Conhecida no passado como um local de doces riquezas pela quantidade de engenhos e de lutas heroicas, como a Batalha dos Guararapes, a cidade de Jaboatão dos Guararapes tem uma importância cultural e logística no cenário nacional.
Localizada na Região Metropolitana do Recife, Jaboatão dos Guararapes é considerada o Berço da Pátria e um importante marco regulador da economia e de políticas públicas – sempre com foco na melhoria da qualidade de vida da população. Prova disso é que a cidade, localizada a apenas 14 quilômetros do Recife, tem recebido nos últimos anos uma série de investimentos em infraestrutura.
Mas sua importância vai além. Cortado por rodovias que levam ao Porto de Suape, um dos maiores polos de desenvolvimento do Nordeste, o município é margeado por um litoral rico em belezas naturais.
Da praia de Piedade à Candeias, passando por Barra de Jangada e Paiva, local de um dos maiores empreendimentos turísticos hoteleiros e negócios do Estado, a cidade de Jaboatão dos Guararapes conta com uma estrutura completa para quem está a passeio ou a trabalho.
LEIA MAIS: Como se divertir na cidade de Balsas?
O que fazer em Jaboatão dos Guararapes?
Com aspectos que remetem a um passado distante, o centro da cidade possui um rico patrimônio material e imaterial, que permite que os valores culturais viagem entre as gerações.
Além disso, a cidade é repleta de bons hotéis e um polo gastronômico invejável com restaurantes de diversos tipos. Mas, quem chega à cidade precisa também conhecer os pontos turísticos – que é o que fazem Jaboatão dos Guararapes ser tão inconfundível.
Praia de Piedade
Um dos principais pontos turísticos de Jaboatão dos Guararapes, a Praia de Piedade possui uma faixa de areia ampla e barracas que oferecem toda a infraestrutura necessária para quem deseja passar um dia inteiro à beira-mar.
Nos períodos de maré baixa, é possível ver a formação de piscinas naturais, que prometem um mergulho energizante em águas salgadas.
Há, ainda, outras praias no litoral da cidade, como a Praia de Barra de Jangada, que também tem um mar bem calmo, e a Praia de Candeias, que se destaca pela boa infraestrutura – que inclui aulas de kitesurf, windsurf ou stand-up paddle.
Marina do Farol
Nem só de praia vive Jaboatão dos Guararapes. A Marina do Farol conta com uma infraestrutura excelente para quem deseja fazer um passeio diferente e terminar o dia com boa comida.
É importante dizer que a cidade é rodeada por marinas que também oferecem diversão para quem gosta de aproveitar passeios em alto mar. É o caso, por exemplo, a Marina Seleta, Marina do Farol e Marina Casa Navio.
Parque Histórico Nacional dos Guararapes
Grande em tamanho e valor cultural, o Parque Histórico Nacional dos Guararapes abriga o Morro dos Guararapes, palco de um dos mais importantes episódios da História do Brasil: as Batalhas dos Guararapes; e a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes.
O local foi considerado Parque Histórico Nacional em 1971, pelo IPHAN, mas se destaca também pela vista, que é marcada por mirantes naturais que permitem visualizar a praia, Jaboatão e cidade do Recife.
Lagoa Azul
Das belezas naturais de Jaboatão dos Guararapes, a Lagoa Azul é, sem dúvida, um dos grandes destaques. Com águas cristalinas azul-esverdeado, o local conta com uma área de 160 hectares, localizada na área rural da cidade, entre pedras. Ideal para banho, o local é procurado também por quem deseja praticar mergulho, fazer trilha ecológica ou esportes radicais, como rapel e tirolesa.
Santuário Nossa Senhora dos Prazeres
Fundado em 1656, o santuário é administrado por monges beneditinos e foi erguido em homenagem às batalhas no Monte dos Guararapes. A igreja está localizada dentro do Parque Histórico Nacional dos Guararapes e conta com imagens barrocas e obras de arte dos séculos XVII e XVIII, acolhendo também os restos mortais de André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira, heróis das batalhas dos luso-brasileiros contra os holandeses.
LEIA TAMBÉM: Conheça alguns pontos turísticos de Feira de Santana
Reduza custos com as soluções da PagBem
Criada em 2015, a PagBem intermedia os pagamentos de frete e pedágio entre transportadoras e embarcadores. Por meio de um sistema totalmente otimizado, atende diferentes demandas logísticas do modal rodoviário, entre elas a roteirização inteligente do melhor caminho que sua carga fará e o cálculo de custo de pedágio a ser pago.
Também conta com uma ampla rede credenciada, onde é possível entregar suas documentações de viagens realizadas, obter descontos exclusivos no preço diesel e realizar saques com tarifas a preços acessíveis.
Temos mensalidades que cabem no seu bolso! Venha conferir, entre em contato e seja PagBem você também!
Créditos das imagens:
Imagem principal: TripAdvisor (Praia de Candeias)
Praia de Piedade: TripAdvisor
Marina do Farol: Facebook
Parque Histórico Nacional dos Guararapes: TripAdvisor
Lagoa Azul: TripAdvisor
Santuário Nossa Senhora dos Prazeres: Arquidiocese de Olinda