas de preservação ambiental. 

Ainda não está convencido? Confira abaixo os principais pontos turísticos da cidade, que abriga muita história.

 

Casario

casario-Pagbem

Um dos mais famosos atrativos de Rondonópolis é o Casario, um complexo arquitetônico e sociocultural composto de 24 casas feitas de adobe e de alvenaria que contam a história da cidade – a primeira casa construída data de 1930.

Recentemente, o local passou por uma reforma e agora conta com uma área de circulação ampla e aberta, palco de exposições e outras ações culturais.

 

Parque Ecológico João Basso

parque-ecologico-joao-basso

Localizado em uma área de preservação ambiental, o Parque Ecológico João Basso é rico em história: são mais de 3.600 hectares de beleza natural, formações rochosas e achados pré-históricos.

O patrimônio arqueológico, aliás, chama a atenção e é caracterizado por inscrições rupestres e pelo grande número de material cerâmico, ossos da fauna, fogueiras e outros. São inúmeras marcas humanas da pré-história, do Brasil pré-colonial, colonial e da atualidade.  

 

Horto Florestal

horto-florestal-PagBem

Bem estruturado, o Horto Florestal é o local ideal para quem busca um parque completo, com pista de cooper e caminhada, aparelhos de ginástica, banheiros, parque para as crianças e quiosques.

LEIA TAMBÉM: Como se divertir na cidade de Paranaguá?

 

Museu Municipal Rosa Bororo 

museu-municipal-rosa-bororo

Localizado em uma das edificações mais antigas da cidade, o Museu Municipal Rosa Bororo é um importante espaço cultural. Antes sede da Câmara Municipal de Vereadores, o local agora reúne um rico acervo relacionado à história de Rondonópolis e ao patrono da cidade, Marechal Rondon.

 

Complexo Turístico do Carimã

complexo-turistico-do-carima

O Complexo Turístico do Carimã, localizado a 55 km do centro de Rondonópolis, abriga um circuito de nove cachoeiras, que fazem parte do entorno do Parque Estadual Dom Osório. O complexo, aliás, é um conjunto de assentamentos, em que os proprietários se reuniram para cuidar do espaço e oferecem hospedagens, área de camping, restaurante, entre outros serviços.

CONTINUE LENDO: Sinop: 5 locais para você conhecer na região

 

Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.

Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.

Para conhecer melhor todas as soluções da PagBem, entre em contato conosco.

Créditos das imagens:

Capa: Horto Florestal – TripAdvisor)
Casario: Prefeitura de Rondonópolis – atrativos culturais
Parque Ecológico João Basso: Site oficial
Horto Florestal: TripAdvisor
Museu Municipal Rosa Bororo: Prefeitura de Rondonópolis – atrativos culturais
Complexo Turístico do Carimã: Facebook

Posts recentes

Impacto do El Niño na Safra de 2023 e as perspectivas para 2024.

Muitos dizem que o El Niño acontece por conta do efeito estufa. Mas, até hoje, os estudos científicos ainda não conseguem explicar completamente as causas exatas do aumento da temperatura. No período de dois a sete anos, o oceano Pacífico equatorial fica até 3o C mais...

Categorias