Carnaval: o sucesso da folia depende de uma boa logística

01/02/2023

por | fev 1, 2023 | Dicas, Logística

Realizado em diferentes partes do mundo, o Carnaval é uma das festas mais celebradas e aguardadas do Brasil. Muito embora esta seja uma comemoração popular em outros países, como Itália, México, Suíça, Canadá, entre outros, em solo brasileiro ela ganha outras proporções.

Aliás, você sabia que o Carnaval brasileiro é qualificado como bem cultural imaterial protegido pelo Instituto de Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (IPHAN)? A importância da maior manifestação cultural popular do país, no entanto, não está apenas na tradição ou cultura.

A festa se provou um negócio lucrativo, especialmente para os setores do Turismo e Entretenimento. Todos os anos recebemos em nosso país milhões de turistas, que movimentam bilhões de reais, estimulam os trabalhos temporários e muito mais. Em algumas regiões, aliás, o feriado pode durar de seis a dez dias, dependendo da cidade – período no qual muitas empresas e comércios interrompem suas atividades.

Mas, para que tudo isso se torne realidade, é preciso garantir uma boa logística.

LEIA MAIS: Festas juninas e a importância do serviço de transporte

 

Papel da logística na magia do Carnaval

O setor logístico é altamente impactado antes, durante e depois do Carnaval. A época de festa traz um desafio para as empresas de um modo geral, que precisam atender à grande demanda do mercado.

Da comercialização de bebidas e artigos de fantasias à distribuição de suprimentos, alimentos e matérias-primas, as empresas que desejam se destacar no segmento logístico precisam se planejar com antecedência para conciliar capacidade e demanda.

O gerenciamento deve considerar todos os processos: do transporte e armazenamento de mercadorias ao atendimento ao cliente, bem como entregas de qualidade e serviços.

LEIA TAMBÉM: Dicas para fazer um planejamento estratégico em transportadoras

 

Dicas para evitar imprevistos

logistica-no-carnaval

Há quem diga que o ano só começa depois do Carnaval. Mas a verdade é que a organização complexa da festa mais animada do ano tem início bem antes. A operação logística, por exemplo, deve considerar o aumento da demanda e da oferta: a busca por fantasias e adereços para cair na folia tende a aumentar consideravelmente nesta época do ano; o consumo de bebidas também.

Para quem não quer ficar de fora da folia e visa uma entrega de qualidade, é importante garantir a logística adequada. Isso inclui, por exemplo, criar um estoque maior, evitando a falta de produtos durante a folia.

Além disso, é preciso considerar a paralisação das atividades normais, aumento de tráfego e congestionamento das estradas. Daí a importância de realizar um bom planejamento logístico.

Nesse cenário, é provável que algumas entregas precisem ser realizadas durante os dias de Carnaval. Por isso, é essencial, também, traçar uma rota inteligente de entregas, considerando as festas que acontecem na cidade. Afinal, muitas ruas ficam fechadas e ter um roteiro das entregas pode facilitar neste momento.

É preciso, ainda, considerar como as festas do entorno podem afetar o tempo de entrega das encomendas. E neste caso, o uso de tecnologias para facilitar este processo torna-se indispensável para quem deseja simplificar as rotas e ampliar a cobertura.

Há, atualmente, uma série de softwares e aplicativos que permitem gerenciar a operação completa: da retirada à entrega, passando pelo acompanhamento em tempo real.

Por fim, embora o Carnaval aconteça só em meados de fevereiro, é essencial que o planejamento logístico seja iniciado com antecedência, evitando impactos na qualidade da entrega e distribuição.

CONTINUE LENDO: Dicas de segurança para carga e descarga de caminhão

 

Reduza custos com as soluções da PagBem

Criada em 2015, a PagBem intermedia os pagamentos de frete e pedágio entre transportadoras e embarcadores. Por meio de um sistema totalmente otimizado, atende diferentes demandas logísticas do modal rodoviário, entre elas a roteirização inteligente do melhor caminho que sua carga fará e o cálculo de custo de pedágio a ser pago.

Também conta com uma ampla rede credenciada, onde é possível entregar suas documentações de viagens realizadas, obter descontos exclusivos no preço diesel e realizar saques com tarifas a preços acessíveis.

Temos mensalidades que cabem no seu bolso! Venha conferir, entre em contato e seja PagBem você também!

Posts recentes

Símbolos nas embalagens e o cuidado no transporte

Você já deve ter notado que as caixas de papelão vêm, geralmente, acompanhadas de figuras. De extrema importância para o processo logístico, os símbolos nas embalagens ajudam a garantir que as mercadorias cheguem ao seu destino intactas e prontas para uso. Mas, para...

Monitoramento de entregas: quais as vantagens?

O monitoramento de entregas é essencial para empresas que desejam garantir a segurança e a eficiência de suas operações – e alcançar um alto nível de excelência e satisfação dos clientes. Por meio de tecnologias avançadas, é possível rastrear em tempo real a...

Categorias