Você sabia que um erro na logística de transporte pode comprometer todo o planejamento de uma equipe de supply chain?
Vamos explicar o porquê: os profissionais dessa área cuidam de todo o processo de produção e venda de um produto de ponta a ponta. Isso quer dizer que eles fazem a gestão desde a compra dos insumos para a fabricação das mercadorias até a etapa da venda ao consumidor.
Sendo assim, se a transportadora não cumprir os prazos certinhos de entrega das matérias-primas nas indústrias e de distribuição dos produtos nos pontos de venda, a empresa corre o risco de não alcançar os resultados planejados.
O transporte é apenas uma parte de todo o processo que está sob responsabilidade da equipe de supply chain, mas, nem por isso, tem seu papel subestimado. É preciso que as duas áreas conversem muito bem para que todo os processos sejam bem-sucedidos.
Explicando melhor o supply chain
Em tradução literal, supply chain significa cadeia de suprimentos. Portanto, quem trabalha neste setor de uma empresa precisa conhecer a fundo todo o processo produtivo de um item, desde sua matéria-prima até a entrega nas mãos do cliente.
Um profissional de supply chain acompanha bem de perto a compra dos insumos para a produção dos itens, a embalagem, o transporte, o armazenamento, a distribuição e a venda. É uma área muito versátil e depende de uma boa comunicação com todos os demais departamentos de logística, para evitar falhas em toda cadeia.
Voltando a falar do transporte, podemos dizer que ele está presente em diferentes etapas do supply chain, pois abastece a indústria com as matérias-primas, leva os produtos finalizados da indústria para os centros de distribuição e entrega os estoques aos pontos de venda.
Tanta responsabilidade exige organização, planejamento e agilidade. Ainda bem que a tecnologia dá uma mãozinha, não é verdade?
LEIA MAIS: Como a tecnologia vem transformando a logística?
Como a tecnologia melhora a relação entre supply chain e o transporte?
Como você percebeu, as transportadoras precisam estar em total sintonia com a equipe de supply chain e serem ágeis e muito responsáveis na hora de executar os serviços.
Quando se fala em rapidez, é preciso pensar no uso da tecnologia para automatizar alguns processos, como a emissão das ordens de serviço e do CIOT. Este recurso pode ser facilitado por meio da utilização de plataformas desenvolvidas por Instituições de Pagamento Eletrônico de Frete (IPEFs), como a PagBem.
A ferramenta possui um sistema de roteirização, que indica o melhor caminho e o mais seguro, um recurso ideal para economizar tempo no trajeto e evitar estradas que possam comprometer a integridade do motorista, de matérias-primas e dos itens finalizados.
Os motoristas também se beneficiam com o uso da tecnologia desenvolvida pela PagBem. O valor pago pelos embarcadores é carregado em um cartão-frete, que oferece mais segurança para o condutor e facilidade para pagar despesas e abastecer o veículo.
A plataforma também oferece recursos para carregar o vale-pedágio via cartão ou TAG, agilizando a passagem do veículo pelas catracas.
Outra facilidade é percebida na hora de dar baixa no serviço. A PagBem conta com rede credenciada com mais de 1.300 pontos espalhados pelo Brasil para receber a documentação, finalizar o serviço e liberar o caminhoneiro para a próxima viagem.
As transportadoras que utilizam a plataforma percebem a redução de tempo entre uma ordem de serviço e oferecem uma experiência ótima para a equipe de supply chain, principalmente quando existem muitas demandas.
Diante de tantas facilidades, o que a sua transportadora está esperando para modernizar os processos? Os profissionais de supply chain estão em busca de parceiros com esse olhar mais aguçado e estratégico de negócio!
Reduza custos com as soluções da PagBem
Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.
Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.
Para conhecer melhor todas as soluções da PagBem, entre em contato conosco.