Você sabia que Criciúma é conhecida como a capital brasileira do carvão e do revestimento cerâmico?
Localizada no sul de Santa Catarina, Criciúma recebe muitos caminhoneiros que, além de irem à cidade a trabalho, podem aproveitar a viagem para conhecer alguns pontos turísticos bem bonitos por lá.
Com temperaturas que variam entre 5° e 30°, pode ser visitada em qualquer época do ano, tudo depende da preferência do visitante pelo calor ou pelo frio.
Colonizada por italianos, alemães, poloneses, portugueses, espanhóis e africanos, Criciúma possui mais de 217 mil habitantes, de acordo com o IBGE (2020). Chega-se à cidade pela BR-101 e pela BR-116. Se o caminhoneiro já está no estado catarinense, pode pegar as rodovias de Santa Catarina.
Antes chamada de Cresciuma, devido à grande presença do capim Kyruy -Syiuâ, a cidade foi fundada em 06 de janeiro de 1880. Em 04 de novembro de 1925, deixou de ser subordinada a Araranguá. E apenas em 1948 teve seu nome mudado para Criciúma.
Curiosidades e pontos turísticos de Criciúma
Uma das importantes referências da cidade é o time de futebol, o Criciúma Esporte Clube. Outras são a Festa das Etnias, que reúne muita gastronomia e cultura, e o Festival Internacional de Corais de Criciúma, que reúne grupos de diferentes partes do Brasil e do mundo.
Se você é caminhoneiro e pretende dar uma volta pela cidade, abaixo estão cinco lugares que valem uma visita:
Estádio Heriberto Hülse
Quem é fã de futebol precisa conhecer o estádio do Criciúma Esporte Clube, considerado um dos principais do estado de Santa Catarina. Totalmente coberto para conforto dos torcedores, o Majestoso, como é carinhosamente conhecido, já abrigou eventos de prestígio, como a Copa Libertadores da América de 1992.
Praça do Congresso
Espaço bastante frequentado pela população local, ganhou este nome após abrigar o Congresso Eucarístico Nacional, em 1946. Com muitas árvores e um parquinho para as crianças, é ideal para quem quer descansar ao ar livre na região central da cidade.
Catedral São José
Inaugurada em 1917, o centenário espaço religioso é o ponto de encontro para quem busca momentos de paz e contemplação. Localizada na Praça Nereu Ramos, no centro da cidade, a Catedral tem São José como padroeiro, cuja festa ocorre no mês de maio.
Parque dos Imigrantes
Amplo espaço ao ar livre com pistas de caminhada, de ciclismo e quadras esportivas, o Parque das Nações também conta com uma atafona, um instrumento para produzir farinha de mandioca, de milho e de polvilho, utilizado pelas famílias que colonizaram a parte sul do estado de Santa Catarina.
Museu Municipal de História e Geográfico Augusto Casagrande
Para quem gosta de museus, aqui vai uma sugestão. Conhecido como Casarão, foi construído em 1920 e abrigou os imigrantes italianos Augusto Casagrande, Cecília Darós e seus 15 filhos. O acervo possui mais de mil itens, entre fotografias, documentos e objetos de uso pessoal.
LEIA MAIS: Sinop: 5 locais para você conhecer na região
Reduza custos com as soluções da PagBem
Criada em 2015, a PagBem administra fretes e pedágios por meio de uma rede credenciada ampla que atinge diferentes partes do país.
Com a missão de facilitar a administração de frete rodoviário e pedágio, a PagBem oferece soluções financeiras, tecnológicas e de pagamento para toda a cadeia envolvida no transporte, envolvendo caminhoneiros, transportadoras, operadores logísticos e embarcadores.
Para conhecer melhor todas as soluções da PagBem, entre em contato conosco.
Créditos das imagens:
Imagem principal (Praça do Congresso): Facebook
Estádio Heriberto Hülse: Criciúma Esporte Clube
Praça do Congresso: TripAdvisor
Catedral São José: TripAdvisor
Parque dos Imigrantes: Facebook
Museu Municipal de História e Geográfico Augusto Casagrande: TripAdvisor